01/02/2013

A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Diego Henrique Magrin[1]

1. INTRODUÇÃO

O envolvente mundo da internet está cada vez mais presente em nossas vidas – blogs, podcasts, wikis, redes sociais – plataformas que possibilitam a interação com o mundo em tempo real criando novas maneiras de se comunicar, de pesquisar e de aprender.

Muito se fala hoje sobre os impactos da internet, principalmente das redes sociais na mídia, especialmente no mundo dos negócios, porém seu uso e impacto na educação é pouco explorado pelos autores.

A Web 2.0 e as crescentes tecnologias para a internet estão redesenhando a maneira de fazer educação criando novas oportunidades de ensino e aprendizagem através de ferramentas e redes sociais que não foram desenvolvidas com o propósito inicial de e-learning.

Nesse cenário, ganha destaque a rede social Facebook, criada em fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, ex-estudante da Universidade de Harvard. Desde sua criação, o Facebook veio conquistando espaço em diversos países do mundo, e no Brasil em 2012, tornou-se a rede social mais acessada com mais de 36 milhões de usuários ativos segundo pesquisa da comScore[2].

O objetivo deste artigo é analisar como as redes sociais podem complementar o aprendizado dentro e fora de sala de aula, apresentando seus benefícios, as barreiras para sua implantação e apresentando uma proposta de implantação a rede social Facebook como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×