Assembléia abre debate sobre situação das Fatec"s
Falta generalizada de verba que se reflete em laboratórios ultrapassados, baixos salários de professores e falta de apoio dos governantes foram os principais focos do debate público sobre a situação das Fatec''s ocorrido nesta quarta-feira, na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Uma das soluções propostas pelo Projeto de Lei 706/2002, elaborado pelo deputado José Caldini Crespo (PFL), é que as Fatec''s sejam desvinculadas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e transformadas em um centro universitário, nos moldes da lei que regulamenta o ensino superior no país (Decreto Federal 2306/97).
Segundo Crespo, a desvinculação, além de beneficiar o ensino técnico, que ficaria a cargo do Paula Souza, proporcionaria a criação da quarta universidade no Estado. Ele prevê, vantagens como a autonomia administrativa de uma universidade com orçamento próprio.
Houve um consenso entre os presentes para impedir que os cursos sejam apenas técnicos. Alunos, professores, diretores e uma comissão de deputados pretendem agendar uma reunião com o secretário de Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles para apresentar o resultado desse debate e pleitear a adesão dele ao projeto de criação do centro universitário.