Alunos norte-americanos têm aulas na Unisul
Eles participam do Summer Program que oferece um mês de aulas da Língua Portuguesa e Cultura Brasileira
Um grupo de alunos da Universidade da Carolina do Norte Wilmington (UNCW) está em Florianópolis para o curso Summer do Programa de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira. Esta oferta da Unisul ocorre no período de férias do hemisfério norte e os onze estudantes norte-americanos têm aulas durante quatro semanas na Universidade.
Entre as atividades da última semana, eles acompanharam a aula do professor Baltazar Guerra e conheceram o campus da Pedra Branca. Na Unidade de Aprendizagem ‘Global Economics’, os alunos estrangeiros do programa semestral têm aulas juntamente com os alunos brasileiros em inglês. Durante a visita dos alunos da Carolina do Norte, vinculados ao programa de verão, o aluno norte-americano Michael Burrows, do programa semestral, avaliou a Universidade. “A Unisul está de parabéns em promover um programa internacional que debate temas tão relevantes como os desafios globais, à semelhança do que acontece nas melhores Universidades Norte-Americanas. As aulas do professor Baltazar abordam as tendência e cenários econômicos e políticos”, afirmou.
Para Micaela Pessoa a viagem o curso de quatro semanas no Brasil vai aproximá-la do marido que é do Macapá. “Estudo Marketing e Artes Visuais nos EUA e vim aprender mais sobre a cultura do meu marido”, afirmou. Tavaris Avery é outro aluno com família no Brasil. “Meu pai é gaúcho e esta viagem também serve para visitar familiares”, comentou Avery.
O estudante Brandon Mark Gage nasceu em Nova Iorque, mas é aluno da UNCW. “Estudo marketing e me interessei nas disciplinas oferecidas pela Unisul aqui no Brasil. Adorei a cidade, as praias, o clima e principalmente as mulheres”, descontraiu o aluno. As estudantes Nicole Catherine Gaylord e Erika Lynn Gustaveson aprovaram a beleza do relevo brasileiro e as pessoas. Já, Stephen James Dipietro, é de Nova Jersey, mora na Carolina do Norte e estuda Economia. “Observamos o Brasil como país emergente, com PIB em crescimento, mas ainda é cedo para eu fazer outras avaliações”, disse.
A aula do professor Baltazar acompanhada pelo grupo da Carolina do Norte abordou os desafios globais e o Millennium Project. Foram analisados os desafios com destaque para a importância da gestão da água, saneamento básico e as crises decorrentes da escassez deste recurso, com enfoque na promoção e desenvolvimento das Energias Renováveis.
A aluna Olga Gladkova, da Federação Russa, afirmou que foi fantástico desenvolver o tema da Energia Sustentável e relacioná-lo com o crescimento da população mundial. “A Questão energética é muito importante para a Rússia e nas aula de Global Economics podemos aprender muito sobre a matriz energética e as energias renováveis”, finaliza.
O professor Carlos Rodrigues, da Universidade da Carolina do Norte Wilmington, acompanha o grupo de alunos norte-americanos durante sua estadia em Florianópolis. “Temos alunos de Economia, Marketing, Teatro, Química, Psicologia entre outros que estão aqui para este curso de cinco semanas e até agora estão adorando”, completa o professor.