A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE OLHOS PROATIVOS.
Edione Teixeira de Carvalho[1]
Manuel González Herrera[2]
A interpretação ambiental visa informar e sensibilizar as pessoas para a compreensão das complexas questões ambientais através de um olhar crítico e reflexivo, viabilisando ações que promovam experiências de uso sustentável dos recursos naturais e culturais. Considera-se, então, que a metodologia de interpretação ambiental é uma forma valiosa que otimiza as interações entre o ser humano e seu contexto ambiental. Já a Proatividade é um conceito incipiente no mundo das corporações e trabalho. Acredita-se que as pessoas proativas têm maiores possibilidades de conseguirem resultados exitosos e de serem capazes de superarem enfrentamentos do cotidiano.
Nesta perspectiva, os olhos dos educadores devem ser educados para verem um mundo de possibilidades e transmitirem essa visão aos seus alunos. É preciso educar os olhos para ver um mundo melhor e mais bonito, essa deveria ser a primeira tarefa da educação. Um educador ou educadora jamais proporcionará um espaço de transformação pessoal, intelectual ou profissional se ele ou ela não conseguirem ver essas possibilidades. Portanto, muitas das mazelas da educação e das ações agressivas com o meio ambiente estão no olhar dos profissionais, os quais são multiplicadores de valores e princípios que são norteados por seu estado emocional e espiritual.
Rubem Alves é um grande defensor desta ideia, ele defende que as palavras só têm sentido se nos ajudam a ver um mundo melhor, pois aprendemos palavras para melhorar os olhos. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem e mais, o ato de ver não é um ato natural, precisa ser aprendido.
Assim, espera-se através deste trabalho, uma reflexão que contribua para uma nova postura e uma reflexão proativa do ambiente e de possibilidades sustentáveis sobre este. Neste sentido, entende-se que a maneira como se reage a um problema pode determinar os resultados, o que torna essencial essa leitura proativa em relação aos enfrentamentos da problemática ambiental. Assim, as investigações e difusões de ações proativas constituem-se, efetivamente, em uma via possível de construção de um estilo de vida pautado em perspectivas otimistas e em sentimentos de esperança e de crenças que sobrepõem os entraves que marcam a realidade das questões ambientais.
Desta forma, a interpretação ambiental a partir da perspectiva de olhos proativos possibilitará o fomento de comportamentos e ações significativas no sentido de alcançar resultados que contribuam para a construção de uma sociedade sustentável cultural, social e economicamente.
BIBLIOGRAFIA
ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 10ª ed. Campinas, SP : Papirus, 2008. 135 p.
CARVALHO, Edione T. Estrategia de Superación Profesional para contribuir a la formación de la cultura ambiental de los professores de Campo Verde-MT, Brasil.
2007. 119 f. Tese de Doutorado em Ciências Pedagógicas. Universidad Central Marta Abreu de Las Villas – Cuba. Santa Clara, 2007.
[1] Dra. Em Ciências Pedagógicas pela Universidad Central Marta Abreu de Las Villas – Cuba - professora do Instituto Federal de Mato Grosso – edione.carvalho@svc.ifmt.edu.br
[2] Dr. Em Ciências Geográficas. Professor da Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, México. Professor e Investigador da Universidad de Alcalá, Madrid. Professor de Postgrado, Maestría en Turismo. DTS Consultores, Ltda. Chile.