11/12/2018

ASSOCIAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DO SONO E O RENDIMENTO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ASSOCIAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DO SONO E O RENDIMENTO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

MARCOS ANTONIO ARAÚJO BEZERRA

Mestrando em Saúde da Criança e do Adolescentes -UECE. Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado de Educação Física do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

E-mail: marcosantonio@leaosampaio.edu.br

 

ADERILÂNIA PEREIRA DOS SANTOS

Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

E-mail: myllan55@gmail.com

 

GABRIELA GOMES DE OLIVEIRA BEZERRA

Graduada em Educação Física - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, Membro do Grupo de estudos e pesquisa em Atividade Física e Saúde – GPAFS

E-mail: gabriela.o.bezerra@gmail.com  

 

LARA BELMUDES BOTTCHER

Mestre em Ciências da Motricidade -  Universidade Estadual Paulista; Doutoranda em Ciências da Saúde - Faculdade de Medicina do ABC Paulista; Coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado de Educação Física do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

E-mail: larabottcher@leaosampaio.edu.br

 

 

RESUMO

A qualidade do sono é um fator determinante para uma boa qualidade de vida e de aprendizagem, porém normalmente entre universitários a privação do sono pode causar problemas de saúde e cognitivos. O objetivo desse estudo foi verificar a associação entre qualidade do sono e o rendimento acadêmico de universitários de Educação Física. Trata-se de estudo de campo, do tipo ex-post-facto, com abordagem quantitativa, realizado com 150 universitários de ambos os sexos, regulamente matriculados em um curso de licenciatura em Educação Física. Para obtenção dos dados referentes a qualidade do sono foi aplicado o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh – (PSQI). O rendimento acadêmico (RA) foi avaliado através da média das notas do semestre em que o discente está matriculado no momento da pesquisa, sendo classificado da seguinte forma: Satisfatório (RA>7,0), Parcialmente Satisfatório (RA >4,0 e <7,0) e Insatisfatório (RA<4,0). A análise dos dados da pesquisa foi executada através de estatística descritiva por distribuição de frequência, por meio do software SPSS na sua versão 23. As associações existentes foram identificadas por meio do teste de Qui-Quadrado (X²). Participaram da pesquisa 53,3% de homens e 46,7% de mulheres com idade média de 23,6+4,40 anos. Quanto a qualidade do sono dos universitários identificou-se que 54% tem um “sono bom”, 36% uma qualidade de sono “ruim” e que 10% apresentam “presença de distúrbios no sono”. O estudo apontou que 80,7% dos universitários possuem um RA satisfatório e que 19,3% possuem um RA parcialmente satisfatório. O estudo apresentou uma associação estatisticamente significativa entre as variáveis sono e rendimento acadêmico [x²(2)=26,231; p< 0,001]. Conclui-se que os universitários apresentam uma boa qualidade de sono, e apresenta um rendimento acadêmico satisfatório e ainda que as variáveis em questão se demostram associadas.

Palavras-Chave: Privação do Sono. Educação. Sonolência

 

ABSTRACT

Sleep quality is a determining factor for a good quality of life and learning, but normally among college students sleep deprivation can cause health and cognitive problems. The objective of this study was to verify the association between sleep quality and the academic performance of university students of Physical Education. It is a field study, ex post-facto, with a quantitative approach, carried out with 150 university students of both sexes, who are regularly enrolled in a degree in Physical Education. To obtain sleep quality data, the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) was applied. Academic performance (RA) was assessed by means of the average of the grades of the semester in which the student is enrolled at the time of the research, being classified as follows: Satisfactory (RA> 7.0), Partially Satisfactory (RA> <7.0) and Unsatisfactory (RA <4.0). The analysis of the research data was performed through descriptive statistics by frequency distribution, using the software SPSS in its version 23. The existing associations were identified through the Chi-Square (X²) test. 53.3% of men and 46.7% of women with a mean age of 23.6 ± 4.40 years participated in the study. As for sleep quality of university students, 54% had "good sleep", 36% had "bad" sleep quality and 10% had "sleep disorders". The study pointed out that 80.7% of college students have a satisfactory RA and that 19.3% have a partially satisfactory RA. The study showed a statistically significant association between sleep and academic performance [x² (2) = 26,231; p <0.001]. It is concluded that the university students present a good quality of sleep, and presents a satisfactory academic performance and although the variables in question are shown associated.

