23/11/2017

ABORDAGEM DA OBESIDADE INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Jefferson Gonzalez (jeffersonsilvagonzalez@gmail.com)
Luiz Felipe Carmona (carmonaluizfelipe@gmail.com)
Marcos de Camargo (recrearvidasaldavel@gmail.com)
Renato dos Santos Correia (tinho.rsc@gmail.com)
Sheila Rebouças (sheilareboucas@gmail.com)
Tatiana Novaes (tatialmeidaolivera@gmail.com)

CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

Monografia do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Prof°. Ana Carolina Zuntini


 

Resumo
Objetivo deste estudo, foi investigar a incidência de obesidade infantil em crianças de 05 a 11 anos, de uma escola particular da periferia de São Paulo.
Foram avaliadas 130 crianças do ensino infantil e fundamental, calculando o IMC (Índice de Massa Corporal) e também com o questionário IPAQ (Questionário do Nível de Atividade Física) para os pais. Os resultados mostraram que a maioria das crianças estão dentro do peso ideal (52,3%), porém, um número significativo de crianças estão com sobrepeso (19,2%), levando-nos a entender o quanto é necessário uma maior conscientização quanto a de estimular as crianças à prática de atividades físicas e uma boa alimentação, a fim de melhorar a qualidade de vida geral e consequentemente para uma vida adulta saudável.

Palavras Chave: Obesidade. Criança. Resultados. Conscientização. Atividade.

Abstract
The purpose of this study, is to investigate the predominance of overweight children aged from five to eleven years old, in private  schools at Sao Paulo areas. It was analyzed the BMC (IMC) of one hundred and thirty children. In order to do the analysis, it was sent the IPAQ's quiz to their parents. The result shows that most children are in the right weight range ( 52,3%), however, a significant number are in the overweight range ( 19,2%). These statistics shows the necessity of a higher awareness of good nutrition habits and also to encourage the sport practice that will improve the life quality for a further healthy adult life.

Keywords: Overweight. Children. Result. Awareness. Activity.

Introdução
Obesidade infantil é caracterizada pelo acúmulo em excesso de gordura corporal, que afeta de maneira negativa a vida e o bem estar da criança, trazendo consequências gravíssimas à saúde, como problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes, problemas ortopédicos, respiratórios e também psicológicos. A obesidade na infância é um fator de risco de permanência e/ou o aumento de desenvolvimento da obesidade na vida adulta.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 41 milhões de crianças com até 5 anos e mais de 123 milhões entre 5 e 19 anos estão com sobrepeso.
Há uma enorme tendência de que este número continue crescendo, principalmente em países menos desenvolvidos. Hoje existem muitos programas de combate à obesidade para adultos, nada muito efetivo voltado para as crianças.

1 Objetivo Geral
Sabendo que o objetivo da Educação Física escolar é tratar do desenvolvimento da criança como um todo, direcionamos nosso trabalho paralelamente com a matéria de Ciências integrando conhecimentos para alertar sobre a obesidade infantil e seus riscos, mostrando que, com a prática regular de atividade física e uma alimentação saudável se obtém uma melhor qualidade de vida.

2 Objetivos Específicos
Com a Educação Física o objetivo é o de abordar sobre a importância da prática de atividades físicas diminuindo o sedentarismo, o que promove o desenvolvimento físico, motor, cognitivo e afetivo com melhor qualidade.
Com a matéria de Ciências o objetivo é o de tratar sobre a importância de uma alimentação saudável, demonstrando com a pirâmide alimentar os efeitos positivos e negativos e o quanto implica diretamente na vida do ser humano.

3 Metodologia
O estudo teve como base principal a pesquisa de campo, realizada com 130 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I em uma escola particular da periferia de São Paulo, e uma pesquisa feita com os pais através do Questionário do Nível de Atividade Física (IPAQ), para se obter, além dos dados de avaliação física das crianças, também a influência sobre a prática de atividade física no aspecto familiar.  
Foram feitas duas visitas à instituição de ensino.
Na primeira, executou-se a avaliação física das crianças, obtendo as seguintes informações: Peso (massa), Estatura, Idade e se pratica atividade física fora da escola.
E na segunda visita, foi desenvolvido uma atividade física/recreativa juntamente com a Profª de Ciências deixando claro e conclusivo à todos os alunos a importância do tema abordado no estudo.
Enquanto era feita a avaliação física de cada criança, propôs-se uma atividade em sala onde as crianças respondiam por escrito ou desenho sobre, o que mais gostam de comer, atividade física que mais gostam e praticam e como se veem quando forem adultos.
Para a classificação foi utilizado o índice de massa corporal (IMC), que é o resultado da divisão da massa pela sua estatura ao quadrado.
De acordo com as tabelas de IMC infantil da Organização Mundial de Saúde (OMS), separadas por sexo, classificou-se as medidas corporais de 130 crianças entre 5 e 11 anos.

