20/12/2016

Ajudante de Papai Noel

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br

 

            A expectativa de vida do povo brasileiro em 1900 era de 33,7 ano. Nos anos de 1940 passou para 42,7 anos. Entre 1940 a 1960 deu um salto para 52,4 anos. No ano de 1980 saltou para 61,7 anos[1]. De acordo com Agência Brasil, entre 1900 e 2014, essa expectativa deu um salto chegando a 75,4 anos, mas não podemos desconsiderar que essa expectativa tem suas singularidades por regiões como exemplo no Estado do Maranhão, cuja expectativa é 67,6 anos.

            A reforma da previdência só para lembrar, é uma reforma criada por pessoas que se aposentaram cedo demais e com privilégios, ou seja, são as pessoas menos indicadas para se fazer algo, mas como estamos em um país democrático, e direta ou indiretamente foi o "povo" que escolheu tais representantes, seja pelo voto direto ou pelo analfabetismo político do povo que tudo aceita como reflexo de uma domesticação subalterna, cabe a nós, "aceitarmos" ou torcermos para que na próxima eleição, o novo governos tenha um olhar mais atencioso e encontre um meio para invalidar essa insanidade arbitrária embasada em falácias.

            O fato é que as coisas estão caminhando para o desespero de muitos trabalhadores que sonhavam com a aposentadoria e para os mais preparados, foi vislumbrado uma oportunidade de tentar juntar o útil ao agradável, já que se tem que fazer isso, que seja por prazer e não pela dor.

            Uma alternativa é ser ajudante de Papai Noel, afinal de contas, este é a imagem da pessoa mais velha que temos e que continua a trabalhar sempre sorrindo.

            Acho que o Velho Noel terá que dispensar os duendes ajudantes e contratar os professores, pois eles têm larga experiência com crianças e estão acostumados a trabalharem sobre pressão, principalmente em dezembro.

            Os professores apresentam outras vantagens, por exemplo, muitos estão acostumados a ver o seu 13º somente no ano seguinte, isso implica que financeiramente é também vantajoso, como exemplo o Estado o Governo de Minas que o parcelou para 22/12/2016 e 24/01/2017.

            De acordo com o Estadão, serão cerca de 2 milhões de pessoas que poderão sair prejudicadas caso seja confirmado o cenário e a União não ajude as Unidades Federativas como: Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe.

            Por que o professor pode ser um bom ajudante do Velho Noel? Porquê além de entender de crianças, conhece bem os problemas sociais e suas possíveis soluções, sem contar que alguns professores têm conhecimentos das especificidades regionais. 

            O problema são as doenças que ocorrem com a chegada da idade do idoso e de acordo com o Estatuto do idoso a idade legal, ou seja, que está na lei,  é igual ou superior a 60 anos, o que quer dizer que a aposentadoria agora será para idosos, o que acarretará em absenteísmos e até mesmo óbitos devido a estas doenças, o que implica em dizer que muitos não usufruirão da aposentadoria.

            De acordo com pesquisas, as doenças mais comuns que ocorrem no idoso são infarto, angina dentre outras ligadas ao coração representam  11,8%, O AVC com 9,9%, Diabetes mellitus com 5,9%, Enfisema pulmonar e bronquite crônica com 5,6%, Mal de Alzheimer e outras demências com 4,2%, Perda de audição com 3,3%, Doença cardíaca hipertensiva com 3,3%, Pneumonia 2,7%, Osteoartrose com 2,6% e catarata com 2,2%.[2].

            Não precisamos ser especialistas para entender que tais percentuais acontecem em situação normal, ou seja, com o brasileiro já aposentado e em sua zona de conforto, logo, com ele trabalhando até 65 anos e com o aumento do estresse, isso tenderá a aumentar, ou seja, tanto o Brasil e o Velho Noel sofrerão baixas nos seus contingentes.

 

[1] Para mais informações vide http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/29092003estatisticasecxxhtml.shtm

[2] Para mais informações vide http://leonardof.med.br/2010/10/06/as-10-principais-doencas-dos-idosos-no-brasil/

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×