Key words: Sleep deprivation. Education. Somnolence

 

INTRODUÇÃO

Sabe-se que o ciclo sono vigília é um fator de grande importância na qualidade de vida, pois é caracterizado por ser um estado de consciência que envolve os mecanismos fisiológicos e comportamentais. De acordo com Araújo et al. (2012), a má qualidade de sono afeta diretamente a qualidade de vida humana, pois parece estar envolvido com o aumento da mobilidade por disfunção autonômica, distúrbios psiquiátricos, acidentes automobilísticos e de trabalho, ressaltando-se que que a curta duração do sono (inferior a sete horas) traz uma forte associação com a mortalidade em geral.

Assim, uma má qualidade de sono é um componente importante de vulnerabilidade da saúde humana, isso decorre da importância do processo ativo e regular do ciclo do sono, pois uma boa qualidade de sono é necessária para estabelecimento da saúde física e cognitiva do homem. O sono é um grande aliado no rendimento, e na aprendizagem do indivíduo, em vista que a má qualidade de sono afeta diretamente na aprendizagem, contudo a privação do sono traz efeitos negativos, os quais podem ter alterações no funcionamento cognitivo, social, físico e ocupacional, (DEPIERI, 2016; CARVALHO,  2013).

Os universitários normalmente apresentam um padrão do sono irregular, já que a graduação é um dos ciclos da vida consomem muito tempo do indivíduo, o graduando recebe muitas exigências, precisa estar assíduo nas aulas, desenvolver projetos, cumprir cargas horárias de estágios e atividades complementares, dentre outras e todas essas atividades requerem bastante atenção e  tempo, o que em tese pode acarretar uma má qualidade do sono ( ARAÚJO, et al., 2012 e DEPIERI, et al., 2016).

Martini et al.(2012), relata ainda que é necessário uma atenção especial ao sono, já que o mesmo demostra estar interligado com a consolidação da memoria sugerindo dessa forma que o mesmo facilita o processamento de novas informações e a sua privação, mesmo que parcial, pode ter efeito negativo na aprendizagem,

Ribeiro (2013), conclui em sua pesquisa que um adulto necessita de uma média de 7 a 8 horas de sono em um período de 24 horas, no entanto, alguns indivíduos necessitam de menor número de horas de sono, e são denominados dormidores curtos, já outros requerem mais horas de sono, e são conhecidos como dormidores longos

Por isso, identificar a qualidade do sono dos estudantes universitários e relacioná-lá ao índice do rendimento acadêmico é relevante por permitir a conscientização sobre a necessidade de mudanças e aprimoramento, (ARAÚJO, et al., 2012, e LANGAME, et al., 2016). Contudo o objetivo desse estudo foi identificar a associação entre o padrão do ciclo sono-vigília e rendimento acadêmico de universitários de Educação Física.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

 

Caracterização do estudo e amostra

 

Esse estudo trata-se de uma pesquisa de campo, de tipo ex-post facto, com abordagem quantitativa e corte transversal, realizada com universitários de licenciatura em Educação Física de uma IES localizada no interior do estado do Ceará. Utilizou-se uma amostra do tipo probabilística respeitando um erro amostral de 5%, com um nível de confiabilidade de 95%, contudo a amostra foi constituída por 150 universitários. Serviram como critérios de inclusão que os universitários de ambos os sexos que estivessem matriculados e assíduos no curso de licenciatura em Educação Física, foram exclusos universitários usuários de algum tipo de medicação que prejudique ou altere o sono, como é o caso de diuréticos e laxantes.

 

Procedimentos Éticos

 

O projeto foi  submetido ao Comitê̂ de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO) para apreciação e aprovado pelo mesmo sob o parecer número 2.793.337. Todos os participantes foram  informados dos procedimentos a serem adotados na pesquisa. Após aprovação e aceite da metodologia a ser empregada, os participantes serão orientados a assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) em acordo a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.

