A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Diego Henrique Magrin[1]
1. INTRODUÇÃO
O envolvente mundo da internet está cada vez mais presente em nossas vidas – blogs, podcasts, wikis, redes sociais – plataformas que possibilitam a interação com o mundo em tempo real criando novas maneiras de se comunicar, de pesquisar e de aprender.
Muito se fala hoje sobre os impactos da internet, principalmente das redes sociais na mídia, especialmente no mundo dos negócios, porém seu uso e impacto na educação é pouco explorado pelos autores.
A Web 2.0 e as crescentes tecnologias para a internet estão redesenhando a maneira de fazer educação criando novas oportunidades de ensino e aprendizagem através de ferramentas e redes sociais que não foram desenvolvidas com o propósito inicial de e-learning.
Nesse cenário, ganha destaque a rede social Facebook, criada em fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, ex-estudante da Universidade de Harvard. Desde sua criação, o Facebook veio conquistando espaço em diversos países do mundo, e no Brasil em 2012, tornou-se a rede social mais acessada com mais de 36 milhões de usuários ativos segundo pesquisa da comScore[2].
O objetivo deste artigo é analisar como as redes sociais podem complementar o aprendizado dentro e fora de sala de aula, apresentando seus benefícios, as barreiras para sua implantação e apresentando uma proposta de implantação a rede social Facebook como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem.