25/05/2018

ASSIMETRIA DOS OMBROS COM VISÃO MULTIDISCIPLINAR: BIOCIBERNÉTICA BUCAL AUXILIANDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

ASSIMETRIA DOS OMBROS COM VISÃO MULTIDISCIPLINAR:

BIOCIBERNÉTICA BUCAL AUXILIANDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

                                          

Victor Eduardo Vieira¹

Weslley Santos Cabral¹

Yasmin El Hayek²

 

¹Discentes do Curso de Educação Física do Centro Universitário Ítalo Brasileiro

²Orientadora, Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário Ítalo Brasileiro

RESUMO

Este estudo tem como objetivo analisar as relações entre assimetria dos ombros e mordida cruzada posterior unilateral (MCPU), através de uma pesquisa de campo quantitativa realizada no campus do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, e assim proporcionar aos profissionais de educação física uma reflexão sobre seus métodos e objetivos. Foram analisados 34 alunos universitários, de ambos os gêneros e de idade média de 20 a 37 anos. São diversas as definições de postura encontradas na literatura, sendo que algumas salientam aspectos somáticos, enquanto outras salientam aspectos biomecânicos. Desse modo, entendemos que ao mesmo tempo em que a postura corporal é uma característica individual e depende da imagem que o próprio indivíduo faz do seu corpo, é também um arranjo relativo das partes do corpo na busca do equilíbrio, Knoplich (1985). O principal resultado encontrado foi que 100% dos indivíduos que possuem MCPU, demostraram assimetria dos ombros, ressaltando que 59 % apresentam assimetria dos ombros e apenas 15% tinham MCPU, ou seja, foi concluído que nem todo desvio dos ombros provem da MCPU, mas todos que a possuem tem assimetria dos ombros.

Palavra Chave: Assimetria, postura e mordida cruzada.

ABSTRACT

This study aims to analyze the relationships between shoulder asymmetry and unilateral posterior crossbite (MCPU), through a quantitative field survey conducted at the campus of the Centro Universitário Ítalo Brasileiro, and thus provide physical education professionals with a reflection on their methods and objectives. Thirty-four university students of both genders and of average age of 20 to 37 years were analyzed. There are several definitions of posture found in the literature, some of which highlight somatic aspects, while others emphasize biomechanical aspects. In this way, we understand that while body posture is an individual characteristic and depends on the individual's own image of his body, it is also a relative arrangement of the parts of the body in the pursuit of balance, Knoplich (1985). The main finding was that 100% of the individuals with MCPU showed shoulder asymmetry, noting that 59% had shoulder asymmetry and only 15% had MCPU, ie it was concluded that not all shoulder shifts come from the MCPU, but all who have it have shoulder asymmetry.

Keywords: Asymmetry, posture and crossbite.

INTRODUÇÃO
Entendemos que ao mesmo tempo em que a postura corporal é uma característica individual e depende da imagem que o próprio indivíduo faz do seu corpo, é também um arranjo relativo das partes do corpo na busca do equilíbrio Knoplich (1985).

              A arcada dentária é influenciadora na postura vertebral do ser humano, pode ocorrer por má formação e por herança genética. Na odontologia a mordida cruzada posterior unilateral (MCPU), classifica-se como uma das maiores prevalências das más oclusões. Normalmente, observa-se o não nivelamento destes, podendo estar protuídos ou elevados do mesmo lado da articulação temporomandibular (ATM) afetada, Rego (2001). Isto ocorre já que as hiperatividades dos músculos da mastigação levam a hiperatividade da musculatura cervical, determinando assim a contração dos músculos responsáveis pela elevação e protusão dos ombros, Mannheimer (1991). Como também, normalmente está associada ao estreitamento do maxilar unilateralmente, que tem como causa: hábitos de sucção, obstrução das vias aéreas superiores e hereditariedade. Sendo assim, pode resultar em um desempenho precário na atividade esportiva, devido a uma assimetria dos ombros.

