30/09/2019

A Música no Processo de Aprendizagem Na Educação Infantil

A MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Carla Selent [1]

Arcelita Koscheck [2]

 

Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a música no cotidiano da educação infantil e o processo de construção da aprendizagem. O estudo aborda um pouco do aspecto histórico, suas normas e legislações, relacionando a importância da música para a construção do saber e seus benefícios no desenvolvimento da aprendizagem da criança no espaço da educação infantil. A musicalização é um instrumento mediador que possibilita o processo de construção do conhecimento das crianças, despertando e desenvolvendo o prazer pelas diversas áreas do conhecimento, aprimorando habilidades, favorecendo a imaginação e a criatividade. Nesse sentido a música pode desencadear uma aprendizagem mais lúdica e prazerosa, auxiliando o professor a obter resultados transformadores para o aprimoramento dos conhecimentos dos seus alunos.

Palavras-chave: Educação Infantil; Música; Construção de Saberes.                                                                                                                            

INTRODUÇÃO

A música tem um papel importante na educação infantil, pois é considerada uma fonte fundamental para o desenvolvimento humano, sendo que também auxilia a despertar habilidades criativas proporcionando que a criança crie e inove sempre que for desafiada, favorecendo assim a ampliação de diversas áreas do cérebro e da linguagem, aperfeiçoando a sensibilidade da criança e a capacidade de concentração da mesma.

Desde muito pequenas, a maioria as crianças convivem com a música, logo a maioria delas possuem o gosto por ouvir e cantar músicas. Nesse sentido, ouvir, aprender uma canção, brincar de roda, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem além do gosto musical.

Durante a socialização da criança no espaço escolar, a linguagem é a principal ferramenta de comunicação da mesma, a linguagem assim conforme Bréscia (2003, p.25), destaca: “A música é uma linguagem universal, estando presente em todos os povos, independentemente do tempo e do espaço em que se localizam”. Dessa forma a criança se socializa em seu meio, observando, interagindo e aperfeiçoando sua aprendizagem.

 A convivência da criança com a música na educação infantil desde cedo, propicia um contexto escolar de aprendizagem interessante e ativo, sendo a musicalização uma grande aliada do professor mediador para a descoberta e a construção de novos saberes educacionais. É nessa perspectiva que abordaremos a música nesse artigo.

O objetivo geral deste estudo é reconhecer a música como um elemento fundamental no processo de aprendizagem na educação infantil. O presente estudo reflete uma pesquisa bibliográfica, com citações e reflexões acerca do objetivo principal citado acima.

 Esta pesquisa, portanto, é desenvolvida em três momento. O primeiro momento visa resgatar um pouco dos aspectos históricos em relação a música no Brasil. O segundo momento trata sobre a importância da música na aprendizagem das crianças da educação infantil de modo a enfatizar que ela deve ser usada como um instrumento pedagógico e também elemento contribuinte para o desenvolvimento da construção do saber, tornando a escola um espaço mais alegre e receptivo. O terceiro momento, uma reflexão sobre a prática da musicalização e a aprendizagem das crianças no espaço da educação infantil.

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Uma abordagem teórica

              Historicamente desde o nascimento a criança emite sons, pois somos privilegiados de um grande instrumento musical que é a nossa voz. A criança está em contato com o universo sonoro desde a sua formação, destaca Brito (2003, p.35) que:  

[...] pois na faze intrauterina os bebes já convivem com um ambiente de sons provocados pelo corpo da mãe, como o sangue que flui nas veias, a respiração e a movimentação dos intestinos. A voz materna também constitui material sonoro especial e referencia afetiva para eles.

Nos primórdios da humanidade, a música era caracterizada somente com sons vocais, somente com o passar dos anos foi que o homem se aprimorou e a música evoluiu, o homem desenvolveu instrumentos variados para acompanhar a voz. De acordo com Brasil (1998, p.45) o Referencial Curricular para a Educação Infantil, destaca a música sendo: “[…] a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio. ”

 A música é uma linguagem, assim pode ser expressa por meio de diversos gêneros musicais tais como; música folclórica, popular, cristã, sertaneja, e de caráter infantil, entre outras. Através da música podemos perceber costumes, distinguir gostos, dialogar com a subjetividade.

Ela traduz sentimentos, sensações, traz lembranças, assim para cada pessoa que escuta há um sentido diferente. É uma das formas mais significativa e criativa de se expressar algo, ela nos faz refletir, pensar, criar laços emocionais e afetivos. Através da música, manifestamos tristeza, felicidade, calma entre outros sentimentos. Conforme Brasil (1998, p.47) destaca que:

A música está presente em diversas situações da vida humana. Existe música para adormecer, dançar, chorar os mortos e conclamar o povo a lutar, o que remonta a sua função ritualística. Presente na vida diária de alguns povos, ainda hoje é tocada e dançada por todos, seguindo costumes que respeitam as festividades e os momentos próprios de cada manifestação musical. Nesses contextos, as crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais.

