A Relevância do Projeto de Gestão Escolar
Walbe Tavares de Oliveira.
Sabe-se que elaborar, aprovar e executar um plano administrativo para o bom andamento da escola não é uma tarefa fácil, mas é extremamente necessária e precisa da interação de todos da comunidade escolar: funcionários, gestores, professores, pais de alunos e alunos. Nesse sentido, estabelecendo uma rota e cada uma das ações para que sua instituição chegue aos objetivos, o plano de gestão escolar auxilia na organização da escola.
É inevitável, no campo pedagógico, não tratar a respeito da Gestão Escolar, porque é através dela que todos os segmentos da escola convergem. Ela tem a função de unir, direcionar e tornar coerente as ações da escola. Compreender e viver a Gestão Escolar é lutar contra mecanismos que permeiam os meios de comunicação social para superar o individualismo e formar no interior da escola uma cultura de participação. Diante disso, torna-se necessário compreender os conceitos e as concepções de Gestão Escolar e de participação como forma de incluir os sujeitos que dela fazem parte, além de refletir sobre o Projeto de Gestão Escolar como norteador do “Fazer Gestão”, e, apontando os desafios da escola diante do exercício da gestão e da participação, efetivando um processo participativo.
Como gestor, o profissional de educação tem como um dos principais desafios democratizar os saberes e as práticas dentro da escola, procurando envolver todos os sujeitos a fim de que cada um assuma seu papel em prol de uma escola mais participativa. A escola é formada por sujeitos pensantes que lutam por uma sociedade justa, procurando promover ações participativas e atividades que visem o envolvimento e o comprometimento das pessoas.
O exercício de pensar o Projeto de Gestão Escolar remete os sujeitos da escola no seu envolvimento na prática educativa que inclui toda a escola. A Gestão Escolar tem a função de integrar os setores da escola com a comunidade como um todo. Para que um Projeto de Gestão Escolar venha a cumprir seus objetivos e necessário que todos os envolvidos tenham vez e voz para contribuir com sua opinião, sugestões e críticas para a melhoria do processo de ensinar e de aprender.
De acordo com Libâneo, et al (2001, p. 77).
Organizar é bem dispor elementos (coisas e pessoas), dentro de condições operativas (modos de fazer), que conduzem a fins determinados. Administrar é regular tudo isso, demarcando esferas de responsabilidade e níveis de autoridade nas pessoas congregadas, a fim de que não se perca a coesão do trabalho e sua eficiência geral.
O termo Gestão Escolar caracteriza o planejamento do trabalho escolar e racionalização do uso dos recursos materiais, financeiros, intelectuais; dirigir e controlar os serviços necessários à educação, bem como coordenar e controlar o trabalho das pessoas. Para as instituições escolares, atribui-se o termo organização institucional pela maior abrangência, entendendo-se que as instituições escolares possuem fortes características interativas que as diferencia de empresas convencionais. Na prática, os termos organização e administração podem ser aplicados combinadamente, desde que seja explicitado o conteúdo de cada um. Deve-se encontrar Projeto de Gestão Escolar fundamentos para uma organização na medida em que a escola se caracteriza como uma unidade social que interage com toda a comunidade, que opera através de processos organizativos próprios, trabalhando coletiva e democraticamente, a fim de alcançar os objetivos. Para que a instituição funcione de forma articulada, é importante a tomada e o controle das decisões, nesse sentido, reitera-se a necessidade de um Projeto de Gestão equilibrado e participativo.
O diretor tem um papel fundamental na elaboração do Projeto de Gestão Escolar. Ele é responsável pelo funcionamento pedagógico e administrativo, portanto, necessita dos dois conhecimentos, pois desempenha, predominantemente, a gestão geral da escola e, especificamente, as funções administrativas, repassando a parte pedagógica aos coordenadores pedagógicos. O diretor tem uma importância muito significativa de fazer com que a escola seja respeitada pela comunidade.
A lei de Diretrizes e Bases nos aponta o Plano de Gestão Escolar como sendo de elaboração coletiva, que expressa o perfil da escola e a sua identidade. Contemplando os anseios da comunidade escolar, norteia as ações intraescolares e operacionaliza o currículo voltado à formação, social, ética e cidadã do alunado (Lei 9394/96). Assim, entendemos que o Projeto de Gestão Escolar se efetivará, de fato, a partir da prática e da organização, baseadas nos processos de tomada de decisões e participação de toda a comunidade escolar. Através dela, é possível contemplar as diversas necessidades existentes, bem como promover a autonomia e a formação plena dos indivíduos, capacitando-os para a vida em sociedade. Por isso, o plano de gestão tem fundamental importância, para que os sujeitos se sintam parte da escola. Assim, com dinamismo, poderão ser executadas as metas e ações, envolvendo as múltiplas dimensões, pedagógicas, administrativas, físicas, políticas, técnicas, dentre outras.
Pode-se entender o Projeto de Gestão Escolar como uma peça gerenciadora do Projeto Pedagógico e do Plano de Ensino. O mais importante componente do Projeto de Gestão é o que se relaciona à operacionalização e acompanhamento dos objetivos e metas do Projeto Pedagógico (PP) e do Plano de Ensino, posto que eles dizem respeito à qualidade do ensino que irá ser levado aos alunos. Daí a importância de supervisores, diretores, professores, pais, alunos e servidores reunirem-se, periodicamente, para avaliar aquilo que o Plano de Gestão se comprometeu a gerenciar. Somente dessa maneira será possível torná-lo um documento de real utilidade para o processo pedagógico das escolas.
O aspecto mais importante do Plano de Gestão é a sua capacidade de fazer funcionar o Projeto Pedagógico e o Plano de Ensino, na medida em que o Plano de Gestão venha garantir:
a- O alcance dos objetivos e metas traçadas;
b- O trabalho coletivo;
c- O melhoria da qualidade de ensino na unidade escolar.
Concluindo, O Projeto de Gestão Escolar deve envolver aspectos administrativos e pedagógicos. Operacionalizando e gerenciando o Projeto Pedagógico, o Projeto de Gestão passa a ser um documento que avaliará periodicamente os objetivos e metas, bem como controlará e acompanhará o Plano de Ensino, ao longo de quatro anos. Somente pela permanente avaliação dos objetivos e metas estabelecidos pelo Projeto Pedagógico e o controle e acompanhamento do Plano de Ensino, o Projeto de Gestão poderá ser concretizado.
Walbe Tavares de Oliveira: Graduado em Letras pela Universidade Castelo Branco. Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior; Ensino da Língua Portuguesa e Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial pela Faculdade São Luís. Pós-graduado em Gestão Educacional e Estudo da Linguística pelo Centro Universitário UniBF.
E-mail: walbetavares@yahoo.com.br
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Brasília, 2018;
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa: 1º e 2º Ciclos. Brasília: MEC, 1997.
CAMARGO, Marculino. Ética na empresa. Rio de Janeiro: Vozes, 2006;
CLAVO, Luis Carreto. Aristóteles para executivos: como a filosofia ajuda na gestão empresarial. São Paulo: Globo, 2008;
PEDRO, Ana Paula. Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. Kriterion, v. 55, n. 130, p. 483-498, 2014;
SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da filosofia da educação. São Paulo: Educação e Pesquisa, 2006.