Nós somos geocêntricos, isto é uma linha reta e imaginária que se inicia no ponto central do alto da cabeça, passa pelo centro de todo o nosso longo eixo, cruza o centro do triângulo de sustentação formado pelos nossos pés, Sá (1987). O geocentrismo, através do Trabalho de grandes e numerosos cientista – como W. Reich, A. Lowen, F. Maziers, T.  Bertherath, E. Souchard, A. Gaiarsa e outros – constitui-se hoje em uma das maiores referências de saúde para a biologia humana. Quanto mais próximo estiver da nossa postura do geocentrismo, mais sadios, mais inteligentes, mais humanos seremos, Sá (1987). Segundo o site da Biocibernética bucal (2010), descobriu que a boca funciona como um estabilizador – chave de equilíbrio do sistema postural. A postura do homem é dinâmica. Somos um boneco desequilibrado e só nos mantemos em pé graças a contração constante de centenas de músculos, até quando estamos parados. Mesmo na ausência de qualquer movimento exterior que provoca o desequilíbrio, o simples efeito da respiração nos jogaria no solo se não fossem essas contrações musculares constantes, as compensações de equilíbrio, a série imperceptível de forças mecânicas e proprioceptivas tão exaustivamente estudadas pelos cientistas citados. A contração entre a mandíbula e maxila é fundamental para mantermos a postura humana, portanto a mordida cruzada posterior unilateral (MCPU), irá influenciar diretamente no eixo postural e na dinâmica da coluna vertebral.

Este estudo tem como objetivo analisar as relações entre assimetria postural (desnível dos ombros) e mordida cruzada posterior unilateral (MCPU), através de uma pesquisa de campo quantitativa realizada no campus do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, e assim proporcionar aos profissionais de educação física uma reflexão sobre seus métodos e objetivos. Foram analisados 34 alunos universitários, de ambos os gêneros e de idade média de 20 a 37 anos.

REVISÃO TEÓRICA

Como cita na resolução do conselho nacional de saúde, de março de 1997 os Professores de educação física são relacionados a saúde, bem como a postura faz parte no que diz respeito ao tema aqui proposto. Foi observado que a assimetria dos ombros é vista no período escolar e também na fase adulta, através do sobrepeso diário carregado entre a população e também aos estudantes, visto também que a mordida cruzada interfere na postura de todos.

Os desequilíbrios do aparelho mastigatório descompensam o sistema tônico postural e estomagnático, Falda; Guimarães; Bérzim (1998). Isso mostra que a mordida Cruzada Unilateral está ligada a má mastigação bem como a postura influência nas atividades escolares, na quadra ou até mesmo sentado, praticando alguma atividade na quadra levando a desarmonia das alavancas musculares, Tribastone (2001).

De acordo com o site da sociedade brasileira de Biocibernética bucal: a Biocibernética bucal é uma ciência que estuda a boca. A boca funciona como um estabilizador chave do equilíbrio do sistema postural. A postura do homem é dinâmica, somos um boneco desequilibrado e só nos mantemos em pé graças a contração constante de centenas de músculos, até quando estamos parados. Mesmo na ausência de qualquer movimento desequilibrante exterior, o simples efeito da respiração nos jogaria no solo se não fossem essas contrações musculares constantes, as compensações de equilíbrio, a série imperceptível de forças mecânicas e proprioceptivas. A Biocibernéticabucal é uma escola oclusal que busca a manutenção da relação maxilo-mandibular dentro da antropometria (proporção humana), afirmando que assim se manterá o eixo postural biológico.

Figura 1: Mordida Cruzada posterior unilateral com assimetria dos ombros e desvio de coluna.

PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO À POSTURA

Através de uma avaliação física, tende-se a observar, se possui desvio assimétrico postural, a partir desse diagnóstico oferecido pela avaliação física, passa-se a tratar o desvio, a ponto de corrigir e não agravar o desvio na coluna já existente, materiais contidos na sala de musculação ou com exercícios funcionais, já tendo dado início ao tratamento dentário, para que ambos profissionais possam trabalhar na melhora da postura do indivíduo.