Quando nos propomos a estudar a história da música de povos da antiguidade como Grécia, Roma e outros, percebemos que a música presente em vários gêneros, como festas e rituais, homenagens e louvores e entre outros ambientes que necessitam o uso da voz.

A música tem um importante papel de promover a participação do ser humano na sociedade, incluindo as crianças, mesmo aqueles que não tem o dom do talento natural. Com ou sem afinação a linguagem musical defende a ideia de que o conhecimento se constrói com base na vivência de cada ser, desse modo todos tem direito de cantar, mesmo que sejam desafinados. O professor como mediador do conhecimento, deve promover o respeito, valorizando e estimulando sempre o aluno à criação musical. Segundo Snyders (1992, p.14) destaca que:

Propiciar uma alegria que seja vivida no presente é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente.

A música é uma arte universal. O ser humano com o passar do tempo construiu um elo entre o som e o silencio, como movimentos vibratórios por meio de instrumentos musicais que complementam uma canção. A música nos faz viajar, nos faz descobrir um mundo à nossa volta. Para as crianças cada som uma nova descoberta, e desde pequenas são consideradas artistas, pois cada som é diferente e único, cada aprendizagem por meio do som é reflexo de construção do saber, capacitando os alunos a construir e produzir história de diferentes maneiras.               

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA CONSTRUÇÃO DO SABER

A maioria das crianças ingressa na educação infantil desde os primeiros meses de vida, e logo se depara com um ambiente cheio de novidades e vai interagindo com os professores e seus colegas, e assim a criança é recebida por música. Como citado na abordagem teórica, a primeira música é a voz do professor, logo em seguida outros sons são descobertos e conhecidos pela criança. Conforme Craidy e Kaercher (2001 p.130) destaca-se que:

Quando uma criança começa a frequentar a escola, o novo ambiente precisa tornar-se, o mais breve possível familiar e aconchegante. Além das novidades do ambiente físico, o mundo sonoro é completamente desconhecido. A música pode se tornar um espaço a partir do qual os primeiros vínculos são criados e mantidos. Além disso, as aprendizagens de forma de expressão que comunicam estados de ânimo são imediatamente empregadas para expressar alegria e satisfação.

 A construção do saber é um caminho continuo, assim quanto mais cedo for estimulado, mais reflexos positivos terá na vida do ser humano. A música possui grande importância no desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Segundo Gilioli (2008, p.6) destaca que: “A música na Educação Infantil auxilia no desenvolvimento psicomotor, contribui no processo de socialização e aproxima a criança da arte. ”

Podemos, assim, entender a música como um instrumento facilitador e motivador no processo de formação da criança na educação infantil. Logo a música tem um poder educativo quando aplicada com objetivos e planejamento. Quando elaborada para um trabalho educativo a música, facilita a integração, a inclusão social e o equilíbrio da criança. Segundo Bréscia (2003, p.81) destaca que:  “O aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo. ”

 Sendo o professor, um ser importante tanto no que se refere ao seu planejamento como a sua atuação efetiva na vivencia de sala de aula. Conforme a Lei nº 11.769, passa a ser então conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica no Brasil. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (LDBEN 9.394/96, título V, capítulo II, seção II, art. 29), a educação infantil constitui a “primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

            O ensino a partir da inserção da música na educação infantil deve despertar o interesse das crianças, a música precisa ser inserida de maneira adequada. O professor deve analisar a música e definir a maneira de como ela será apresentada, elencar os objetivos a serem alcançados e o que deve ser estimulado ao trabalhar a canção, logo analisar os resultados obtidos.

Os meios de comunicação têm um papel significativo na construção dos valores culturais, dessa forma esses meios podem influenciar tanto de forma positiva quanto negativa na construção dos saberes das crianças.  Percebemos o quanto vem abrindo cada vez mais espaço para a transmissão de imagens e sons que contrariam a nossa cultura, deixando de lado os bons costumes e a boa conduta.