Figura 1: Avaliação de Estatura e Massa e Atividade em Sala

 

4 Discussão dos Resultados

 

Figura 2: Gráfico de Classificação do IMC Feminino

 

Figura 3: Gráfico de Classificação do IMC Masculino

 

De acôrdo com os gráficos da Figura 2 e Figura 3 acima observa-se:
Da população total avaliada 4,6% apresentou nível de obesidade, 19,2% nível de sobrepeso, 52,3% nível normal, 22,3% abaixo do peso e 1,6% muito abaixo do peso.
O nível de obesidade mostrou-se relativamente baixo mas o que chama a atenção é que o nível de sobrepeso foi substancial em todas as faixas etárias.
Outro dado relevante avaliado é o de 22,3% da população abaixo do peso.
Da população total avaliada 64,6% são da faixa etária de 07 a 09 anos.
Esses resultados de uma forma geral positivos provavelmente estão atrelados ao programa de alimentação e atividades físicas oferecidas por essa instituição de ensino o que é muito provável que não reflita a realidade das instituições de ensino de uma forma geral o que para essa conclusão seria necessário uma abrangência maior do estudo.
Foi avaliado também o nível de influência que as crianças têm no âmbito familiar sobre a prática de  atividade física. Para isso enviamos para os pais o (IPAQ) Questionário do Nível de Atividade Física.
Foram enviados 130 formulários IPAQ dos quais:
Retornaram 48 (27%) formulários, sendo 21 (44%) sem respostas conclusivas, 16 (30%) praticam ativamente atividades físicas e 11 (22,9%) praticam pouca ou nenhuma atividade física demonstrando uma situação de sedentarismo.

Considerações Finais
São vários fatores que levam à obesidade infantil, irregularidades no sono, má alimentação, falta de atividade física e a própria genética pode ser um deles. O estudo teve como objetivo principal a incidência de obesidade no ensino infantil e fundamental e o quanto a atividade física e a alimentação estão diretamente ligados ao combate e prevenção, com uma linguagem simples e objetiva sem entrar no mérito de diagnóstico e prescrição de nenhum programa ou tratamento específico.
De acordo com os dados coletados fica claro que por questões sociais, profissionais e culturais, as famílias de uma forma geral não tem como hábito a prática de atividades físicas regulares o que reflete diretamente no desenvolvimento da criança pois aprende-se o que é ensinado, vivenciado e exemplificado.
Sendo assim fica expresso a necessidade de desenvolvimento de programas de atividades físicas e programas de nutrição com foco na criança e adolescente o que envolve diretamente as famílias, instituições de ensino, organizações não governamentais (ONGS) de uma forma geral em conjunto com as instituições governamentais.

Referências
FADC. Crescimento da obesidade infantil. Disponível em https://www.fadc.org.br ELPAIS. Fatores que levam à Obesidade. Disponível em https://brasil.elpais.com
NACOESUNIDAS. Estimativas até 5 anos. Disponível em https://nacoesunidas.org
TERRA. Estimativa de Crianças e Adolescentes. Disponível em https://www.terra.com.br

Bibliografía Consultada
VAGNER RASO. JULIA MARIA D'ANDREA GREVE. MARCOS DOEDERLIN POLITO. Pollock - Fisiologia Clínica do Exercício. 1. edição. Editora Manole Ltda. Brasil, 2013.




 

Anexos

 

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO

DADOS PESSOAIS DA CRIANÇA

Nome:

Idade:

Peso (Massa):

Estatura:

Sexo:

Pratica atividade física?

Sim ( )   Não ( )

Qual? _________________________________




 

brasao-uniitalo

CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO

Credenciado Portaria SESu/MEC nº 1697 de 13 de Outubro de 2006

Avenida João Dias nº 2046 – Santo Amaro – São Paulo – 04724-003 Fone/Fax: 5645-0099

 

 

APRESENTAÇÃO

    

    Senhores pais, nós alunos do 6º semestre de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, estamos juntamente com a professora de Ciências Silmara, realizando uma pesquisa sobre alimentação, hábitos e atividades física dos familiares, bem como  do seu filho (a).

    Nosso objetivo é apresentar conhecimentos, conscientizar os alunos envolvidos sobre esse tema tão recorrente, a obesidade infantil.

    Ao final utilizaremos as informações coletadas para o nosso TCC e estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos, que se fizerem necessário.




 

brasao-uniitalo

CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO

Credenciado Portaria SESu/MEC nº 1697 de 13 de Outubro de 2006

Avenida João Dias nº 2046 – Santo Amaro – São Paulo – 04724-003 Fone/Fax: 5645-0099

 

 

CARTA DE INFORMAÇÃO

I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO SUJEITO DA PESQUISA OU RESPONSÁVEL LEGAL

NOME DO PARTICIPANTE:...................................................................................................................................

