04/05/2005

1º Fórum Metropoliano de Educação discute a escola e seus desafios

O município de Praia Grande, localizado no litoral paulista, realizou o 1º Fórum Metropolitano de Educação junto à programação do 49º Congresso Estadual de Municípios, de 11 a 16 de abril. No elenco, palestrantes reconhecidos nacionalmente, como Gilberto Dimenstein e Roberto Carlos Ramos.

A secretária de Educação do Município, Maura Lígia Costa Russo destacou a importância do espaço para a discussão de idéias. “Todo momento é oportuno para discutir a educação, que muda constantemente. Podemos aprender com um fato que acontece em uma unidade e após disso toda a rede já sabe como lidar com um problema, na mesma proporção, aproveitar o que deu certo e copiar”, argumentou.

O Fórum trouxe quatro palestrantes. Gilberto Dimenstein mostrou a importância do envolvimento da comunidade no processo de educar e crescer. O professor Marco Augusto Costa Valle, do Senac-SP, deu mostras de que a educação inclusiva muda – para melhor – a vida de todos na escola. Roberto Carlos Ramos, o famoso pedagogo que fugiu mais de 100 vezes provou que com persistência todos podem dar certo. Para finalizar a pesquisadora Marisa Fefferman indicou que os jovens da periferia só precisam de um espaço na sociedade para sair da situação que os deixa vulnerável ao mundo do crime.

Cada um, sob seu tema, mostrou que a escola de hoje já mudou. Não existe espaço para aqueles que ainda tentam ensinar como há 20 anos. A mídia, de uma maneira geral, mudou a sociedade. A família e os valores já não são os mesmos.

Maura lembra o bom professor de hoje deve ir além da formação escolar. “O bom professor, aquele que consegue bons resultados, é aquele que se doa, se envolve”. Para a secretária o profissional entra na sala de aula e tem que lembrar que ele a peça mais importante do processo de educação. “Um aluno que passa por dificuldades em casa, vai dar sinais na escola. O bom professor é aquele interpreta estes sinais”.

Em relação à profissão, Maura acredita que o professor deve resgatar o valor que tinha tempos atrás. “O professor deve entender que tem um papel essencial na formação do aluno e buscar a volta da credibilidade da profissão. Nosso Fórum também foi feito para mostrar ao professor que ele tem um lugar de destaque na mudança da vida das pessoas”.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×