Anhanguera de Belo Horizonte realiza projeto ‘Conhecendo o Linux’ em escolas públicas
Ação visa a implantação de cursos gratuitos de Linux e pacote BR Office; primeira turma já formada
A Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, unidade 1, realiza o projeto ‘Conhecendo o Linux’, que tem por objetivo ensinar e promover o uso do Sistema Operacional Linux nas escolas da rede pública de Belo Horizonte. A ação já teve a primeira turma formada no início de outubro, com 15 alunos da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal.
“O projeto buscar criar uma interação com a comunidade, direcionando o conhecimento e a informação, colaborando assim para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional destes jovens. Além da implantação da visão dos Softwares Livres e sua funcionalidade no mercado de trabalho, levamos os alunos a se familiarizarem com seus aplicativos e programas, de forma a se desenvolverem profissionalmente”, explica o professor Sandro Renato Dias, responsável pelo Programa de Iniciação Científica e idealizador do projeto.
O projeto envolve atualmente 18 alunos do curso de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, que se dividem em grupos para ministrar as aulas monitorar e acompanhar os alunos, além do desenvolvimento de material pedagógico e divulgação em mídias sociais.
“Com esta iniciativa abrimos o leque de oportunidades desses alunos, incentivando e instigando os participantes a buscarem o caminho do conhecimento e da informação no mundo digital”, afirma Glaydston Veloso, aluno do curso Tecnologia em Sistemas da Informação da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte e organizador do projeto.
Devido ao sucesso, uma nova turma foi iniciada no final de outubro, já tendo demanda para próximas classes. “Além de auxiliarmos esses alunos de escolas públicas, nossos estudantes sentem-se motivados, cogitando inclusive trabalhos de iniciação científica envolvendo questões tecnológicas, como gerenciamento, colaboração e cooperação usando sistemas distribuídos”, conclui o Sandro Renato Dias
A Anhanguera Educacional para Maurício Santana, estudante de Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte:
“Atualmente, exerço o cargo de gerente nacional de logística reversa e assistência técnica em uma das maiores redes varejista de eletro eletrônicos do País. Apesar de já ter um bom conhecimento técnico da área, a Faculdade está me proporcionando ampliar e diversificar meus conhecimentos, aperfeiçoando com os novos conceitos hoje existentes. Além disto, a Anhanguera está realizando para mim um sonho antigo que é me formar em logística, tão essencial hoje para o cargo que exerço. Esta oportunidade só é possível pela facilidade de conciliação do meu tempo e horários disponíveis na Anhanguera e pelo apoio encontrado nos professores e meus colegas de sala. Hoje o diploma com a formação superior na área que trabalho juntamente com todo conhecimento adquirido, contribuirá e muito para fidelizar a minha atual posição e também poder buscar o crescimento profissional.”
Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.
A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.