 

Instrumentos e Procedimentos

 

Para obtenção dos dados referentes a qualidade do sono foi utilizado o questionário “Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh” (PSQI) que é um questionário que tem como objetivo avaliar a qualidade de sono em relação ao último mês, contém dez questões e  a pontuação total do instrumento é determinada pela soma dos sete componentes, sendo que cada um recebe uma pontuação entre zero e três pontos, portanto a pontuação máxima do instrumento é de 21. Escores superior a cinco pontos indicam qualidade ruim no padrão do sono.(BERTOLAZI,2008).

O rendimento acadêmico (RA) foi avaliado através da média das notas do semestre em que o discente está matriculado no momento da pesquisa, sendo classificado da seguinte forma: Satisfatório (RA>7,0), Parcialmente Satisfatório (RA >4,0 e <7,0) e Insatisfatório (RA<4,0). Cada discentes relatava no questionário as notas a eles atribuídas durante a 1º avaliação semestral, logo após foram calculadas as médias aritméticas das notas em questão. Ambos os questionários foram aplicados após a realização da 1ª avaliação semestral denominada AV1.

 

Analise estatística

 

A análise dos dados da pesquisa foi executada através de estatística descritiva por distribuição de frequência, por meio do software SPSS na sua versão 23. As associações existentes foram identificadas por meio do teste de Qui-Quadrado (X²), respeitando um nível de significância de p<0,05. Logo após foram confeccionadas tabelas e gráficos para melhor compreensão dos dados.

 

RESULTADOS

 

O objetivo do estudo foi identificar a associação entre o padrão do ciclo sono-vigília e rendimento acadêmico de universitários de educação física. Participaram da pesquisa 150 universitários do curso de educação física sendo a amostra composta por 53,3% de homens e 46,7% de mulheres com idade média de 23,6±4,40 anos.

FIGURA 01 - Distribuição de frequência da variável qualidade do sono

Fonte: Dados da pesquisa, 2018

 

A figura 01 demostra que a maioria dos universitários de educação física relatam ter um “sono bom”, os dados relaram ainda que 58,8% dos universitários categorizados com “sono bom” são homens e 41,2% são de mulheres

Ao observar o estudo de Silva e Aureliano, (2007) são encontrados resultados que retratam que 7% dos homens e 18% das mulheres tem problemas relacionados ao sono, estudo no qual indica-se ainda que indivíduos de ambos de ambos os sexos, acima de 40 anos de idade tem uma prevalência de ronco (24% de Homens e 36% de Mulheres).

Duarte (2007) comprovou em sua pesquisa que mais de 60% dos estudantes universitários dormem mal, o autor relata que em tese a causa principal de tal fato é o uso do computador à noite que dependendo do horário, o índice de uso do computador no período noturno ultrapassa a marca de 70%, já que os estudantes utilizam as horas extras da noite antes de dormir para fazer as atividades, assim, o uso do computador influência no sono. 

Contraponto os resultados desse estudo, Martine e Inaba (2003) relatam que universitários exibem, geralmente, um padrão irregular do ciclo vigília-sono, devido às horas diminuídas durante a semana e por grandes demoras de fase do sono nos fins de semana, ocorrendo um impacto negativo nas atividades feitas durante o dia corroborando para o baixo rendimento acadêmico.

Tabela 01 – Associação entre o rendimento de qualidade do sono de universitários ,2018. (n=150)

O estudo apontou que 80,7% dos universitários possuem um RA satisfatório e que 19,3% possuem um RA parcialmente satisfatório, constatou-se ainda que 66,7% dos homens e 53,4% das mulheres classificados com “sono bom” tem rendimento satisfatório. O estudo apresentou uma associação estatisticamente significativa entre as variáveis sono e rendimento acadêmico [x²(2)=26,231; p< 0,001]. A amostra de universitários avaliada, evidenciou uma predominância do “sono bom “ em homens em relação às mulheres.

