09/06/2020

Algoritmo

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente– www.wolmer.pro.br

 

            Muitas pessoas têm dificuldades em descrever nos mínimos detalhes uma sequência de passos para se resolver um problema. Essa sequencia detalhada é denominada de algoritmo, conceito este que é fundamental na área computacional, mas apesar de ser usado muito na área da tecnologia da informação, é muito comum também em nosso dia a dia, já que se trata de uma sequência ordenada de passos executáveis e que não podem ter ambiguidades e estes passos são definidos por um processo finito, ou seja, ele deverá ter toda uma sequencia lógica com um final pré-determinado.

            Podemos pegar como exemplo uma receita de bolo, ao qual as informações de como o bolo deve ser preparado está escrita de forma sequencial e lógica, e obviamente se pularmos algumas etapas o produto final que é o bolo em si, ou ficará "solado" ou será qualquer coisa, menos o bolo esperado.

            Lima e Souza no artigo intitulado Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Algoritmo na Educação Básica, apresentado na II CONEDU (Congresso Nacional de Educação)[1] relatam que trabalhar com inserção de pensamento computacional desde o ensino básico, proporciona ao educando benefícios no seu desenvolvimento educacional além de incentivar os mesmos a vislumbrar por carreiras na área computacional, bem como ressaltar as diversas formas de se resolver problemas relacionados ao seu cotidiano e por conseguinte, as matérias escolares alavancando assim um rendimento escolar mais efetivo.

            Obviamente que o algoritmo deve ser entendido por seu destinatário, ou seja, suas ações e/ou instruções devem estar claras para que sejam executadas com sucesso, caso não ocorra, é sinal que o mesmo precisará de um refinamento ainda mais detalhado.

            Assim sendo, Lima e Souza citados acima, evidenciam que o algoritmo auxilia no domínio de uma lógica de programação, e de certa forma, facilita a assimilação de qualquer linguagem de programação, o que bastará apenas fazer as devidas traduções do algoritmo para a linguagem específica, já que ele é visto também como reprodução de um padrão, isto é, rotina.

            Todos nós seguimos algumas rotinas, seja para trocar uma lâmpada, atravessar uma rua, ir a um endereço qualquer ou até mesmo um presente de aniversário.

            Dito isso, é Interessante perceber que o algoritmo não pode ser vislumbrado apenas para uma linguagem de programação, pois por se tratar de uma sequência lógica e finita, o mesmo pode ser usado também para a execução de tarefas cotidianas tendo um conhecimento de forma plural através da transdisciplinaridade.

            O algoritmo ajuda o educando a colocar ordem em seu raciocínio e isso é feito o tempo todo, seja para escrever uma texto, resolver uma expressão algébrica ou solucionar um problema cotidiano, já que se as sequências certas não forem efetivadas, o resultado final poderá ficar comprometido.

            Perceba que usamos algoritmos para criar rotinas e assim resolvermos problemas de simples a complexos, e problemas todos temos, desta forma, que a educação consiga ensinar a seus alunos o conceito e aplicação de algoritmo para que estes consigam descrever etapas através de rotinas para possíveis soluções.  

 

[1] Para mais informações vide https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA2_ID513_08092015112155.pdf

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