Entretanto, Villela (2008), justificou que para o equilíbrio ser atingido é necessário que sinergias de reação musculo postural, também a utilização dos sistemas visual, vestibular e somatossensório, força e morfologia corporal sejam adequadas. Contudo, é visto que a postura é um fator de desenvolvimento do ser humano, sendo o equilíbrio a base para os movimentos.

A conscientização na escola, sobre educação postural tem que ser iniciada no período escolar, uma vez que nessa fase as crianças e adolescentes passam grande parte do tempo sentadas, seja na sala de aula, seja à frente do computador ou da televisão. Como componente curricular da educação básica, a educação física, deve ser essencial ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e sociocultural dos alunos.  Isto porque é reconhecidamente pertencente à área da Saúde, conforme resolução nº 218/1997 do Conselho Nacional da Saúde (CNS), possuindo ação interdisciplinar no ambiente da saúde. Sendo assim o conteúdo do profissional da educação física, ultrapassa as atividades: jogos, esportes, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a educação física não se restringe a essas seis temáticas, mas engloba conhecimento expressivo sobre o corpo humano auxiliando as demais temáticas a fim de permitir recursos, para que o indivíduo possa gerenciar sua atividade corporal de forma autônoma. A anatomia é de suma importância ao educador físico, onde o mesmo deve ter conhecimento prático e teórico sobre tais áreas da ciência como anatomia, fisiologia, cinesiologia e biomecânica.  Entretanto, Santos; Ainhagne (2009), ressaltarem que a educação física vai além de cuidar das habilidades, também de solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível.

DESVIO POSTURAL – ESCOLIOSE

A escoliose é uma deformação lateral em lordose por um movimento de torção. Esta deformação se expressa lateralmente, é uma curva reversa. No entanto, constatamos que, geometricamente, é uma curva em “S”. Uma curva que se desenvolve na coluna, ao contrário de uma curva plana, como a cifose, que se desenvolve sobre um plano vertical. A escoliose é uma curva que se desenvolve no espaço e se deve a um movimento de torção generalizado de toda a coluna. Esse movimento é produzido por uma perturbação localizada que origina uma ruptura do equilíbrio raquidiano, Perdriolle (2006).

O movimento de torção cria um dorso cavo e faz parecer-se com uma deformação lateral. Todas a vertebras estão em extensão umas em relação as outras. Elas originam igualmente um movimento com inclinação lateral no plano axial, as vértebras efetuam um deslocamento, Perdriolle (2006).

Como consequência de uma escoliose, pode-se determinar um abaixamento da escapula, Tribastone (2001).

FUNCIONALIDADE

Os dentes têm uma série de funções já conhecidas, como corte e trituração dos alimentos, ajuda na formação, estética, e aqui será apresentada mais uma, talvez ainda desconhecida por alguns. A boca é o pilar de sustentação da postura humana.

O estudo desta íntima relação entre a boca e a postura humana, teve início na década de 60 no interior de São Paulo com o Dr. Mário Baldani que realizou inúmeros trabalhos e estudos, inclusive dois livros com o Dr. Denisar Lopes Figueiredo, mostrando essas interferências da cavidade bucal e todo sistema estomatognático, não somente na postura, mas também em implicações respiratórias, circulatórias, digestivas, comportamentais, entre outras, segundo site da sociedade brasileira da biocibernetica. Bucal. Outros profissionais renomados da área da Saúde também contribuíram e ainda hoje desenvolvem trabalhos que buscam diminuir a distância entre o conhecimento que temos sobre a boca e o restante do corpo humano, segundo site da sociedade brasileira da biocibernetica bucal (2010).

