20/10/2014

Acervo on-line do Centro de Memória da Eletricidade vai triplicar

Coleção de registros sonoros, vídeos e documentos pode ser acessada gratuitamente no site do Centro de Memória

 

O acervo on-line do Centro de Memória da Eletricidade no Brasil triplicará até o fim deste ano, segundo informações da Eletrobras, empresa que mantém o centro de memória. A expectativa é que a coleção de títulos acessível pela internet alcance um total de 17.606 documentos entre registros sonoros, vídeos, documentos textuais e referências até o fim de 2014.

Criado no ano de 1986, o Centro da Memória da Eletricidade tem o objetivo de preservar registros sobre o setor elétrico no País. Por meio de seu portal eletrônico, o Centro da Memória organiza exposições virtuais, simulando um passeio pelos corredores e salas de um museu.

Um exemplo é a mostra “A Iluminação Pública na Cidade do Rio de Janeiro”. Com fotos, mapas e gravuras, a exposição aborda o período de 1890 a 1930, quando começaram a ser instalados lampadários a azeite nas ruas e passeios, que depois foram substituídos por lamparinas a gás - única forma de iluminação na capital até 1881, quando foram instalados os primeiros postes de iluminação elétrica, no Jardim do Campo da Aclamação (atual Praça da República).

Atualmente, o Centro de Memória da Eletricidade no Brasil conta com 5.104 títulos, entre documentos, publicações, fotos e material iconográfico da Biblioteca Leo Amaral Penna.

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×