23/07/2013

Análise de um Mapeamento de Pesquisa em Resumos do Banco de Teses da CAPES no Período entre 2002 a 2012 sobre o tema AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANALYSIS MAPPING OF A RESEARCH THESIS ABSTRACTS OF CAPES BANK THE PERIOD BETWEEN 2002 - 2012 ON THE TOPIC OF VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS AND DISTANCE EDUCATION

Carlos Adriano Martins[1]

ead.adriano@gmail.com

 

Juliano Schimiguel[2]

schimiguel@gmail.com

Carlos Fernando de Araujo Jr.[3]

cfaraujojr@gmail.com

Resumo

Este artigo aborda as relações existentes entre os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA´s) e conceitos relacionados à educação a distância (EaD), por meio do mapeamento de onze resumos selecionados no banco de teses da CAPES, no período entre 2002 a 2012. Os procedimentos teórico-metodológicos utilizados partiram da pesquisa qualitativa e quantitativa, apoiadas em Bardin (1977), que sugere a categorização por meio da análise de conteúdo. Autores que abordam conceitos voltados à EaD e tecnologia educacional foram citados, como Mattar (2012) e Kenski (2010). Após o mapeamento verificou-se que os trabalhos apontam para pesquisas voltadas a formação de professores, em sua maioria, pelos programas de educação continuada oferecidos em diversos AVA´s. Também apontam para a necessidade de pesquisas que abordem as dinâmicas pedagógicas trabalhadas em cursos a distância.

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