APLICAÇÃO

Visto que a assimetria dos ombros tem relevância na postura, observou-se que quem possui mordida cruzada unilateral posterior (MCUP), avaliado pelo profissional Doutor Victor Eduardo Vieira (CROSP: 46995), possui desnível simétrico em relação à pessoa que possui mordida normal. Visto que a cabeça consta em diversos artigos e estudos como fator equilibrante e desequilibrante ao ser humano, de acordo com o site da sociedade brasileira de Biocibernética bucal (2010), o ser humano é concebido e traz consigo uma memória genética de seus ancestrais (quatro gerações) que tem uma parcela de responsabilidade sobre nossa vida. O ser humano deixa de ser um ser natural e, cada vez mais, em um ser normal, adaptando-se pela cultura em que vive. Essas normas induzem e influenciam este ser, moldando e formando o caráter e valores pessoais, que muitas vezes se encontram adormecidas e manipuladas por um sistema que está altamente patológico. Este sistema que é desumano; não respeita nossos limites e funções. Quando falamos em sistema ou cultura, temos plena consciência de que foram criados e desenvolvidos pelo homem, com pura intenção de deter o poder.  Para isso, todos os âmbitos são divididos para que não se entenda unidade, e sim como um todo. Na área médica, isso não poderia ser diferente. O número incrível de especializações, muitas vezes, faz com que o profissional não observe o paciente de uma forma completa, e consequentemente, não procure chegar à verdadeira causa das patologias, sociedade brasileira de Biocibernética bucal (2010). Já na área de educação física, os professores precisam enfatizar a questão postura durante as aulas, tanto em um determinado esporte quanto um treino em academia, onde poderá resultar em uma lesão. Acabam até mesmo esquecendo de ver o ser humano como um todo, não só na questão estética/performance e de acordo com o ministério da saúde (1997), pertencemos à área da saúde, com a finalidade de corrigir e prevenir lesões durante a qualquer atividade física, além disso, ocorre um aumento de tensão, maior gasto energético e redução da percepção, diminuindo assim a eficiência do uso do corpo, Gonçalves (1989).

MORDIDA CRUZADA

Sabe-se que, o padrão ideal de mastigação é o bilateral alternado que permite a distribuição de força mastigatória, alternando trabalho e repouso muscular e articular, proporcionando adequado desenvolvimento, crescimento e estabilidade das arcadas dentárias. Será responsável também, pelo desenvolvimento de ossos, maxilares, manutenção dos arcos, estabilidade da oclusão e pelo equilíbrio muscular e funcional, sendo essencial na prevenção dos distúrbios mio funcionais, pois estimula a musculatura orofacial contribuindo para a harmonia facial, sendo, portanto, de grande importância no crescimento crânio facial. Já a mastigação unilateral, promove o estímulo inadequado do crescimento e da estabilização das estruturais orofaciais, proporcionando uma excitação neural, que terá como consequência um maior desenvolvimento da mandíbula do lado do balanceio e um maior desenvolvimento da maxila do lado do trabalho. A mastigação unilateral causará uma série de desvios, que poderão acarretar alterações de ordem morfológicas em todo o sistema mastigatório e postural, Sá (1987).

MATERIAIS E MÉTODOS

Para o presente estudo foram utilizadas as bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, biblioteca da universidade de São Paulo (USP), a biblioteca da universidade de Santo Amaro (UNISA) e a biblioteca da universidade Ítalo Brasileiro (UNIÍTALO). Usando as palavras chaves: Assimetria, postura e mordida cruzada.

Casuística: Participaram da pesquisa 34 alunos matriculados em diversos cursos de um Centro Universitário da zona sul de São Paulo, com idade entre 20 a 37 anos de ambos os gêneros.

Procedimentos: Para a avaliação dos desvios posturais dos alunos, foi utilizado o aparelho simetrógrafo e uma câmera fotográfica do celular Motorola Geração 4, de a acordo com o protocolo abaixo. E para a avaliação da mordida cruzada unilateral, o protocolo de MCPU.

Protocolo de Portland State University

Objetivos: Detectar as simetrias e assimetrias e os possíveis desvios posturais entre os segmentos corporais, permitir ao avaliador quantificar e qualificar o Índice de Correção Postural (ICP) por região, por meio das equações matemáticas estipuladas pelo escore diagnóstico, adaptado de Althoff; Heyde; Robertson (1988).

