05/04/2024

A realização e conclusão com aproveitamento de mestrado ou de um doutoramento

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Garcia de Orta, Porto

 

A realização e conclusão com aproveitamento de uma investigação de mestrado ou de doutoramento envolve bastantes horas de trabalho e de reflexão por parte do investigador, contudo, verifica-se que em muitas ocasiões, por períodos de tempo mais ou menos longos, e através de diversos meios, é necessário contactar com diversas pessoas e instituições, a fim de a tornar uma realidade. Neste sentido, a investigação é, simultaneamente, um trabalho solitário e de equipa, pelo que deste modo, a sua concretização só é possível mediante a prestimosa colaboração dessas pessoas, instituições e organismos a que o investigador deve público agradecimento.

O investigador necessita de estar capacitado e ser detentor de determinadas competências para conseguir concluir um mestrado ou um doutoramento com aproveitamento, isto é, ser aprovado. Precisa de consultar uma vasta bibliografia, quer sejam livros, revistas, jornais, dissertações ou teses, em diferentes línguas, sendo as mais importantes o inglês, o espanhol, o francês e o português. Essas obras, nas línguas citadas, devem abarcar uma divsersidade de países de acordo com o objeto de estudo, quer do mestrado, quer do doutoramento. Necessita de saber escrever, citar os autores, expôr os seus pontos de vista, de forma a tornar a dissertação de mestrado ou a tese de doutoramento numa obra autoral, ou seja, da sua autoria, evitando o plágio, que neste tipo de situações não é permitido.

Também tem, de acordo com o objeto de estudo, de saber elaborar o resumo (na língua original do país em que está a realizar este percurso académico, em inglês, em francês ou em espanhol), a introdução, o enquadramento concetual que integra os capítulos necessários para evidenciar o mesmo, o trabalho empírico que engloba a metodologia (que traduz o modo como a investigação é pensada, realizada e concretizada e do que se pretende alcançar com a mesma), a análise e interpretação de dados recolhidos, a discussão dos resultados, a conclusão ou notas finais e a bibliografia e fontes.

Por fim, deverá ter a capacidade para prestar as provas públicas, isto é, saber defender o que concretizou, a dissertação de mestrado ou a tese de doutoramento, com o objetivo de ser aprovado.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×