04/12/2017

Africanizando na Escola

 CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO
Curso de educação física


PAPIT
AFRICANIZANDO 
NA 
ESCOLA

São Paulo
2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO
Curso de educação física


FLAVIO C. NASCIMENTO ID 128414
JOSIANE TELES DA SILVA ID 21018                                                                                                                             MICHELLE FERREIRA ID  39641,                                                                                                                                              VALTER MIRANDA ID 157740

AFRICANIZANDO NA ESCOLA

 PROJETO  APRESENTADO NO COLÉGIO EMEF.                                                                                                                           DEPUTADO         JOSÉ          BLOTA       JÚNIOR.                                                                                                                       COMO    REQUISITO  CULTURA NA EDUCAÇÃO                                                                                                                         FÍSICA      E     CULTURA      CORPORAL        DO                                                                                                                         MOVIMENTO,       COM    A   ORIENTAÇÃO     DO                                                                                                             PROFESSOR EDUARDO O OKUHARA ARRUDA.

São Paulo
2017

SUMÁRIO

1-   APRESENTAÇÃO ……………………………………………......................... 1 
2-   DIAGNÓSTICO…………………………………………......…........................ 2
3-  .OBJETIVO GERAL ……………………………………………....................... 3
3.1-OBJETIVOS ESPECÍFICOS….......…………………...…............................. 3
4-   METAS …………...……………………………………...…............................. 4
5-   METODOLOGIA ………………………………………..…….......................... 4
6-   RECURSOS HUMANOS  ……….…………….....…..………........................ 5
7-   RECURSOS MATERIAIS …..……………..………….......…........................ 5
8-   RECURSOS INSTITUCIONAIS………...…...……………............................ 5
9-  RECURSOS FINANCEIROS…….……………………...….…....................... 6
10-COORDENAÇÃO DO PROJETO……...……………….…............................ 6
11-CRONOGRAMA ..……………...…………………………............................... 6
12-SISTEMA DE AVALIAÇÃO…………………..........…….……........................ 7

1 - APRESENTAÇÃO
   A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população. O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.
Esse é um tema de extrema importância e deve ser abordado em sala de aula, pois os alunos devem ter conhecimento da diversidade cultural do país e saberem a origem de festas folclóricas, culinária, crenças e todos os tipos de manifestações culturais, fortalecendo ainda mais o processo de valorização dos costumes locais, contrapondo a tentativa de unificação de uma cultura de massa imposta pelos meios de comunicação. Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra. Deve-se esclarecer o conceito de cultura e citar os principais elementos que configuram a cultura de um determinado local. Questione os alunos sobre os aspectos culturais do Brasil e os principais povos responsáveis pela disseminação cultural. 
A Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008) discursa que a finalidade da Educação Física deve ser repensada e sua ação educativa, transformada segundo um enfoque cultural, isto é, levando em conta as diferenças culturais manifestadas pelos alunos em certos contextos. Também defende que a Educação Física escolar deva tratar pedagogicamente de conteúdos culturais relacionados ao movimentar-se humano expresso de diversas formas: jogos, ginásticas, danças e atividades rítmicas, lutas e esportes.  Esta quantidade de conteúdos ou eixos temáticos impossibilita a sua implementação ordenada e se termina administrando os conteúdos pelas suas características lúdicas e de interesse, más, sem uma planificação. Para facilitar a implantação comparamos os conteúdos da Cultura Corporal 
O escritor Pérez Gallardo, “Contemporaneidade: o aumento do fluxo de informações influencia os conceitos e as relações que as pessoas mantêm com seus corpos e com as outras pessoas, gerando atitudes preconceituosas em relação a diferenças de sexo, etnia, características físicas etc”.
     O ERER é um dos núcleos incluídos nas diretrizes curriculares, que trabalha com o processo de inclusão dos educandos entre si, pois é necessário desenvolver técnicas para haver boas relações, nos estabelecimentos de ensino. Ensinando para os educandos as diferenças que existem, e que possuam aceitar e respeitar as mesmas.  Este trabalho de pesquisa é estudo qualitativo segundo (CHIZZOTTI, 1995,p.79) o modo qualitativo de pesquisa segue-se de um fundamento de que existe uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, havendo assim uma interdependência viva entre o sujeito e o objeto. A pesquisa aborda aspectos relacionados a dança afro, e a cultura corporal do movimento na escola. Tendo como princípio de conclusão a dança afro como vivência pessoal nos proporcionou, tanto quanto a nós, quanto aos educandos a consciência e o respeito da corporeidade, e permitindo haver um novo olhar para a cultura negra.