Avaliação postural estática

Para a realização desta avaliação, o avaliado (a) ficou em pé entre o cimetrógrafo com fio de prumo no eixo central do corpo, de perfil direito, esquerdo, costas e frente, voltado para a câmera, com os membros superiores soltos ao longo do corpo. O tragus (ponto da orelha), foi alinhado com o fio de prumo.

Instruções:

O aluno foi colocado de pé, descalço, sem camisa (homem) mulher (top), com a postura relaxada.

O professor deverá tirar 4 fotos do aluno de corpo inteiro.

O aluno deverá ficar de frente para a câmera, depois posicionado lateralmente do lado esquerdo, na outra de costas, e por último no lado direito.

Vista Posterior

Figura 2: tipos de escoliose (assimetria dos ombros).

Protocolo Mordida Cruzada Posterior Unilateral (MCPU)

Entende-se por mordida cruzada posterior unilateral (MCPU), a relação anormal, vestibular ou lingual de um ou mais elementos dentários, da maxila em relação a mandíbula e vice-versa. Myers (2008) classifica as mordidas cruzadas, com base em sua citologia em: dentária, muscular e óssea. Cohen (2007), ás classifica como: origem ambiental ou funcional, esquelético e dentária. Mcdonals e Avery (1986) óssea, dentária e funcional; já Vigorito (2000) como funcionais, dentárias e esqueléticas.  

Inicialmente o exame clínico é realizado com o paciente sentado e com a cabeça ereta olhando para o horizonte, traçando uma linha imaginária que vai do tragus na orelha a borda inferior da asa do nariz (linha de Camper), solicitamos ao paciente que oclua na posição de máxima intercuspidação habitual (MIH), com o objetivo de se verificar o alinhamento dos dentes posteriores e detectar a presença da mordida cruzada posterior unilateral (MCPU).

RESULTADOS

O objetivo do presente estudo foi investigar a influência da assimetria dos ombros sobre a má-oclusão. Assim sendo, em pessoas com essa deformidade da coluna vertebral, foram avaliados os padrões de má-oclusão, mordida cruzada posterior unilateral (MCPU), considerando-os no plano sagital.

Foram avaliados 34 universitários da Universidade Ítalo Brasileiro (UNIÍTALO), sendo analisado a simetria dos ombros e presença de mordida cruzada posterior unilateral (MCPU). Através da pesquisa realizada, observou-se que 41 % dos avaliados não possui assimetria dos ombros, já 59% possui assimetria dos ombros. Conforme gráficos a seguir:

Gráfico 1: Analise de simetria dos ombros.

Visto também que 15% possui mordida cruzada e 85% dos avaliados possuem mordida normal.

Gráfico 2: Analise de mordida cruzada posterior unilateral (MCPU).

DISCUSSÃO

 

