07/12/2016

PREPARAÇÃO PSICOLÓGICA PARA JOGADORES DE TÊNIS DE CAMPO

PREPARAÇÃO PSICOLÓGICA PARA JOGADORES DE TÊNIS  DE CAMPO.

 

NISHIDA,Leandro.K.1; REBOUÇAS, Igo. E.J.1; SILVA, Denis.G.1KELENCK,

Carlos.A (Orientador)

Centro Universitário Ítalo Brasileiro.

 E-MAIL: igotenis2013@gmail.com

 

 

RESUMO

O referido trabalho consiste em apresentar a importância do treinamento mental no tênis de campo, e os fatores que influenciam para o treinamento psicológico dos atletas. O objetivo dessa pesquisa foi analisar as contribuições da preparação psicológica em atletas de tênis de campo, que é considerado como o diferencial para um caminho de vitórias. No aspecto da metodologia, foram utilizadas as bases de dados cientificas para o levantamento de artigos científicos que discutem o tema. A partir da revisão teórica foi possível compreender que o treinamento das habilidades mentais tem sido cada vez mais reconhecido como fatores determinantes no rendimento desportivo, sendo considerado como o diferencial no resultado final da competição.

Palavras-chave: Preparação psicológica, tênis de Campo, Treinamento mental no desporto.

ABSTRACT
This work consists in presenting the importance of mental training in field tennis, and the factors that influence the psychological training of athletes. The purpose of this research was to analyze the contributions of psychological preparation in athletes of field tennis, which is considered as the differential for a path of victories. In the methodology aspect, the scientific databases were used to collect scientific articles that discuss the theme. From the theoretical review it was possible to understand that the training of mental abilities has been increasingly recognized as determining factors in sports performance, being considered as the differential in the final result of the competition.

 Key- words: Psychological preparation, Field tennis, Mental training in sports.

INTRODUÇÃO

        Em uma partida de tênis os jogadores passam 80% do seu tempo pensando no jogo do que propriamente jogando o ponto. Esses dados demonstram o quanto esse esporte precisa ser trabalhado tanto mental como físico.

Para obter uma boa preparação psicológica para atletas de tênis, é necessário ter um desenvolvimento no comportamento para o rendimento esportivo, com essa preparação psicológica o atleta consegue obter condições emocionais para ter uma produtividade que levara a vitória.

A visualização, concentração tomada de decisão, entre outras, são habilidades mentais fundamentais para desenvolver um ótimo nível de desempenho dos atletas de tênis, e são a chave do sucesso. Durante os treinamentos o profissional poderá analisar os pontos negativos e positivos do atleta com objetivo de melhorar o rendimento em quadra.

Mais como buscar no preparo psicológico uma tranquilidade emocional que possa melhorar o rendimento esportivo que possa conduzir a vitória?

Mais para isso precisa desenvolver as habilidades mentais, que são físicas e técnicas e psicológicas que necessitam de tempo, pratica repetição e conhecimento para que possa melhorar o desempenho e obter resultados.

Sendo assim o presente estudo tem como objetivo: analisar os efeitos do treinamento mental como um meio para facilitar a aprendizagem das habilidades psicológicas, com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar a força mental e o equilíbrio emocional, de jogadores de tênis de campo para transforma-se em um vencedor.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi a revisão bibliográfica.

 

PAPAEL DA PREPARAÇÃO PSICOLÓGICA EM ATLETAS

Conhecer o papel do psicólogo é importante. Explicar simplesmente sobre que faz ajudará bastante, pois, embora tenha melhorado muito a informação sobre suas funções, várias pessoas ainda o percebem como alguém que trata de loucos. Mostrar aos atletas a importância de ter um psicólogo no grupo é um primeiro passo indispensável para um caminho de sucesso.

A preparação psicológica é um processo objetivo que se promove em determinado grau na prática esportiva. Ela não deve ser feita de modo acidental ou fortuito e sim por meio de intervenções sistemáticas, realizadas dentro de uma programação que acompanhe e considere a sucessão de acontecimentos esportivos (MARTINI, 2000, apud BRANDÃO, MACHADO, 2009, p.66).

Os dias de simplesmente dizer aos jogadores “Não se apavore”, “Continue motivado”, “Seja confiante”, “Fique relaxado”, “Fique firme”, ou “Concentre-se” estão chegando ao fim. Estamos aprendendo que esse tipo de conselhos necessita de abordagens e planos orientados á ação para melhorar habilidades mentais a fim de melhorar o desempenho (WEINBERG, GOULD, 2008).