Os pais conversam e convivem cada vez menos com seus filhos, tornando-se mais comum à terceirização da educação dos seus filhos. Deixando para o papel do professor de cuidar, educar e ensinar. As crianças cada vez mais com acesso descontrolado a tudo e a todos, as mesmas não conseguem transformar as informações que recebem em conhecimento construtivo. Abreu (2012, p.1) diz que:  “A televisão comercial brasileira assume o papel de mãe: a que não se ausenta, não se cala, não abandona e não frustra. A criança torna vulnerável diante deste mundo exposto sem limites. ”

Dessa forma, cabe aos pais participarem mais ativamente na vida de seus filhos, incentivando-os a terem gostos adequados para a sua idade.  Mas para isso, é necessário que a música e seu contexto devem ser trabalhados, a família precisa explicar o significado de tal som e tal letra, refletindo juntos qual o verdadeiro significado. Nogueira (2003, p.6) destaca que: 

Não descuide do repertório, isso pode parecer difícil, mas tente utilizar a mesma tática da boa alimentação: um fast food, de vez em quando, não faz a ninguém, desde que a nutrição básica seja feita por meio de uma dieta balanceada, rica em verduras, frutas, cereais e proteínas. Da mesma forma, os malefícios de se ouvir música descartável na TV podem ser minimizados se, em casa, você “nutrir” os ouvidos e cérebros de seus filhos com música rica, estimulante e de boa qualidade.

Portanto, a música é com certeza um meio facilitador no processo de ensino aprendizagem e da construção de saberes, mas deve ser incentivada desde os primeiros meses de vida da criança, sendo uma atividade realizada com prazer que possa trazer benefícios naturalmente e positivamente. Nesse sentido, as vezes o professor precisa auxiliar os pais nesse desafio, fazendo uma reflexão mais crítica e respeitosa, sem promover o preconceito.

Contudo a música infantil oferece um lado lúdico que deve fazer parte do processo de formação da criança e ser valorizado, pois é de grande importância para a aprendizagem e a reflexão do meio em que vive.

A PRÁTICA DA MUSICALIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

            Conforme o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, Brasil (1998, p.49) destaca-se que:

O trabalho com música deve considerar, portanto que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto estima e auto conhecimento, além de poderoso meio de integração social.

A música é uma linguagem musical capaz de expressar inúmeras sensações e emoções, por meio de sons presentes em nossa cultura. Portanto, a música é um importante instrumento a ser utilizada no desenvolvimento da criança, ela contribui para a socialização e integração entre as crianças, promovendo momentos de aprendizagens e descontração, ainda é uma forma de expressar suas emoções e assim adquirir conhecimentos para melhorar seu desenvolvimento contribuindo para seu pleno desenvolvimento dentro e fora da sala de aula.

Praticar a musicalização em sala de aula e atingir os objetivos propostos pelo professor, requer atenção, pois como a nossa cultura é um misto de informações, deve-se evidenciar as culturas de outras regiões também, valorizar a nossa tradição e as demais é um ato de respeito e solidariedade, além de ser uma forma de ensino-aprendizagem.

 Nesse sentido deve-se trabalhar a música de diversas formas, incluindo cantos, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras de roda, hora do conto com história cantada, além de realizar pesquisas juntamente com a família, e trazer para a socialização com a turma, incluindo instrumentos musicais, como por exemplo a confecção dos mesmos.

O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, Brasil (1998, p.47) considera que:

Ainda que esses procedimentos venham sendo repensados, muitas instituições encontram dificuldades para integrar a linguagem musical ao contexto educacional. Constata-se uma defasagem entre o trabalho realizado na área da música e nas demais áreas do conhecimento, evidenciado pela realização de atividades de reprodução e imitação em detrimento de atividades voltadas a criação e a elaboração musical. Nesses contextos, a música é tratada como se fosse um produto pronto, que se aprende a reproduzir, e não uma linguagem cujo conhecimento constrói.

Dessa forma, podemos perceber a dificuldade que as escolas enfrentam para incluir a música ao seu contexto educacional. Verifica-se também que a música não possui a mesma importância do que as demais disciplinas do referencial curricular, tendo assim, uma grande perda para o aluno na qual poderia ser oferecido atividades que estimulassem a sua construção de saberes e elaboração musical para que adquiram conhecimentos que aprimoram a sua aprendizagem.

O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998) ainda destaca a importância da música para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças na educação infantil. Sabendo-se que a música é uma linguagem lúdica e quando o professor utiliza desta ferramenta torna o ensino mais fascinante para o educando, sendo que ela proporciona a criança momentos de alegrias, prazer e curiosidade. Portanto, a música quando explorada de maneira correta, pode ser uma importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem e um rico instrumento de socialização e comunicação na educação infantil.

A música tem como objetivo incentivar a criatividade, já que para as crianças é oferecido pouco espaço para criar e a música é um caminho muito fértil para tal prática. Nesse sentido, a prática da música dentro das escolas, principalmente na educação infantil é considerada além de ser uma aprendizagem significativa, um olhar reflexivo para as práticas com aprendizagens valorizando a diversidade do aluno e seu espaço de vivencia. Rosa (1990, p.22-23), também, enfatiza que no espaço escolar:

A linguagem musical deve estar presente nas atividades [...] de expressão física, através de exercícios ginásticos, rítmicos, jogos, brinquedos e roda cantadas, em que se desenvolve na criança a linguagem corporal, numa organização temporal, espacial e energética. A criança comunica-se principalmente através do corpo e, cantando, ela é ela mesma, ela é seu próprio instrumento.