2 - DIAGNÓSTICO
   A escola municipal de ensino fundamental EMEF Deputado José Blota Junior é  pública e gratuita é direito da população e dever do poder público, e deve estar a serviço das necessidades e características de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos indiscriminadamente. Têm por fim promover a educação e o ensino fundamental regular seu princípio básico é a construção do conhecimento, indispensável ao exercício ativo da cidadania na vida cultural, política, social e profissional. A escola municipal de ensino fundamental deverá desenvolver ações de apoio ao processo educativo, através de projetos integrados com outros secretários de acordo com as necessidades, visando garantir as condições necessárias ao desenvolvimentos do educando. A escola municipal de ensino fundamental EMEF Deputado José Blota Junior. Possui uma quadra fechada, e um pátio interno com palco para atividades culturais e um pátio externo para atividades recreativas, 20 salas de aulas, 1 sala de xadrez, 1 refeitório,  muito gratificante para os professores de educação física, pois por se tratar de uma escola pública tem muita coisa para se usar  é só ter criatividade. A escola dias culturais, primavera, consciência negra, final de ano abre as portas para a comunidade, que saiba dançar cantar ou atuar fazer uma apresentação na escola para seus filhos, havendo uma interação entre comunidade e escola.  Visando a importância da cultura e a participação da comunidade o colégio Blota Junior disponibilizou o espaço e tempo de 3horas  de aula, iremos colocar  em prática o nosso projeto,  utilizando o espaço da quadra, para ensinar a dança de  origem africana o maculelê. 

3 – OBJETIVO GERAL
Apresentar  uma manifestação afro brasileira,  especificamente o maculelê para crianças da sala 15, do fundamental I, com a idade de 7 a 8 anos, do colégio Blota Junior.

3.1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Pontuar Historicamente a Cultura da Dança Maculelê.
Ensinar a Manusear os Bastões de forma coordenada.
Promover harmonia própria.
Promover um bom movimento e ritmo. 
Vivenciar de forma lúdica a cultura do maculelê, usando instrumentos típicos.
Trabalhar a concentração, psico- motor e sócio afetivo.
Conhecer um pouco da história do maculelê, com a finalidade de motivar a incorporação dessas práticas.
Evitar o preconceito 

4 - METAS
Aplicar para 30 crianças do fundamental I, da escola José Blota Junior para ser apresentados para seus pais nos dias culturais.
Mostrar para professores da área que não precisamos gastar nada para fazer uma atividade diferente.

5 – MÉTODOLOGIA
   A dança que desenvolvi com as crianças foi o maculelê, para que nós possamos dialogar sobre o que representa o maculelê, conversar sobre a essência dessa dança, que tem toda uma simbologia, sobre a questão de luta, competição, respeito, confiança, ancestralidade e muitos outros valores que a dança contempla. Conversamos sobre muitas danças afros, mas trabalhei somente com um ritmos, que com certeza servirá como uma fonte a caminho de informações e histórica.                                                                                                                                               

6 - RECURSOS HUMANOS  

FLAVIO C. NASCIMENTO: Aluno do Centro Universitário Ítalo Brasileiro 
Curso de Educação Física – 6 período 
 JOSIANE TELES DA SILVA: Aluno do Centro Universitário Ítalo Brasileiro 
Curso de Educação Física – 6 período 
 MICHELLE FERREIRA DE JESUS: Aluno do Centro Universitário Ítalo Brasileiro 
Curso de Educação Física – 6 período

 VALTER MIRANDA: Aluno do Centro Universitário Ítalo Brasileiro 

Curso de Educação Física – 6 período 
APARECIDA FLORENCIO BEZERRA: Professora pedagógica do colégio
ANA PAULA DE OLIVEIRA: Professora pedagógica do colégio

7 - RECURSOS FINANCEIROS  
Usamos cabos de vassouras Velhos, que pedimos para vizinhos e amigos, as tintas ficaram por conta dos idealizadores do projeto.
A instituição não teve participação financeira.

8 - CRONOGRAMA 

Falamos com a coordenação escola dia 20/09/2017 sobre o projeto.
Foi realizado dia 01/11/2017 ás 14:15 com duração de 45 minutos.