Dar aos atletas respaldo psicológico é tão importante quanto lhes fornecer uma alimentação balanceada, programada por nutricionistas. Afinal, o corpo físico e o mental são as duas faces de uma mesma unidade e merecem a igual atenção (BECKER, 1998).

Cuidar do corpo significa também percebê-lo como um todo unificado, do qual fazem parte emoções e estruturas mentais. O papel do psicólogo responsável pela saúde psíquica de um time se desenvolve a partir de uma abordagem das emoções vivenciadas pelos jogadores em sua rotina de trabalho (FRANCO, 2000).

Durante os treinamentos o psicólogo poderá analisar os pontos positivos e negativos do atleta com o objetivo de melhorar seus rendimentos em quadra.  

Segundo Rubio (2010) a preparação psicológica no esporte corresponde ao processo de desenvolvimento de comportamento compatíveis e necessário ao rendimento esportivo, contendo o treinamento das capacidades psicológicas, sem restringir-se a este.

A Psicologia no Esporte é a transposição da teoria e da técnica das várias especialidades e correntes da Psicologia para o contexto esportivo, seja no que se refere á aplicação de avaliações para a construção de perfis, seja no uso de técnicas de intervenção para a maximização do rendimento esportivo (FEIJÓ, 2000).

A preparação psicológica deveria acontecer naturalmente, como parte do processo de treinamento, tal e qual o trabalho de preparação física, técnica e tática, que nem sempre acontece em virtude da estrutura das equipes, da falta de informação e, até mesmo, da vontade dos envolvidos nela (BARA FILHO, MIRANDA,1998, apud BRANDÃO, MACHADO, 2009, p. 67).

Com isso percebemos que é de vital importância á administração dos níveis das emoções através da preparação psicológica, para que estas funcionem como aliadas ao desempenho esportivo. E que, provavelmente, o diferencial entre a vitória e a derrota em uma competição encontra-se nesta preparação.

 

TENIS DE CAMPO UM ESPORTE MENTAL

Segundo Samulski (2011) o tênis é um esporte complexo, que não depende apenas do talento e do potencial físico e de habilidades técnicos-táticas, mais também de capacidades psicológicas, como equilíbrio emocional e força mental. O aspecto mental no tênis é tão importante que, segundo Jimmy Connors, o tênis é 95% um jogo mental em um nível de competição profissional.

A cada competição, os aspectos psicológicos são fundamentais para determinar os rumos de grandes decisões. São nesses momentos que se manifestam positiva ou negativamente essas questões.

O tênis é um jogo mental que exige inteligência para se tomar a melhor decisão, é jogar de forma eficiente e solucionar os problemas de cada situação de jogo. Antes de entrar na quadra, o jogador precisa ter um plano de jogo uma estratégia de jogo em função do adversário. (SAMULSKI, 2011)

O tênis é um esporte muito variável, imprevisível e cheio de surpresas. O Tenista experimenta constantemente vitorias e derrotas, vivenciando emoções positivas e negativas dentro de um curto período de tempo. Normalmente a vitória provoca emoções positivas, como satisfação, alegria, orgulho, e aumenta a autoconfiança do atleta. Ao Contrário, a derrota causa emoções negativas, como raiva, frustração, depressão, e pode diminuir o nível de autoconfiança, especialmente quando o atleta vivencia uma série de derrotas (SAMULSKI, 2011).

Gênios do esporte, como Pete Sampras, de alguma maneira aprendem com as contingências de suas vidas a se concentrarem no momento certo.

No tênis, você sempre tem dois adversários: o outro jogador e você mesmo. Você não pode se preocupar muito com o outro jogador, além de lidar com golpes que ele dispara em sua direção. A pessoa mais importante que você tem de bater na quadra é você mesmo — aquela parte de você que está propensa a ter dúvidas, medo, hesitação e a sentir o impulso de desistir. Se estiver muito ocupado lutando consigo mesmo, como alguns jogadores, pode ser bem difícil derrotar seu adversário. (SAMPRAS, 2009, p. 132).

Essa situação de ter que lidar com você mesmo durante uma partida é mencionada por Gallwey (1996) com a descoberta dos dois egos, “assim, pode-se dizer que dentro de cada jogador há dois “eus”. Um parece dar instruções; o outro parece executar as ações” (p. 27).

