A cadeia da indústria criativa no Brasil
Prof. MSc. Hildelano Delanusse Theodoro
(Sociólogo, Coordenador do Núcleo de Inovação Santo Arnaldo, Faculdade Arnaldo, Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Engenharia UFMG)
Lançado pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) em 2008 e revisado em sua edição 2011, o estudo denominado “A cadeia da indústria criativa no Brasil” apresenta inúmeros dados que juntos constroem um cenário de grandes possibilidades de negócios ao país deste momento em diante e que depende em sua essência de algo que o mesmo detém tradicionalmente: a capacidade de criar bens e serviços através de idéias. Cabe destacar que o termo “Indústrias Criativas” tem sua referência oficial no Reino Unido em 1998 exatamente para se mapear as possibilidades dos setores que se baseiam na perícia e talento individuais para geração de vagas de trabalho, empreendedorismo e negócios integrados via ações intelectuais.