A pesquisa de Rodrigues et al. (2002), que foi composta por 172 estudantes, foi avaliada a má qualidade do sono no início e no final do semestre, sendo que o grupo diagnosticado com má qualidade do sono apresentou piores médias de desempenho acadêmico. Já o estudo de Medeiros et al. (2002), cuja amostra foi constituída por 36 estudantes  com horários diferenciados ao longo da semana (aulas iniciando às 8h00 nas segundas, quartas e sextas, e às 7h00 nas terças e quintas), discute os horários de dormir, a duração e a regularidade do sono. Foi verificado que tais variáveis foram correlacionadas com o desempenho acadêmico, isto é, o sono irregular, o atraso do sono e a menor duração estavam diretamente relacionados a um pior rendimento.

 

CONCLUSÃO

 

Conclui-se que as grandes maiorias dos universitários apresentam uma boa qualidade de sono, e apresenta um rendimento acadêmico satisfatório. Verificou-se que a qualidade de sono está associada ao rendimento acadêmico de universitários do presente estudo.

As principais limitações deste estudo são o uso de questionário para avaliar de forma indireta as questões de sono e de rendimento acadêmico, o que pode levar a medidas subestimadas ou superestimadas pelos universitários. Por fim aponta-se como sugestão de estudo avaliar a qualidade do sono e sua relação com o rendimento acadêmico utilizando amostras maiores de universitários em diferentes turnos e cursos.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ARAUJO, Danilo de Freitas; ALMONDES, Katie Moraes de. Qualidade de Sono e sua Relação com o Rendimento Acadêmico

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Bertolazi, Alessandra Naimaier. Tradução, adaptação cultural e validação de dois instrumentos de avaliação do sono: escala de sonolência de Epworth e índice de qualidade de sono de Pittsburgh [Dissertação de mestrado]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2008

 

CARVALHO, Thays Maria da Conceição Silva; SILVA JUNIOR, Ivanildo Inácio da; SIQUEIRA, Pedro Paulo Simões de. Qualidade do Sono e Sonolência Diurna Entre Estudantes Universitários de Diferentes Áreas. Rev Neurocienc, Recife, v. 21, n. 8, p.21-856, 1 fev. 2013.

 

DUARTE, Gema Galgani de Mesquita. A qualidade no sono, o aproveitamento escolar e o estress em adolescentes que permanecem em frente ao computador durante a noite: 2007. 237 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Médica, Universidade Federal de Campinas, Campinas, 2007.

 

DEPIERI, Natália Brita et al. Qualidade do Sono e Sonolência entre Universitários Formandos: Arquivou Mudi, Maringá, v. 20, n. 2, p.33-42,. 2016.

 

LANGAME, Angélica de Paula et al. Qualidade de vida do estudante universitário e o rendimento acadêmico: Rev Bras Promoção Saúde, Juiz de Fora - Mg, v. 3, n. 23, p.313-325, 2016.      

 

MARTINI, Mayara et al. Fatores associados à qualidade do sono em estudantes de Fisioterapia: Fisioter Pesq, Guarapuava - Pr, v. 3, n. 19, p.261-267, 2012.

 

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MEDEIROS, Ana Ligia Dantas de; LIMA, Patricia Furtado; ALMONDES, Katie Moraes de. Hábitos de sono e desempenho em estudantes de medicina: R. Saúde, Natal, v. 16, n. 1, p.49-54,  2002.    

 

RIBEIRO, Cairon Rodrigo Faria; SILVA, Yasmin Maria Garcia Prata da; OLIVEIRA, Sandra Márcia Carvalho de. O impacto da qualidade do sono na formação médica. Rev Soc Bras Clin Med, Rio Branco, 2013.          

 

RODRIGUES, Raimundo Nonato D.; ABREU, Carlos A. A.; A, Aída A.. Sonolência diurna e desempenho acadêmico em estudantes de medicina. Rev Med, São Paulo, 2002.       

 

SILVA, Letícia Maria de Paula; AURELIANO, Flávia Talini dos Santos; MOTTA, Andréa Rodrigues. Atuação fonoaudiológica na síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: relato de caso. Rev. Cefac, Belo Horizonte, v. 9, n. 4, nov. 2007.      

 

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