14/02/2020

A Importância da Lógica na Educação

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

            A educação brasileira tem suas deficiências, seja na língua portuguesa, na matemática, na escrita de uma redação além de claro, uma deficiência em se trabalhar a Lógica, começando pelo pensamento de que o raciocínio lógico  está direcionado apenas para quem trabalha com informática.

            É interessante perceber que trabalhar com lógica ultrapassa ao silogismo, embora faça uso de conclusão deduzida de premissas com argumentação lógica e perfeita.

            Neste texto, a lógica analisada aqui, estará intrinsecamente ligada a um pensamento matemático que deve ser trabalhado nos educandos, já que este mesmo pensamento constitui um sistema de expressão, que de acordo com as autoras Groenwald e Nunes, em seu artigo Currículo de matemática no ensino básico: a importância do desenvolvimento dos pensamentos de alto nível[1], publicado pela Scielo em 2007, esta expressão é percebida como uma maneira "do pensamento ser desenvolvido nos indivíduos" já que "constitui–se em um sistema de expressão através do qual podemos organizar, interpretar e dar significado a certos aspectos da realidade que nos rodeia".

            A lógica deve fazer parte do cotidiano do educando para que este possa enxergar os raciocínios corretos e fugindo as armadilhas das falácias.

            Vale ressaltar através de Silveira, Loiola e Ferreira[2] no artigo intitulado Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas, publicado e 2009 pela Scielo, que a lógica é indispensável ao pensamento científico, facilitando de certa forma o pensamento dedutivo e matemático bem como seus limites, além de abordar o "problema da mecanização e representação do pensamento quantitativo por meio do raciocínio lógico" que auxilia na tomada de decisão baseada condições pré-determinadas.

            Dito isso, a disciplina de Lógica passa a ser um diferencial para as escolas que querem oferecer uma educação de qualidade e tendo a certeza de que desenvolvendo tal raciocínio em seus alunos, os mesmos colherão frutos não apenas na área matemática como também na área social, já que problemas surgirão e seus alunos ou egressos terão a segurança e objetividade em resolvê-los, já que estes terão todo repertório em si para soluções que exijam raciocínio lógico-matemático e silogísticos.

            O ensino de lógica desenvolve mais o senso crítico alavancando uma cidadania cognoscente, o que é corroborado por Pavao e Santos[3] em seu artigo Confronto entre a "lógica do professor" e a "logica do aluno" em classes de 1.ª e 2.ª series do 1.º grau, publicado na Scielo em 1987, ao aduzirem que através do raciocínio lógico o educando fugirá a obediência cega e desenvolverá a autonomia e iniciativa sem mascarar a aprendizagem, o que converge com as ideias Freirianas quando busca desenvolver um aluno crítico e protagônico.


[1] Para mais informações vide GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; NUNES, Giovanni da Silva. Currículo de matemática no ensino básico: a importância do desenvolvimento dos pensamentos de alto nível. Relime,  México ,  v. 10, n. 1, p. 97-116,  marzo  2007 .   Disponible en <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-24362007000100005&lng=es&nrm=iso>. accedido en  12  feb.  2020.

[2] Para mais informações, vide SILVEIRA, Denis Silva Da; LOIOLA, Eliane Maria; FERREIRA, Simone Bacellar Leal. Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online),  São Paulo ,  v. 10, n. 2, p. 164-180,  Apr.  2009 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200008&lng=en&nrm=iso>. access on  12  Feb.  2020.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712009000200008.

[3] Para mais informações vide: PAVAO, Zélia Milleo; SANTOS, Denise Grein. Confronto entre a "lógica do professor" e a "logica do aluno" em classes de 1.ª e 2.ª series do 1.º grau. Educ. rev.,  Curitiba ,  n. 6, p. 133-146,  Dec.  1987 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601987000100008&lng=en&nrm=iso>. access on  12  Feb.  2020.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.071.

 

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