DOCUMENTO DE IDENTIDADE Nº: ........................................     SEXO:    M (  )   F (  )

DATA NASCIMENTO: ......../......../......

ENDEREÇO ................................................................................. Nº ........................... APTO: ..................

BAIRRO:  ........................................................................ CIDADE  .............................................................

CEP:.........................................  TELEFONE: DDD (............) ......................................................................

RESPONSÁVEL LEGAL ..............................................................................................................................

NATUREZA (grau de parentesco, tutor, curador etc.) ..................................................................................

DOCUMENTO DE IDENTIDADE :....................................    SEXO:  M (  )   F  (  )

DATA NASCIMENTO.: ....../......./......

ENDEREÇO: ............................................................................................. Nº ................... APTO: .............................

BAIRRO: ................................................................................ CIDADE: ......................................................................

CEP: .............................................. TELEFONE: DDD (............)..................................................................................

 

II - DADOS SOBRE A PESQUISA CIENTÍFICA

A ABORDAGEM DA OBESIDADE INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.

 

Nome dos Alunos:

 

LUIZ FELIPE CARMONA                                ID: 36180

JEFFERSON GONZALEZ                               ID: 41948

MARCOS DE CAMARGO                               ID: 33423

RENATO DOS SANTOS CORREIA                ID: 33741

SHEILA REBOUÇAS                                       ID: 33006

TATIANA ALMEIDA DE MORAES                   ID:41995

 

Nome do orientador: Ana Carolina Siqueira Zuntini

cargo/função: Professora

 

  1. AVALIAÇÃO DO RISCO DA PESQUISA:

SEM RISCO            RISCO MÍNIMO            RISCO MÉDIO    

RISCO BAIXO            RISCO MAIOR    

(probabilidade de que o indivíduo sofra algum dano como conseqüência imediata ou tardia do estudo)

  1. DURAÇÃO DA PESQUISA:

_________________________________________________________________________________________


 

III – REGISTROS DAS EXPLICAÇÕES DO PESQUISADOR AO PACIENTE OU SEU REPRESENTANTE LEGAL SOBRE A PESQUISA CONSIGNANDO:

   

O objetivo desse estudo feito através de uma pesquisa de campo, é obter um histórico  de atividade física familiar e o IMC da criança, para entender os fatores genéticos e comportamentais que levam a criança à obesidade. Nosso objetivo é apresentar conhecimentos e conscientizar os alunos e familiares envolvidos sobre esse tema.

 

IV - ESCLARECIMENTOS DADOS PELO PESQUISADOR SOBRE GARANTIAS DO SUJEITO DA PESQUISA CONSIGNANDO:

 

  1. Você terá acesso, a qualquer tempo, às informações sobre procedimentos, riscos e benefícios relacionados à pesquisa, inclusive para tirar eventuais dúvidas.

  2. Você terá liberdade de retirar seu consentimento a qualquer momento e de deixar de participar do estudo, sem que isto traga prejuízo à continuidade da assistência.

  3. Você terá salvaguarda da confidencialidade, sigilo e privacidade de todas as informações.

  4. Não há riscos de danos a sua saúde durante a realização destes programas.

  5. Se você tiver alguma consideração ou dúvida sobre a ética da pesquisa, entre em contato com o Centro de Pesquisas do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, localizado à Avenida João Dias, 2046, telefone 5645-0099.




 

São Paulo, ______ de _____________________________de 2017.







 

brasao-uniitalo

CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO

Credenciado Portaria SESu/MEC nº 1697 de 13 de Outubro de 2006

Avenida João Dias nº 2046 – Santo Amaro – São Paulo – 04724-003 Fone/Fax: 5645-0099

 

 

QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA (IPAQ)



Nome:_______________________________________________________________________
           

Data: ______/ _______ / ______ Idade : _____ Sexo: F ( )    M ( )w.                                         Peso:_____  Estatura:_____
 

 

Nós estamos interessados em saber que tipos de atividade física as pessoas fazem como parte do seu dia a dia. Este projeto faz parte de um grande estudo que está sendo feito em diferentes países ao redor do mundo. Suas respostas nos ajudarão a entender que tão ativos nós somos em relação à pessoas de outros países. As perguntas estão relacionadas ao tempo que você gasta fazendo atividade física na ÚLTIMA semana. As perguntas incluem as atividades que você faz no trabalho, para ir de um lugar a outro, por lazer, por esporte, por exercício ou como parte das suas atividades em casa ou no jardim. Suas respostas são MUITO importantes. Por favor responda cada questão mesmo que considere que não seja ativo. Obrigado pela sua participação !  