Este estudo tem como objetivo analisar as relações entre assimetria dos ombros e mordida cruzada posterior unilateral (MCPU), proporcionando aos profissionais envolvidos uma reflexão sobre sua conduta em relação ao aluno/paciente. Segundo Perdriolle (2006), a escoliose é uma deformação anteroposterior em lordose, engendrada por um movimento de torção, essa deformação se expressa lateralmente. Observou-se que a escoliose possui uma relação direta com o equilíbrio e a cabeça. Comprovam que o conjunto da musculatura supra e infra hioidea e os músculos mastigatórios são responsáveis pelo equilíbrio das forças existentes neste eixo. O equilíbrio entre estas musculaturas (eixo anterior e posterior) é o que determina a eficiência da função mastigatória. A relação entre coluna vertebral e deglutição, pode ser exemplificada numa situação em que a hiperatividade unilateral do músculo esternocleidomastoideo, implica em anteposição da cabeça, alternado as relações biomecânicas crâniocervicais e crâniomandibulares, determinando assim aumento da musculatura hioidea, causando um desvio da cabeça durante a mastigação. Todo este conjunto de acontecimentos tem relação direta com a (MCPU) e desvios laterais da mandíbula, assim o crânio tenderá a se deslocar para o lado da má oclusão, implicando em prejuízo da simetria dos ombros, podendo também ter relação com a mastigação, conforme gráfico 2. Na visão de Valadão; Lima; Barroso (2009) o professor de educação física deve através de seus conhecimentos acadêmicos na área da saúde promover o bem-estar social, prevenindo e conscientizando seus alunos sobre a importância da coluna vertebral para a sua qualidade de vida. A conscientização sobre a mudança de hábitos, com a realização de um trabalho de educação postural deve ser corrigido em qualquer atividade física dentro e ou fora da academia, por meio de diferentes metodologias, o professor de educação física proporcionará  informações que podem contribuir para uma possível conscientização da importância de educar-se postural mente, hábitos posturais inadequados poderão ser evitados bem como o estabelecimento de patologias decorrentes do mau uso da coluna vertebral, Ramos; Rodrigues (2013). Segundo Teixeira; Vanícola, (2001), os professores de educação física, precisam de maiores conhecimentos relativos à mecânica corporal, conhecimentos sobre as sobrecargas que a coluna vertebral pode sofrer, sobre o controle da postura, para que possam criar estratégias de uma aula com o foco neste tema. Para estes autores, a falta do conhecimento, por parte dos profissionais da educação física, em relação postura corporal, pode estar relacionado a grade curricular do curso, sendo assim a falta de conhecimentos sobre o tema “Postura Corporal”, que por sua vez tem a maior ênfase em jogos e atividades esportivas, em detrimento a temas como noções sobre o corpo e cultura corporal. Com relação à formação do professor de educação física, Deloroso (1999), enfatiza que o futuro da qualidade da formação do professor de educação física depende de uma permanente atuação, bem como a exigência de níveis mais elevados de qualificação nas instituições formadoras, buscar formar um profissional que domine em sua maior parte as técnicas de sua área de formação, conteúdos e habilidades de interesse ao profissional da área, pode-se considerar a importância do estudo e domínio do conhecimento relacionado com as questões do corpo e postura. No entanto, o professor de educação física, através de disciplinas que fazem parte de seu currículo, como: anatomia, cinesiologia, avaliação e medidas, fisiologia humana, fisiologia do exercício, aprendizagem motora, entre outras, torna-o qualificado para tal, Barbosa (2010). Cita também que conhecimentos sobre o corpo, conteúdos relacionados à postura, ainda são pouco preferidos pelos professores em suas aulas, portanto, sendo o professor responsável por esta realidade, alterar este senário segundo este autor. Na atuação do professor de Educação Física, na perspectiva da prevenção. O profissional de educação física apresenta um papel importante dentro da área da saúde e na escola, podendo assim contribuir na construção postural da criança, na orientação, conhecimento, vigência, acompanhamento, prevenção e também na detecção de possíveis alterações posturais. Nesta pesquisa de campo, foi possível identificar que parte dos estudos elencados, fizeram uso do método qualitativo de avaliação da postura corporal e que a assimetria dos ombros é predominante visto entre escolares, conforme gráfico 1, devido à má postura sentado e também ao carregar suas mochilas, entre ambos os gêneros, predominando o desalinhamento dos ombros, Barbosa (2010).

CONCLUSÃO

O presente trabalho mostrou o relacionamento entre a assimetria dos ombros e a mordida cruzada posterior unilateral (MCPU), pode-se afirmar que todos os avaliados que foram diagnosticados com MCPU, possuem assimetria dos ombros, porém nem todos que foram avaliados com assimetria dos ombros, possuem MCPU. No entanto, há necessidade de futuros estudos com um maior número de sujeitos, visando uma amostra mais representativa, utilizando-se da mesma metodologia, para que se possa comprovar ou não a influência da assimetria dos ombros com a mastigação (MCPU), sobre outras variáveis estudadas no alinhamento postural.

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