4 dicas de saúde que todo universitário deve seguir
Imagem: Pixabay
A vida na faculdade não é fácil, afinal, muitas vezes temos que conciliar trabalho com estudos. Se você está nesta lista, confira as quatro dicas de saúde que todo universitário deve seguir.
Muitos são os fatores que podem afetar a saúde sendo a área emocional ou física dos universitários, por isso, listamos quatro dicas de saúde que todo universitário deve seguir.
Além disso, a pandemia afetou bastante a vida dos universitários que tiveram que mudar o estilo de estudo para seguir a vida. O isolamento social trouxe para a vida dos estudantes alguns transtornos mentais, por exemplo.
De acordo com um estudo feito pela Global Student Survey, que ouviu mais de 16 mil estudantes entre 18 e 21 anos, no período de outubro e novembro de 2020, o Brasil foi o país que mais teve pessoas nesta faixa etária com problemas após a pandemia.
É preciso ficar atento aos sinais que o seu corpo dá para não ter problemas maiores. Então, se liga nestas dicas de saúde que todo universitário deve seguir.
O que fazer para ter uma vida universitária mais saudável
Se você está na faculdade, mas tem diversas dificuldades em manter o equilíbrio com a sua saúde, precisa prestar atenção nestes pontos abaixo.
1.Não deixe de se alimentar
Com a grande demanda e novidades na vida de um universitário, algumas vezes, a vontade de comer vai diminuindo ou o consumo muda de saudável para comidas prontas, já que é aula, prova, trabalho, etc.
Tente se organizar quando o assunto é alimentação porque é importante manter o corpo saudável até para a mente trabalhar melhor. E, segundo as avós, “saco vazio não para em pé”, não é mesmo?
O consumo de vários tipos de alimentos pode auxiliar na concentração e memória, por exemplo.
2.Tenha um plano de saúde
Este é um assunto muito legal de pontuar porque tem uma grande importância, principalmente, depois que sofremos uma pandemia. Pesquisas apontam, inclusive, que os brasileiros passaram a se preocupar mais com a saúde após o Covid 19.
O ideal é fazer check-ups anuais com especialistas. No caso de mulheres, por exemplo, a ida a um ginecologista uma vez por um ano é uma forma de prevenção de várias doenças.
Caso você não tenha um plano de saúde, pesquise sobre as melhores operadoras de saúde e procure um corretor de sua confiança para realizar a contratação. Fique atento em alguns detalhes:
- Se a operadora oferece plano de saúde Individual ou só a opção de coletivo;
- Qual é a abrangência do convênio para médicos, hospitais e laboratórios;
- Prazos de carência para começar a utilização dos serviços;
- Analise o tamanho da rede credenciada;
- Se o contrato dá o direito de reembolso, no caso da operadora não ter o atendimento que você precisa;
- Coloque na ponta do lápis os reajustes anuais.
●Pratique atividades físicas
A quantidade de tarefas que um universitário tem quando ingressa em uma faculdade afeta bastante a sua vida social e a agenda.
A tendência é ir deixando de lado atividades que tendem a fazer com que o tempo fique ainda mais curto. Mas deixar de praticar uma atividade física pode trazer outros tipos de consequência para o corpo.
Assim como alimentação, incluir alguma atividade física na rotina pode trazer benefícios para o próprio estudo do universitário. Um deles é o aumento de resistência, que pode ser necessário durante uma prova longa ou uma dedicação maior para um estudo.
3.Mantenha o seu sono regularizado
Um universitário ter a quantidade de horas necessárias de sono é muito importante para a saúde do nosso corpo. Tente definir os horários em que você vai dormir e pratique a higiene do sono momentos antes de deitar em casa.
Mesmo em períodos de provas ou até no final do semestre, seja bem rigoroso e valorize o seu sono. Tenha em mente que este tempo é fundamental para você continuar a jornada de sucesso.
Lembrando que higiene do sono é não levar o celular para cama, por exemplo. Outra dica legal é não consumir cafeína e derivados antes de dormir, já que elas podem deixar o seu corpo mais agitado no lugar de relaxar.
Você, universitário, segue quais destas dicas? Conte nos comentários!
Por Jeniffer Elaina
