04/09/2013

A VALORIZAÇÃO DOS PROBLEMAS/DIFICULDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS I-II-III NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD/UFSM

Fabiana Ritter Antunes[1]

Hugo Norberto Krug[2]


RESUMO

Esta investigação objetivou analisar a valorização dos problemas/dificuldades na prática pedagógica durante os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) I, II e III na percepção dos acadêmicos/estagiários da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A metodologia caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. Os participantes foram vinte e nove (29) acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física (Currículo 2005) do CEFD/UFSM, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III (Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Concluiu-se que foi possível identificar vários (34) problemas/dificuldades da prática pedagógica valorizados pelos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM durante a realização dos ECS I, II e III que, possivelmente, prejudicaram o planejamento e o bom andamento das aulas. Assim, considerando que o professor, bem como o futuro professor é um gestor de problemas/dificuldades apontou-se para a superação dos mesmos e na importância do enfrentamento destes, tendo como base a indagação e a reflexão, para assim poder repensar o seu saber, buscando a mudança do seu fazer.

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