Gallwey (2016) complementa dizendo que existem, portanto, dois jogos dentro do tênis, o jogo exterior, que é jogado contra obstáculos apresentado pelo oponente externo, em busca de prêmios ou reconhecimentos também externos, e o outro, o jogo interior, jogado contra obstáculos mentais e emocionais, que busca a recompensa do conhecimento interior e da expansão do verdadeiro potencial do indivíduo. Deve-se estar ciente de que ambos os jogos acontecem simultaneamente. Não se escolhe apenas um para jogar, mais sim qual merece prioridade.

Jogadores de tênis tem que lidar com essas situações o tempo todo, alguns autores cita o treinamento mental como forma de preparar a mente á essas situações cotidianas.

O treinamento metal é o trabalho dirigido ao condicionamento tanto da mente que pensa (mais racional<logicamente e estratégica) quando da mente que sente (sede das nossas emoções). É utilizando principalmente para incrementar a performance de atletas e se baseia no princípio de que podemos exercer domínio maior dos nossos pensamentos, dos sentimentos, consequentemente, do nosso comportamento. Com isso, alcançar um melhor nível de motivação, autoconfiança compromisso para treinar, limite de dor e sofrimento, cansaço, ansiedade e impulsos explosivos da raiva passa a ser uma estratégia cuidadosamente administrada através de resultados previamente estabelecidos. (FLEURY, 1998).

Mais que torna o tênis de campo um esporte que solicita tanto da parte mental? Segundo Samulski (2011), um tenista sofre constantemente grandes pressões, tanto dentro quanto fora da quadra. Além de superar placares adversos, adversários duríssimos e condições ambientais diversas (chuva, sol, vento, etc.), o tenista precisa saber lidar com pressões externas como patrocinadores, treinador, imprensa, família e amigos.

Ao chegar a um nível tal de rendimento, no qual técnico e fisicamente já se tenha superado, acreditamos que, para o tênis, em especial, o suporte psicológico e o treinamento mental são fatores diferenciais no circuito das grandes competições (RUBIO, 2010).

Com isso percebemos que desenvolver o equilíbrio emocional é fundamental para um tenista. Um erro pode ocasionar uma avalanche de sentimentos negativos e levar à derrota. Saber retornar desses momentos (frequentes) dos jogos é uma habilidade que pode ser diferencial para uma decisão e até para a carreira de qualquer futuro atleta.

 

TREINAMENTO MENTAL NO TÊNIS: DESENVOLVENDO AS HABILIDADES PSICOLÓGICAS NO TENIS DE CAMPO

O termo “preparação mental” é usado quando se fala a respeito do controle do estado interior, de técnicas para manipular o estado psíquico antes da competição; em outras palavras, se estar falando sobre psicorregulação. A psicorregulação se refere á regulação dos processos psicofisiológicos que são essenciais para uma participação ativa e para se preparar para uma atuação ideal. (SAMULSKI, MENZEL, PRADO, 2013).

         As habilidades psicológicas têm sido cada vez mais reconhecidas como fatores determinantes no rendimento desportivo dos atletas, pelo que a preparação e integração do treino psicológico têm vindo a ganhar espaço no processo de treino (WEINBERG, GOULD, 2001).

Mais para isso ter sucesso precisamos entender a importância dessas habilidades mentais no desempenho do atleta Weinberg e Gould,(2008) afirma que, “se a capacidade física for razoavelmente igual, o vencedor é geralmente o atleta que tem melhores habilidades mentais” (p. 269).

Samulski (2009) argumenta que existem diferentes conceitos e visões sobre o treinamento mental. Vários autores entendem por treinamento mental (mental practice) um conceito complexo de diferentes habilidades mentais (metal skills), como, por exemplo, estabelecimento de metas, aumento da autoconfiança, desenvolvimento da concentração, visualização, e imaginação, controle da ativação e da ansiedade, rotinas mentais para a competição etc. (UNESTAHL, 1989; GOULD, DAMARJIAN, 2000; EBERSPACHER, 1995; ORLICK, 1986, 2000; NIDERFFER, 1985; SUINN, 1993 apud SALMUSKI, 2009). 

Com essa afirmação percebemos que para cada modalidade esportiva necessita de um treinamento diferenciado, assim, Weinberg & Gould, (2008) entende que “os técnicos podem usar esse conhecimento para implementar um programa de treinamento adequado” (p. 269).

