23/04/2014

Artigo destaca a inovação tecnológica nas unidades do Ministério da CT&I

Pesquisadores mostram como os institutos ajudam a garantir ao Brasil um lugar de destaque no cenário internacional   

 

Desenvolver pesquisas práticas e objetivas e promover a transferência do conhecimento produzido para toda a sociedade brasileira é uma das principais atribuições das unidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Artigo de Arquimedes Diógenes Ciloni e Carlos Oití Berbert apresenta algumas das contribuições dos institutos de pesquisa que ajudam a garantir ao Brasil um lugar de destaque no cenário internacional.

No artigo “As Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Contexto da Ciência Brasileira”, Arquimedes Ciloni e Carlos Oití apontam que os investimentos governamentais em inovação permitiram o desenvolvimento da urna eletrônica, por exemplo, uma das realizações do INPE, entre outros vários casos de sucesso das unidades do MCTI.

Os autores ressaltam que, no Brasil, a inovação tecnológica geralmente se faz no âmbito de órgãos públicos, visto que “grande parte do setor privado ainda prefere adquirir a tecnologia no exterior a desenvolvê-la no país”.

O artigo destaca o papel dos cursos de mestrado e doutorado das unidades do MCTI e traz ainda resultados de avaliações da CAPES que mostram, em geral, a evolução da pós-graduação oferecida pelos institutos. 

Confira o artigo neste link.

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×