24/11/2015

Agricultura familiar melhora a alimentação universitária

Durante quatro meses, serão entregues na universidade frutas, verduras, hortaliças, laticínios, doces e grãos

 

Para difundir a alimentação saudável entre alunos, professores e funcionários, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) selecionou oito cooperativas de agricultores familiares para fornecer 62,4 toneladas de alimentos aos dois restaurantes universitários da instituição. Com investimento de R$ 600 mil, a compra ocorre pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal.

Durante quatro meses, serão entregues frutas, verduras, hortaliças, laticínios, doces e grãos. “São alimentos limpos, sem agrotóxicos e de ótima qualidade”, explica a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPel, Ediane Sievers Acunha. Desde 2013, a universidade compra alimentos de agricultores familiares. Hoje, esses produtos representam 80% da aquisição mensal da instituição. 

Cerca de mil famílias de agricultores serão beneficiadas em quatro municípios do Rio Grande do Sul. “Fortalecer a produção dos pequenos agricultores reflete na nossa alimentação. Nossos restaurantes servem cinco mil refeições por dia e já são referência em comida de qualidade”, afirma Ediane. 

Chamadas Públicas

Na modalidade, governos estaduais, prefeituras e órgãos federais da administração direta e indireta compram alimentos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas, sem necessidade de licitação. Podem comprar as instituições que fornecem alimentação, como hospitais, quartéis, presídios, restaurantes universitários, refeitórios de creches e escolas filantrópicas, entre outros. 

Fonte: MDS

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×