22/07/2018

Políticas Públicas para a Educação Superior e Desenvolvimento Local

As políticas públicas para a educação superior foram instituídas a fim de oportunizar às classes menos favorecidas o ingresso em universidades e, assim, diminuir a desigualdade quanto à obtenção de um diploma de nível superior. Neste sentido, o sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, instituído pelo Decreto n. 5.800/2006, tem a finalidade de ampliar o acesso de pessoas do interior do país aos cursos de ensino superior, por meio da Educação a Distância – EaD e parcerias com universidades públicas. O objetivo do presente trabalho é analisar os efeitos da oportunidade de ingresso em cursos superiores, propiciados pelo programa UAB, no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, em suas três dimensões: IDHM Longevidade, IDHM Educação e IDHM Renda. Para tanto, coletou-se os dados de IDHM de 293 municípios de Santa Catarina, dos anos de 2000 e 2010. O método de pesquisa utilizado é de natureza quantitativa, em que se empregou o modelo estatístico de regressão linear simples para análise das informações. Busca-se verificar se essa política pública criada pelo Governo Federal, ao promover o acesso e a interiorização da educação superior, proporcionou melhorias na qualidade de vida da população, na educação e nos níveis de desenvolvimento econômico local.

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Volume/Edição

Autores

  • DEBASTIANI, Ariane; FLACH, Leonardo; MATTOS, Luísa Karam de

Páginas

  • 1 a 14

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • políticas públicas, Educação Superior, Desenvolvimento, IDHM

Dados da publicação

  • Data: 22/07/2018
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