21/08/2014

65 anos dedicados ao pensamento sobre Defesa no Brasil

Defesa1

Instituição surgiu com missão de desenvolver método de planejamento capaz de transformar País em grande potência

 

Foi no ambiente de instabilidade geopolítica característico do pós II Guerra Mundial, com a rivalidade entre potências alimentando a possibilidade de um conflito nuclear, que militares brasileiros atentaram para o fato de que o País ainda carecia de uma estrutura de proteção estratégica robusta.

Mais do que isso, o Brasil ainda não conseguia tratar dos temas de Defesa de uma forma sistematizada, de modo a influenciar a maneira como a sociedade pensava sobre temas como soberania nacional e integridade territorial.

A partir desta constatação, brasileiros como o marechal Salvador César Obino, que, após a II Guerra, estudou no National War College, nos Estados Unidos, voltaram pra casa com um único proposito: transformar o Brasil num País forte e moderno, capaz de proteger sua soberania, suas riquezas e o seu povo.

Nesse contexto, em 1949, nascia a Escola Superior de Guerra (ESG), que, neste dia 20 de agosto, completa 65 anos de existência. Muito mais do que militares treinados para combate, armas e equipamentos, a escola surgiu com a missão de reunir a elite pensante do País e convidá-la a desenvolver um método de planejamento próprio, capaz de transformar o Brasil numa grande potência.

“A Escola surgiu da necessidade de um planejamento, de uma estrutura. O Brasil precisava ser forte em todos os aspectos: econômico, psicossocial, capacidade de gestão, de movimentar recursos”, explica o almirante Leal Ferreira, atual comandante da ESG.

O almirante assegura que esse mesmo compromisso com o País continua a nortear a política educacional da ESG. Desde 1951, além de militares, tem como alunos civis da administração pública convidados a participar dos cursos oferecidos.

As atividades de estudo da ESG estimulam a troca de experiências entre profissionais de diversas áreas, com amplo espaço para o contraditório.

“Além de pessoas que passam a compreender o real valor do Brasil, a ESG forma pessoas que, ao voltar ao seu local de origem, conseguem aplicar o que foi aprendido em seu dia a dia, nas tomadas de decisão”, explica.

A ESG atualmente oferece mais de 12 cursos nas mais diversas áreas (abaixo), todas voltadas à gestão estratégica.

São destaque, entre eles, o Curso Avançado de Defesa Sul-Americano (CAD-SUL), voltado à cooperação regional, e o Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD), com foco no fortalecimento da indústria nacional de defesa.

O Campus ESG Brasília ocupa provisoriamente instalações do Ministério da Defesa, já o campus ESG Rio de Janeiro está localizado nas tradicionais e históricas instalações da fortaleza de São João na Urca, local em que Estácio de Sá fundou a cidade e iniciou o domínio português sobre a baía de Guanabara.

Campus Rio de Janeiro

Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia

Curso de Estado Maior Conjunto

Curso Superior de Inteligência Estratégica

Curso de Logística e Mobilização Nacional

Curso de Gestão e Recursos de Defesa

Curso Avançado de Defesa

Curso Superior de Defesa

Campus Brasília

Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados

Curso Superior de Política e Estratégia

Estágio em Assuntos de Defesa


Fonte: Ministério da Defesa 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×