06/09/2018

A Manipulação da Mídia

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br

 

É sabido que a mídia exerce sobre a massa um nefasto poder de alienação e manipulação.

É uma das funções das mídias televisivas informar a sociedade, expor ideias, se ater aos fatos e formar opinião, com o intuito de auxiliar na formação de cidadãos conscientes e críticos, além de instigar no desenvolvimento político e cultural da sociedade, entretanto, a nossa mídia televisiva se atém a meras especulações e desserviços a sociedade.

No ano de 1997, o filme “o quarto poder” retratou bem o poder que a mídia exerce sobre a sociedade e até onde ela é capaz de chegar para aumentar a sua audiência.

Este filme não retratou uma ficção, apenas realçou a realidade das grandes emissoras de televisão e o seu poder em manipular as informações de forma a tirar proveito financeiro e/ou político, além de visar o próprio crescimento, deixando de lado o seu papel fidedigno em informar, denunciar, apurar fatos e transmiti-los de forma imparcial.

Esta mídia é formadora de opinião, assim sendo, Gallo em seu livro Ética e Cidadania publicado pela editora Papirus em 2003 é enfático ao afirmar que a criação e o desenvolvimento dos meios de comunicação cada vez mais potentes tem contribuído tanto para alienação quanto para dominação e perpetuação de seu poder.

A mídia inventa novos estilos de vida e causa inversões de valores e para se perpetuar neste poder, ela não mede esforços a ponto de jogar toda uma sociedade contra uma classe qualquer, como o caso de uma novela que joga seus telespectadores contra os professores.

A manipulação é tão gritante que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) repudiou de “forma veemente a tentativa de manipulação da opinião pública brasileira contra a imagem dos/as professores/as”[1].

Não é a primeira vez que novelas manipulam opiniões com inversão de valores e banalização da moral.

De acordo com a CNTE, esta emissora precisa destruir o modelo público de educação que já é falho e apoiar a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Médio para que ela possa efetivar a educação como mercadoria, assim elevar anda mais seus lucros e manter cada vez mais o povo alienado.

Apesar de todo este poder que a mídia exerce sobre o seu povo, a educação de qualidade será um agente neutralizador deste, visto que será pela educação que transformaremos o ser ignóbil em um cidadão crítico e protagônico, de forma que estes possam ter o discernimento em perceber o quão são podres e coniventes com a miséria e aviltamento da população, pois Demo em seu livro Saber Pensar, publicado pela Cortez em 2000 é enfático ao esclarecer que ignorância é o centro da miséria, e assim sendo, a população brasileira está quase toda formada por verdadeiros miseráveis.

Como dizia Rousseau, são os soberanos que fazem os miseráveis, e infelizmente estes soberanos contam com este quarto poder para a efetivação de seus intentos.

 

[1]http://www.cnte.org.br/index.php/documentos/mocoes/20196-mocao-de-repudio-a-rede-globo-de-televisao-que-por-meio-de-suas-novelas-manipula-opinioes-e-joga-a-sociedade-brasileira-contra-a-figura-do-a-professor-a.html

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×