26/03/2013

Anhanguera oferece tutoria a alunos do ensino Médio das escolas públicas

Serão 500 universitários disponíveis para dar tutoria nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática com o objetivo de apoiar a formação dos alunos das escolas públicas

Alinhada à sua missão de contribuir com o projeto de vida do jovem profissional e com o papel social de promover o acesso à educação, a Anhanguera Educacional passa a oferecer tutoria universitária a alunos do Ensino Médio das escolas públicas. Denominada Futuro Certo, a ação é um dos braços do Um Pé no Futuro, programa que visa atualizar docentes que atuam no Ensino Médio e preparar alunos na construção de um futuro melhor.

O Futuro Certo tem como principal objetivo apoiar a formação dos alunos do Ensino Médio nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. A Anhanguera disponibilizará 500 tutores para dar as aulas, sendo um tutor para um grupo de dez alunos do Ensino Médio, em cada disciplina. A ação terá carga horária total de 32h, sendo dividido em dois módulos de 16h de tutoria para a disciplina de Língua Portuguesa e outras 16h para Matemática. Os encontros quinzenais acontecerão nos laboratórios das unidades da Anhanguera e terão duas horas de duração, quando os estudantes do Ensino Médio desenvolverão atividades e farão esclarecimentos de dúvidas.

Ao final de cada etapa, o aluno fará uma avaliação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - tecnologia digital onde são disponibilizadas ferramentas para mediação e gerenciamento em Educação a Distância. A correção da avaliação é feita automaticamente e, se bem sucedido, o aluno estará preparado para dar continuidade à próxima etapa.

“A ação pretende contribuir para que o estudante da escola pública esteja mais preparado quando chegar ao Ensino Superior”, afirma Ana Maria Costa de Sousa, Vice-Presidente Acadêmica da Anhanguera Educacional. “É também uma experiência enriquecedora para o universitário, que por meio das aulas de tutoria tem a possibilidade de adquirir experiência profissional e desenvolver a cidadania e a prática da responsabilidade social.”

Para participar do programa os alunos voluntários da Anhanguera tiveram que atender aos seguintes requisitos: ter completado o primeiro ano do curso e não ser aluno concluinte; ter obtido nota maior ou igual a 7,0 na prova de conhecimentos básicos de Língua Portuguesa e Matemática, aplicada nas unidades da Anhanguera; ter disponibilidade para participar de encontros presenciais; ter participado do Programa de Capacitação de Tutores que contempla 10 horas semanais.

Quando a ação junto aos alunos do Ensino Médio estiver concluída, os tutores receberão os certificados referentes à Tutoria Vonluntária, à participação no Simpósio de Tutores realizado no início do projeto, ao Curso de Extensão de Formação de Tutores eà carga horária de tutoria convalidada em Atividades Complementares. Os tutores ainda concorrerão a duas bolsas de estudos para um curso de Língua Espanhola, que serão sorteadas pelo Banco Santander, patrocinador da ação.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×