09/05/2012

Atributos para a Valorização da Imagem do Professor Universitário: uma Pesquisa Aplicada na Faculdade de Balsas, Maranhão.

EDAR DA SILVA AÑAÑA

Universidade Federal de Pelotas

edaranana@gmail.com

GUSTAVO DA ROSA BORGES

UCPel - Universidade Católica de Pelotas

adm.gustavo@ig.com.br

FÁBIO ROBERTO PILLATT

Faculdade de Balsas - UNIBALSAS

dir.academica@unibalsas.edu.br

 

Resumo

O ensino superior possui grande relevância para a sociedade e há muito tempo vem contribuído para o desenvolvimento da humanidade. Quem ganha são estudantes, Estados e população em geral, já que as Instituições de Ensino Superior (IES) fortificam a economia local através da aplicação do conhecimento (KAO e HUNG 2008). Ferreira et. al. (2007) reforçam enfatizando a existência de um tripé: universidade-professor-aluno, e este quando em sintonia, gera desenvolvimento do conhecimento e posteriormente, benefícios para a sociedade. Mediante vital importância já elucidada das IESs, o presente trabalho visa explorar uma ponta deste importante tripé, o papel do professor, pois em geral, é ele quem possui uma atuação direta na formação dos profissionais, tendo então, um papel de extrema relevância para as IESs e para a nação. Um bom professor é aquele que transmite conhecimento, e, portanto, deve além de ter uma brilhante atuação profissional, uma boa imagem frente seus alunos, já que a academia, de acordo com Rolim et. al. (2007), vem cada vez mais se direcionando não somente para formação de profissionais, mas sim, de cidadãos. Portanto, o professor deve ser um exemplo para seus discípulos, mantendo uma boa imagem. Sob forma de saber então que aspectos são importantes para que os alunos percebam uma boa imagem no professor, o presente artigo esclarece o tema e apresenta resultados através de uma pesquisa descritiva quantitativa após estudos exploratórios. Os dados foram obtidos em uma amostra de 502 alunos universitários de uma faculdade do interior do Maranhão, matriculados em quatro cursos: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Sistemas de Informação. Dos 43 itens avaliados, percebeu-se após a coleta dos dados, que os 10 itens que mais contribuem para a formação da boa imagem do professor, de acordo com os entrevistados, são na ordem: “Domínio do conteúdo”, “O professor é educado e respeitoso”, “Titulação/formação do professor”, “Comportamento ético”, “O professor tem compromisso com a função”, “O professor é dedicado”, “Explicar o conteúdo com clareza”, “Tratar todos os alunos de forma igualitária”, “O professor é comunicativo” e “O professor é motivado”. Após Análise Fatorial Exploratória, verificou-se que os itens poderiam ser alocados em 5 dimensões, batizadas de: “Comprometimento profissional”, “Didática” “Interação com o aluno”,  “Conformidade com as normas” e “Proficiência”, sendo esta, a ordem de importância segundo os entrevistados. Por fim o teste de LSD aponta diferenças significativas de importância na maioria das variáveis entre os cursos pesquisados.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×