16/03/2021

A escola em tempos de pandemia

Para minimizar os impactos da COVID-19, a CAPES abriu 300 mil vagas em cursos para apoiar professores no uso de ferramentas digitais.

Nesta segunda-feira, 15 de março, é comemorado o Dia da Escola. O impacto do novo coronavírus na educação fez com que profissionais da área adotassem novas formas de ensinar. No atual cenário, com boa parte das aulas presenciais suspensas em todas as regiões do Brasil, as salas de aula tornaram-se virtuais.

Atenta à essa nova realidade, a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), deu início ao programa de capacitação on-line e gratuita sobre ensino virtual. Os cursos, voltados aos professores da educação básica e alunos de licenciatura, iniciaram-se em novembro de 2020 e oferecerão 300 mil vagas.

Para Carlos Cezar Lenuzza, diretor de Educação a Distância da CAPES, além de grandes desafios, a pandemia, também trouxe novas oportunidades e estratégias de aprendizagem. “Um mundo novo, de ferramentas digitais, se apresentou como estratégia viável para a continuidade do ensino. Na CAPES temos trabalhado incansavelmente para colaborar com os professores da educação básica, oferecendo-lhes diversas oportunidades de formação continuada, para melhor lidarem com as novas ferramentas”, afirma.

O curso pretende preparar os atuais e os futuros profissionais da educação básica no uso de ferramentas on-line, uma nova abordagem do ensino e aprendizagem. Para Adailton Pereira Almeida, tutor EaD, do curso de recepcionista, pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeminas) e aluno do curso de Desenho Didático para o Ensino On-line, a capacitação da CAPES é de extrema importância: “O curso traz essa abordagem. Estamos sendo preparados para termos a capacidade de utilizar vários mecanismos e fazer com que o processo de aprendizagem seja dinâmico, interativo e colaborativo”.

Segundo dados da CAPES, desde novembro, 37.145 educadores tiveram acesso às primeiras formações, que estão em andamento. O módulo Como Produzir Videoaulas, com duração de 25 horas/aula, registrou 12.901 participantes. O segundo curso do pacote, Mediação em Educação a Distância (EaD), teve 30 horas/aula e 10.058 inscritos. A terceira capacitação, com 50 horas/aula, alcançou 14.186 alunos e tratou sobre Desenho Didático para o Ensino On-line.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da CAPES - 15.03.2021

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×