06/12/2021

6 dicas para gerenciar uma equipe de sucesso

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Gerenciar uma equipe de forma eficiente e assertiva é um dos maiores desafios de milhares de empresas, no Brasil e no mundo. E ainda assim, essa tarefa é uma das mais importantes para o alcance de níveis satisfatórios de produtividade e para a conquista dos resultados almejados.  

 

 

No entanto, além da contratação de um profissional capacitado, que tenha experiência na gestão de recursos humanos quantos anos for exigido na determinação do cargo, a garantia de uma gestão bem sucedida depende de vários outros fatores. 

 

Por isso, aqui você vai encontrar os impactos que essa área tem na sua empresa e ainda contará com 6 dicas de como tornar o seu pessoal mais motivado e produtivo.  

O que é a gestão de pessoal? 

A gestão de pessoal é uma prática realizada pelos líderes das equipes de cada setor, visando o aperfeiçoamento do desempenho de determinados colaboradores ou do grupo como um todo. Assim, a principal função desses gestores é incentivar e motivar os integrantes do time.  

 

Esse trabalho é essencial para as empresas, pois auxilia as equipes a serem mais colaborativas e atingirem os melhores resultados. Por isso, os profissionais responsáveis por essa tarefa precisam ter sempre alguns objetivos em mente, como: 

 

  • Motivar o cumprimento de metas; 

  • Sincronizar os trabalhadores com as visões da empresa; 

  • Encorajar uma produção mais qualificada; 

  • Aprimorar a qualificação profissional dos colaboradores; 

  • Incentivar o trabalho em equipe; 

  • Reduzir a competitividade entre os membros; 

  • Construir um ambiente de trabalho mais satisfatório. 

 

Além disso, também é preciso certificar a retenção de talentos e ainda observar o rendimento de cada indivíduo, oferecendo o suporte necessário para que o fluxo de trabalho prossiga sem grandes problemas, permitindo assim a conquista de uma melhora significativa na performance geral. 

 

Devido a relevância destas ações no desempenho e eficiência dos empregados, o investimento na construção de uma boa gestão de equipe se tornou uma prioridade nos processos das empresas de todos os tamanhos ou segmentos.  

Importância de uma boa gestão de equipes 

Garantir uma boa gestão de equipes é um esforço voltado para o aperfeiçoamento do desempenho geral da empresa e para a otimização do trabalho, fazendo com que todos estejam mais aptos a alcançar os objetivos traçados pela instituição e as metas determinadas pelos gestores.  

 

Assim, a aquisição de conhecimentos acerca da gestão de pessoas a distancia é uma característica muito importante no currículo dos profissionais responsáveis por essas ações administrativas. Até porque, é fundamental que a gestão e liderança das equipes seja muito bem efetuada.   

 

Caso contrário, o negócio pode sofrer muito com a ineficiência dos processos operacionais e o surgimento de alguns desgastes que são capazes de influenciar no advento de diversas dificuldades como a queda da produtividade e o aumento da rotatividade de funcionários.  

 

Além disso, com o auxílio da tecnologia, os conflitos internos podem acabar se espalhando para a comunidade externa à empresa – inclusive para os fornecedores e potenciais compradores –, fazendo com que a reputação e a imagem da marca sejam manchadas.  

 

Isso além de ser um grande empecilho para as ações de marketing ou para a prospecção de novos leads, também pode prejudicar as futuras contratações e, claro, no número de vendas e na lucratividade do negócio.  

 

Os impactos de uma má gestão de equipes têm efeitos significativos independente dos segmentos. Por isso é crucial a aquisição de fundamentos especializados sobre o tema, em cursos voltados para cada área de atuação, como a administração hospitalar ead ou gestão de startups. 

 

Essas capacitações focalizadas em cada área de atuação, permitem uma aprendizagem mais capacitada nas especificidades de cada setor, adaptando as ações gerenciais para as imposições de cada mercado. 

 6 dicas de como realizar uma gestão de equipe com sucesso 

A ausência de uma boa liderança de equipe pode ser resultado de uma cobrança exacerbada, de dificuldades com o reconhecimento e recompensa de um bom trabalho, a falta de feedback e inúmeros outros erros constantes na gestão.  

 

Por isso, para garantir que essa coordenação seja mais efetiva é preciso investir em uma boa estruturação baseada na cultura, na missão, nos valores e na visão organizacional, pré-estabelecida pelos empresários e fundadores.  

 

Afinal, a gestão de um negócio deve ser sempre um reflexo da própria instituição. Pensando nisso, os profissionais responsáveis por esse controle devem estar constantemente atentos às seguintes ações: 

  1. Familiarize-se com as equipes 

Seja na gestão de pessoas em startups ou em qualquer ambiente profissional, a melhor forma de fundamentar uma boa gestão de equipes é conhecendo profundamente os trabalhadores que integram o time. Isso permitirá a construção de uma relação mais pessoal e verdadeira. 