9 - SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Chegado o momento tão esperado da nossa apresentação todos estavam ansiosos e tensos. A escola disponibilizou o pátio para que nos pudesse passar para as crianças nosso projeto, após a professoras Aparecida Florêncio Bezerra e Ana Paula de Oliveira Professoras pedagógica do colégio nós apresentarem para as crianças, tomamos a palavra fui descrevendo um pouco de nós professores de Educação física expliquei o que íamos fazer com eles, pedi para cada falar o nome e o que sabiam sobre África, cultura, e o  que era racismo. No momento pensei que eles não iam saber falar sobre, mas nos surpreendemos pois eles sabiam falar muito bem sobre o assunto, inclusive gravei na mente uns dos relatos: 
  - minha mãe disse que sofreu preconceito na loja ela veio chorando pra casa.
outra criança disse:
- a minha disse para meu pai que no serviço dela chamaram de escrava.
Diante desses depoimentos ficamos impressionados e chateados ao mesmo tempo como os pais passa por tantos momentos da  vida e tentam esconder a realidade para seu filho,  chateados por ainda ter uns e outros que ensina coisas e palavras erradas a seus filhos,  e ficamos felizes por ver as crianças participando muito bem interagindo com nós por terem nos conhecido  aquele momento e já confiar em compartilhar suas historias.
Depois contei a historia do Maculelê: luta e dança. O maculelê é uma cultura tradicional de santo amaro da purificação, Bahia que remonta o período colonial(1500-1822), relembrando a memória dos negros escravizados trazidos para terras estrangeiras e acabando por incorporar outro elementos culturais. O monte central do maculelê e a luta de um povo que desejava liberdade, através de danças com bastões e ritmos que lhe são peculiares, levando o brincante de maculelê, a momentos  de fantasia e recordação  de experiências vividas pelos nossos antepassados, conversados na memória daquele que insiste em mantê-
los lembrados. Esses momentos são protagonizados por corpos que dançam para reviver tal memória, recriando de várias maneiras.
 Após falarmos sobre o maculelê, formamos um circulo no pátio da escola, estava em 30 alunos, entregamos para 10 alunos dois bastões amarelos, 10 alunos dois bastões verdes, para 10 alunos dois bastões azul, os deixei agir sozinhos por 10 minutos cada um produziu um som diferente de forma diferente, eles interagiram tão bem e faziam perguntas que tivemos que responder com muita calma.
Passamos o  1ª passo bater o bastão no chão com força, cantando à seguinte musica:    maculele reee maculele reee, maculele reeee maculele reee 
Em seguida passamos o 2ª passo bater no chão bem forte com o bastão mas com as mão em forma de x cantando a mesma canção a cima. Mas nessa hora conversamos entre nós e fizemos um improviso,  perguntamos para sala.
- Que musica vocês gostariam de cantar, usando nossos bastões?
 E ai de repente a turma toda começou a cantar bem alto "bate no chão" bate no chão" bate no chão"bate no chão". Nossa nossos corações bateram a mil pois nunca tínhamos vivenciado isso, e por acharmos que as crianças não tem ideias para isso por serem muito pequenas.
Depois o 3ª passo, que era bater bastão com bastão com seu amigo que estava do seu lado. interagiram bem, não teve caso de nenhuma criança querer acertar o amigo, pois esse era o nosso maior medo naquele momento. 
Por fim o 4ª passo que foi unir os três passos de cima e cantando:
1ª passo:  maculele reeee, maculele reeee bem lento.
2ª passo: cantamos bem alto e rápido "bate no chao" na hora de cantar bate, batiam em forma de x e na hora de cantar chão, batiam no bastão do amigo. Por fim perguntei o que eles acharam, cada um falou seu relato, agradecemos por eles terem incrementado nosso trabalho com uma musica feita por eles, deixamos os bastões para eles fazerem a apresentarem para os pais, quando chegassem em casa. 
Foi muito importante para nos fazer essa vivencia, assim sabemos que estamos apito a trabalhar na escola e sabemos improvisar na hora, passando o que nos aprendeu em sala de aula. 

 

REFERÊNCIA  BIBLIOGRÁFICAS
(http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm) (Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia)
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.11-19.pdf
maculele história: arte e vida. www.danielpenteado.com.br/historiamaculele.html
Chizzotti antonio. pesquisa em ciências humana e sociais. São Paulo
PÉREZ GALLARDO, J.S. Delimitando os conteúdos da cultura corporal que correspondem à área da Educação Física. FEF/Unicamp, p. 3, 2011. 

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