25/03/2005

Alunos carentes de Pernambuco terão bolsas de estudo

Alunos carentes que estão iniciando as aulas em três universidades públicas de Recife (PE) têm um incentivo a mais para encarar os desafios dos cursos. Repetindo a iniciativa do ano passado, a Fundação de Apoio à Ciência do Estado (Facepe), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), vai oferecer 105 bolsas de estudo mensais no valor de R$180,00 aos estudantes com melhor classificação no último vestibular das seguintes instituições: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE).

Para receber a Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA), o estudante não precisa se inscrever. Aprovado no vestibular da UFPE, UFRPE e UPE, e tendo sido aluno do ensino médio da rede pública, ele poderá ser um dos contemplados. Este é o segundo ano de implantação da bolsa.

O critério para a seleção dos beneficiados, no caso das universidades federais, é o aluno ter ficado entre os melhores colocados na primeira fase do vestibular. A UPE adota o critério de classificação dos estudantes no vestibular. São 34 bolsas para a UFPE, 18 para a UFRPE e 53 para a UPE. A Seduc distribui cerca de 45 dessas bolsas, para alunos dos cursos de licenciaturas.

As bolsas têm a duração de seis meses, podendo ser renováveis por mais seis. O estudante também precisa prestar serviço comunitário à sociedade, como trabalhar em escola pública como monitor. Caso o estudante seja reprovado por faltas ao final de seis meses, ele perderá o direito ao benefício.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×