Rubio, Cruz (2008) refere que a efetividade de um programa de treinamento de habilidades psicológicas depende de vários fatores, como observação e controle de situações de treinamento e competições e não se realiza sem a firme participação do atleta e do técnico em seu desenvolvimento.

Esse treinamento poderá ajudar e auxiliar técnicos e atletas a entender e solucionar suas dificuldades psicológicas e sociais, sendo uma tarefa específica do psicólogo do esporte, e ajudar emocionalmente os atletas nas fases de insegurança, treinamento e autoconhecimento, a fim de que eles possam encontrar rapidamente a sua segurança e autoconfiança, de tal forma que possam realizar suas possibilidades máximas de rendimento na competição.

  Segundo Eberspächer (1995) apud Samulski, Menzel, Prado (2013, p.115), existem três formas de realizar o treinamento mental:

 

Treinamento por auto verbalização:

Consiste em repetir mentalmente a pratica do movimento de forma consciente por meio de auto verbalização.

 

 

 

 

Treinamento por auto-observação:

O indivíduo teve observar por meio de “olhos mentais” um filme bem definido sobre á pratica do movimento que ele próprio realiza, tentando imagina-se no filme sobre á pratica de um movimento. Aqui o individuo assume o papel de espectador de se próprio, ou seja, ele se observa de uma perspectiva externa.

 

 

 

 

Treinamento ideomotor:

Em contraposição com o treinamento de auto-observação, no treinamento ideomotor o individuo deve atualizar intensa e profundamente a perspectiva interna do movimento. Ele deve procura se auto transferir no movimento para poder sentir, vivenciar a sensação dos processos internos que ocorre na execução do movimento.

 

Quadro 1. Fonte: Samulski, Menzel, Prado (2013, p.115)

 

O treinamento mental é um processo que se aprende, e como tal requer a adaptação, estabilização e transformação para ser incorporado ao repertorio de quem o pratica. Sendo assim, as estratégias de ensino e aprendizagem irão variar conforme o repertorio do atleta e a complexidade do gesto ou situação criada. Não se deve esperar que ele se de forma espontânea ou natural (RUBIO, CRUZ 2008).

Para Buceta (1998), apud Rubio e Cruz (2008) o treinamento de habilidades psicológicas pode começar com um programa formativo básico e continuar com um trabalho mais especializado em função das necessidades dos atletas. E assim que essas técnicas vão sendo dominadas devem ser incorporadas aos treinamentos, segundo os objetivos a serem alcançados, como a aquisição ou desenvolvimento de um gesto técnico ou habilidade especifica.

Para facilitar esse processo de aprendizagem é de grande importância conhecer as características de cada modalidade esportiva, conhecer a necessidade psicológica de cada esporte facilitará no desenvolvimento de aprendizagem das habilidades psicológicas.

  Samulski (2011) definiu o perfil psicológico do jogador de tênis, composto pelas seguintes habilidades psicológicas básicas e especificas são elas:

 

Habilidades básicas:

São autoconfiança e atitude vencedora. Autoconfiança é a convicção de que um jogador pode conseguir um ótimo desempenho em qualquer situação. O nível de autoconfiança manifesta-se na atitude vencedora. O vencedor sempre entra na quadra com uma atitude vencedora e acredita na vitória

 

Habilidades especificas:

São as habilidades motivacionais, como automotivação, auto verbalização, persistência e superação.

 

 

Habilidades cognitivas:

 

 

Percepção, atenção, imaginação, tomada de decisão, inteligência de jogo e criatividade..

 

Habilidades emocionais:

 

Controle da ansiedade e do estresse e o flowfeeling.

 

Habilidade de recuperação:

 

 

Descanso, respiração, relaxamento e meditação.

 

Rotinas psicológicas:

Antes, durante e após a competição e técnicas psicológicas de controle da dor.

Quadro 2. Fonte: Samulski (2011, p.19, 20)

Com base nas pesquisas de Samulski (2011) essas são as principais habilidades psicológicas que um tenista precisa desenvolver para conseguir uma carreira de sucesso.

Esse sucesso vai vim com muito esforço e força de vontade. No tênis e em outros esportes, se experimentam e se conhecem as emoções com intensidade, portanto os processos emocionais podem prejudicar ou ajudar a ação esportiva, implicando não só na preparação física e psicológica dos atletas, mas também em suas relações humanas e sociais. Desenvolver o equilíbrio emocional é fundamental para um tenista.