 

O maior objetivo dessa estratégia é viabilizar a confiança entre gestores e empregados. Por isso, saber apenas as informações mais básicas sobre cada indivíduo pode não ser o suficiente. Assim, é recomendado o interesse sobre questões como: 

 

  • Quais as ambições profissionais?; 

  • Quais as maiores habilidades emocionais?; 

  • Qual o modelo de perfil comportamental de cada um?;  

  • Quais as principais necessidades dos colaboradores?;  

  • Qual o nível de conhecimento técnico? Entre outros. 

 

Com o auxílio dessas informações, os gestores poderão definir com maior facilidade os pontos que precisam ser melhorados, quais os tipos de treinamentos podem ser destinados a aquele trabalhador e em qual setor ou função ele se encaixará mais facilmente.  

 

Desta forma, é possível formar equipes com uma química melhor, atribuindo aos setores profissionais que possuam um perfil condizente. Isso simplifica a adaptação de novos talentos e o nível de satisfação e motivação geral.  

  1. Qualifique os colaboradores 

Qualquer faculdade de gestão de vendas insistirá na importância da qualificação dos trabalhadores para a conquista de uma atuação mais assertiva, para a melhora na taxa de sucesso de conversão de leads e para o aumento das vendas e da lucratividade em geral.  

 

Desta maneira, o investimento nos treinamentos e na adequação das capacidades técnicas e teóricas de cada profissional deve ser um constante foco de atenção para os gestores. 

 

Afinal, periodicamente pode ser que remanejo de funcionário ou conhecimento seja necessário.  

 

No entanto, para que essa ação seja feita de forma mais certeira, é crucial que os administradores das sessões se mantenham bastante próximos das equipes no dia a dia do trabalho. Assim é possível acompanhar mais ativamente os problemas e dificuldades da área.  

  1. Digitalize processos 

Dificilmente os líderes das equipes precisaram se dedicar exclusivamente à coordenação e gestão de pessoas.

 

Normalmente, essa atividade inclui o monitoramento das finanças, o controle dos índices de produtividade, a projeção de ações estratégicas, o desenvolvimento de metas, entre outros. 

 

E em meio a tantos relatórios, revisões de produção e etc., é comum que uma atuação ou outra passe a ser negligenciada. Por isso, o curso de gestão de pessoas e todos os profissionais atuantes na área irão indicar a digitalização dos processos.  

 

O uso de ferramentas tecnológicas pode auxiliar na automatização de inúmeras funções, promovendo a redução dos erros, a otimização do tempo, a redução do retrabalho e o aumento da produtividade de todos os funcionários. 

 

Além disso, essas plataformas e softwares ajudam no desenvolvimento de uma comunicação interna mais eficiente e na constante atualização das informações relevantes para o pleno funcionamento do processo de cada operação.  

  1. Construa um ambiente corporativo mais satisfatório 

O aprimoramento do clima organizacional está diretamente relacionado com a qualidade de vida no trabalho e com o nível de satisfação dos funcionários. 

 

Um ambiente de trabalho hostil apresenta diversos malefícios para o negócio, interferindo no atendimento e até na qualidade dos produtos. 

 

Assim, seja nos cursos de gestão hospitalar ead ou na administração de recursos humanos, a enfatização da necessidade da construção de um clima empresarial mais positivo é uma constante quando falamos de gestão de equipe qualificada.  

 

Para isso, é preciso que os administradores atentem-se no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários, no aprimoramento dos escritórios e invistam muito na melhora da comunicação.  

 

A adoção de uma política de feedbacks também é muito importante, pois isso mostra que a empresa não está apenas interessada nos resultados obtidos pelos colaboradores, mas com as suas opiniões e sugestões para o desenvolvimento da empresa.  

  1. Defina metas claras 

A construção de metas é essencial para manter a equipe organizada e focada nos objetivos que irão levar a empresa pelo caminho delimitado no plano de negócios. No entanto, na pressa de demonstrar um trabalho diferenciado muitos gestores acabam desenvolvendo metas inalcançáveis.  

 

Isso além de ser altamente ineficiente, ainda promove frustração e um cansaço excessivo em toda equipe, o que prejudica ainda mais o desempenho e torna os resultados finais ainda mais insatisfatórios.  

 

As metas para serem eficientes precisam ser claras e bem definidas, de modo que sejam motivadoras e sirvam como um guia para os trabalhadores.  

 

Para que isso seja possível é muito importante que os gestores tenham conhecimento sobre alguns fundamentos do curso de gestão financeira valor. Pois é crucial que os objetivos mensais, semestrais ou anuais sejam baseados nos índices de períodos passados. 

  1. Implemente o endomarketing 

O Endomarketing é uma ação estratégica que visa colocar os funcionários como uma das grandes prioridades da empresa. E isso é tão importante porque esses indivíduos são os maiores responsáveis pelo desempenho positivo ou negativo do negócio. 

 

Assim, em conjunto com a equipe de RH é possível construir meios e efetuar ações que melhorem ainda mais a familiarização dos seus funcionários com o serviço ou produto oferecido, aproximando-os da marca e tornando-os fiéis à instituição.  

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

 

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