A criança, quando estimulada, desenvolve todos os seus sentidos, ampliando suas aprendizagens por meio do seu corpo, produzindo e reproduzindo o que aprendeu, por exemplo desenvolve habilidades sonoras, atenção, concentração, estabelecendo relação com o meio em que se encontra. A musicalização é o processo de construção musical, é caracterizada pela exploração do universo sonoro, como acrescenta Chiarelli (2005, p.5) considera que:

Por isso, é fundamental fazer uso de atividades de musicalização que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras. Isso irá desenvolver sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção de sons.

            A interação das crianças na educação infantil por meio da música propõe uma aprendizagem significativa e construtiva. Logo, o quanto antes a criança for incentivada a criar, produzir, melhor se para a sua formação, tanto social como escolar.

CONCLUSÃO

            A presente pesquisa apresentou a importância da música e os benefícios que o ensino da mesma pode oferecer para as crianças, especialmente da educação infantil, uma compreensão sobre a prática da musicalização e sua contribuição para o ensino aprendizagem.

            Nesse sentido, pode-se notar que o ensino com a música na educação infantil tem papel fundamental na formação do ser humano. De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, as escolas de educação infantil além de oferecer um ensino de qualidade, precisam desenvolver algumas habilidades na criança, levando em consideração que nos primeiros anos de vida do indivíduo requer atenção especial, pois é onde acontece a construção de um cidadão participativo, crítico e consciente de seu papel na sociedade.

            A tarefa de ensinar é um desafio. Logo inserir a música também é, pois com tantas opções e incentivos dos meios de comunicação necessita-se ter senso crítico e postura ética para

Para que este papel tão importante da educação aconteça na prática é preciso qualidade, eficiência, competência, diálogo e afetividade para transformar sonhos em alegrias concretas. O processo de ensino/aprendizagem requer o entendimento de que ensinar e aprender não significa acumular informações memorizadas, mas sim fazer o aluno buscar novas alternativas, fazer escolhas frente a novas situações apresentadas.

Sabemos que a educação sozinha não transforma conhecimentos em aprendizagens, é necessário envolvimento de toda comunidade escolar, direção e professores. Estes professores precisam de formação e momentos de estudo e planejamento, para colocar em prática o melhor trabalho, desenvolver as melhores ações, e musicalizar para ensinar.

Uma aprendizagem de qualidade requer uma prática reflexiva e comprometida. Os primeiros anos de vida do ser humano são mais marcantes, são as primeiras aprendizagens que levará os alunos ao incentivo de ir buscar, conhecer novos saberes.  O conhecimento quando descoberto, produz frutos de bons exemplos e deixa marcas significantes.

REFERÊNCIAS

ABREU, Wallace. Erotização infantil ainda é motivo de preocupação social. http://www.portalamazonia.com.br/editoria/atualidades/a-erotizacao-infantil-ainda-emotivo-de-preocupacao-social/.Acesso em 12 de maio de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 3°. Volume. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. LEI Nº 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes eBases da Educação, para dispor sobre a Obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, Teca de Alencar. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Petrópolis, 2003.

 

CHIARELLI. L. K. M. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Revista Recre@rte Nº3 Junho 2005.

CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Glades Elisa P. da Silva. Educação infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

GILIOLI, Renato de S. P. Educação musical antes e depois de Villa-Lobos e os registros sonoros de uma época. Fundação Biblioteca Nacional. Ministério da Cultura. Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, 2008. Disponível em: Acesso em: 22 de maio de 2019.

NOGUEIRA, Monique Andries. A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, Vol. 5, No. 2, dez 2003. Disponível em: www.proec.ufg.br. Acesso em: 20 de maio de 2019.

SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? São Paulo: Editora Cortez, 3.ed. 1999                                                                                                                     

ROSA, N. S. S. Educação musical para a pré-escola. São Paulo: Ática, 1990.

 

[1] Curso Normal – Cairu. Monitora de Educação Infantil. E-MAIL: anacarlaselent@gmail.com

[2] Pós-Graduada em Psicopedagogia Clinica, Institucional e Educação Infantil – Unopar/Faveni. Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva, Gestão e Coordenação Pedagógica – Fatec. Licenciatura em Pedagogia – Unijui. Curso Normal – Cairu. Monitora de Educação Infantil. E-MAIL: arcelitak30@gmail.com

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