 

Para responder as questões lembre que:  

atividades físicas VIGOROSAS são aquelas que precisam de um grande esforço físico e que fazem respirar MUITO mais forte que o normal  

 

atividades físicas MODERADAS são aquelas que precisam de algum esforço físico e que fazem respirar UM POUCO mais forte que o normal  

 

Para responder as perguntas pense somente nas atividades que você realiza por pelo menos 10 minutos  contínuos de cada vez.  

 

1a - Em quantos dias da última semana você CAMINHOU por pelo menos 10 minutos contínuos em casa ou no trabalho, como forma de transporte para ir de um lugar para outro, por lazer, por prazer ou como forma de exercício?  

 

dias _____ por SEMANA                 (  )  Nenhum



 

 1b - Nos dias em que você caminhou por pelo menos 10 minutos contínuos quanto tempo no total você gastou caminhando por dia?

 

horas: ______ Minutos: _____

 

2a - Em quantos dias da última semana, você realizou atividades MODERADAS por pelo menos 10 minutos contínuos, como por exemplo pedalar leve na bicicleta, nadar, dançar, fazer ginástica aeróbica leve, jogar vôlei recreativo, carregar pesos leves, fazer serviços domésticos na casa, no quintal ou no jardim como varrer, aspirar, cuidar do jardim, ou qualquer atividade que fez aumentar moderadamente sua respiração ou batimentos do coração (POR FAVOR NÃO INCLUA CAMINHADA)

 

dias _____ por SEMANA                   (  )  Nenhum

 

2b - Nos dias em que você fez essas atividades moderadas por pelo menos 10 minutos contínuos, quanto tempo no total você gastou fazendo essas atividades por dia?

 

horas: ______ Minutos: _____   


 

3a - Em quantos dias da última semana, você realizou atividades VIGOROSAS por pelo menos 10 minutos contínuos, como por exemplo correr, fazer ginástica aeróbica, jogar futebol, pedalar rápido na bicicleta, jogar basquete, fazer serviços domésticos pesados em casa, no quintal ou cavoucar no jardim, carregar pesos elevados ou qualquer atividade que fez aumentar MUITO sua respiração ou batimentos do coração.

 

dias _____ por SEMANA (  )  Nenhum   


 

3b - Nos dias em que você fez essas atividades vigorosas por pelo menos 10 minutos contínuos quanto tempo no total você gastou fazendo essas atividades por dia?

 

horas: ______  Minutos: _____   

 

As questões 4a e 4b são sobre o tempo que você permanece sentado todo dia, no trabalho, na escola ou faculdade, em casa e durante seu tempo livre. Isto inclui o tempo sentado estudando, sentado enquanto descansa, fazendo lição de casa visitando um amigo, lendo, sentado ou deitado assistindo TV. Não inclua o tempo gasto sentando durante o transporte em ônibus, trem, metrô ou carro.   

 

4a - Quanto tempo no total você gasta sentado durante um dia de semana?

______horas ____minutos

4b - Quanto tempo no total você gasta sentado durante em um dia de final de semana?  ______horas ____minutos  


 

5a - Possui alguém em sua família com histórico de doenças cardíacas?

5b - Caso a resposta tenha sido sim, relate brevemente.




 

brasao-uniitalo

CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO

Credenciado Portaria SESu/MEC nº 1697 de 13 de Outubro de 2006

Avenida João Dias nº 2046 – Santo Amaro – São Paulo – 04724-003 Fone/Fax: 5645-0099

 


 

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)


 

Acredito ter sido suficientemente informado a respeito das informações que li ou que foram lidas para mim, descrevendo o estudo A ABORDAGEM DA OBESIDADE INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.

Eu discuti com os responsáveis pelo estudo sobre a minha decisão em participar nesse estudo. Ficaram claros para mim quais são os propósitos do estudo, os procedimentos a serem realizados, seus desconfortos e riscos, as garantias de confidencialidade e de esclarecimentos permanentes. Ficou claro também que minha participação é isenta de despesas. Concordo voluntariamente em participar deste estudo e poderei retirar o meu consentimento a qualquer momento, antes ou durante o mesmo, sem penalidades ou prejuízo ou perda de qualquer benefício que eu possa ter adquirido, ou no meu atendimento neste Serviço.

 

___________________________________

Assinatura do participante/representante legal                Data         /       /       

 

__________________________________

Assinatura da testemunha                            Data         /       /       

 

(Somente para o responsável do projeto)

 

Declaro que obtive de forma apropriada e voluntária o Consentimento Livre e Esclarecido deste praticante ou representante legal para a participação neste estudo.

 

________________________________

Assinatura do responsável pelo estudo                    Data         /       /      




 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×