Gallwey (2016) argumenta que a primeira habilidade que se deve aprender é evitar a tendência que temos de julgar nosso desempenho como bom ou ruim. Esquecer esse processo de avaliação é muito importante para o jogo interior.

 

CONCLUSÃO

Através deste estudo, podemos perceber que a preparação psicológica vem sendo considerado um ótimo meio de preparar o atleta para as competições e ajudar a desenvolver um comportamento adequado e necessário ao rendimento esportivo. Com esse trabalho podemos ter uma visão clara do mérito da preparação psicológica específica para jogadores de tênis de campo. A preparação psicológica é muito importante em todos os esportes, pois ela propicia melhores condições aos jogadores, de qualquer modalidade esportiva.

 Percebemos que o treinamento mental também funciona por meio do desenvolvimento e do refinamento de habilidades psicológicas, o treinamento mental que é utilizado principalmente para incrementar a performance de atletas e se baseia no princípio de que podemos exercer domínio maior dos nosso pensamento, consequentemente, do nosso comportamento.

Com isso conhece o papel do psicólogo é importante, ao longo dos treinos ele ajudará bastante, pois dar ao atleta um respaldo psicológico é tão importante quanto fornecer ao corpo físico uma alimentação adequada.

Sendo assim conclui-se que os fatores físicos, técnicos e táticos são fundamentais para o bom desenvolvimento de um grande tenista, mais não podemos esquecer de que o aspecto psicológico do atleta deve ser igualmente treinado e aperfeiçoado.

 

 

 

               

 

 

 

REFERÊNCIAS

BECKER JUNIOR, B.; SAMULSKI, D. Manual de Treinamento Psicológico. Feevale, 1998

BRANDÃO, MARIA R. F. MACHADO, AFONSO, A. Aspectos psicológicos do rendimento esportivo. – São Paulo: Editora Atheneu, 2008.—( coleção psicologia do esporte e do rendimento exercício ; v.2). 

Cruz, J. F. (1996b). Stress, ansiedade e rendimento na competição desportiva. Braga : Centro de Estudos em Educação e Psicologia – Universidade do Minho.

FLEURY, SUZY. Competências emocionais: o caminho da vitória para equipes de futebol. Prefacio de Wanderley Luxemburgo. – SP: Editora Gente, 1998.

FRANCO, G.S. Psicologia no esporte e na atividade física. Manole, 2000.

FEIJÓ, O. G. Psicologia do Esporte e no Esporte. In RUBIO, K. (org.). Encontros e desencontros: descobrindo a Psicologia do Esporte. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

GALLWEY, W. TIMOTHY. O jogo inteiror de tênis/ tradução de Mario R. Krausz. – São Paulo: Textonovo, 1996.

GALLWEY, W. TIMOTHY. O jogo inteiror de tênis: o guia clássico para o lado mental da excelência no desempenho/ tradução Alexandre Sanches Camacho. – São Paulo: SportBook, 2016.  

RUBIO, KATIA. Psicologia do esporte: teoria e prática / [organizadora].—2.ed. – São Paulo : Casa do Psicólogo, 2010. – (coleção psicologia do esporte).

RUBIO, KATIA. CRUZ, JOAQUIM. Estratégias de preparação psicológica: da prática á teoria / KATIA RUBIO. – São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008. – (coleção psicologia do esporte/digitada por Katia Rubio).

SAMULSKI, D. MENZEL, H. PRADO, L.S. Treinamento esportivo. Barueri, SP : Manole, 2013.

SAMULSKI, DIETMAR. Psicologia do esporte : conceitos e novas perspectiva / 2. Ed. – Barueri, SP : Manole, 2009.

SAMPRAS, PETER. Mente de Campeão/ Peter Sampras com Peter Bodo, tradução Irati Antonio; Revista técnica Chiquinho Leite Moreira; preparação bete Abreu; São Paulo Editora Gente 2009.

SAMULSKI, DIETMAR. Treinamento mental no tênis: como desenvolver as habilidades mentais – 1.ed.- Barueri, SP: Manole, 2011.

WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. (M. C. Monteiro, trad.). Porto Alegre: Artmed, 2001.

WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. (M. C. Monteiro, trad.). Porto Alegre: Artmed, 2008.

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Autores

  • Denis Gomes da Silva

Páginas

  • a

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Palavras chave

  • Preparação psicológica, tênis de Campo, Treinamento mental no desporto.

Dados da publicação

  • Data: 07/12/2016
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