10/12/2020

Aula inaugural de pós-graduação da ação Novos Caminhos recebe novos estudantes

O evento será transmitido de forma on-line para os estudantes que estão ingressando no curso nesta quinta-feira (10), às 19h.

 

ASecretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizam nesta quinta-feira (10), às 19 horas, a aula inaugural do Curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. O encontro reunirá os coordenadores do curso e a equipe técnica com o objetivo de apresentar o projeto e introduzir a temática da docência para a educação profissional como um campo de estudo e de práticas que o distinguem da pedagogia tradicional. A transmissão será realizada de forma on-line por meio da plataforma RNP, e é direcionada para os professores das redes estaduais matriculados, ou em fase de matrícula no curso, bem como aos demais envolvidos na oferta do curso. A aula inaugural tem como tema “Educação profissional como ação emancipadora”, que será abordado pelo professor Dr. Paulo Wollinger, coordenador pedagógico do projeto.

O curso será ofertado pelo Campus Colatina em parceria com o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), unidades acadêmicas do Instituto Federal do Espírito Santo. Foram ofertadas, por meio de dois editais, o total de 4.320 vagas, sendo que 2.093 matrículas já foram efetivadas para o início da primeira turma, e ainda ingressam, este ano, mais 2.227 novos estudantes. A oferta da pós-graduação contemplou os 27 estados da federação, e é fomentado pela ação Novos Caminhos, da Setec do Ministério da Educação. O Curso possui carga horária total de 460 horas e terá duração de 12 meses, sendo ofertado na modalidade a distância, embora sejam realizadas algumas atividades avaliativas de forma presencial, respeitados os protocolos de biossegurança, nos mais de 100 polos de apoio indicados pelas redes de ensino.

A pós-graduação em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica tem como objetivo capacitar profissionais da educação da rede estadual dos entes federados para lecionar nas ofertas da educação profissional, especialmente, para os cursos técnicos de nível médio. Além disso, a oferta também busca estimular a produção e a difusão de conhecimento sobre a Educação Profissional, Científica e Tecnológica como campo de estudos, além de promover a educação a distância como estratégia educativa, principalmente, na educação profissional. “O projeto nasceu após a realização de consulta aos entes federados, que especificaram essa demanda por formação de professores para atuação no itinerário da formação técnica e profissional, um dos itinerários contemplados na reforma do ensino médio como prioritária”, explicou a coordenadora-geral de planejamento e avaliação da educação profissional e tecnológica, Joelma Kremer.

A ação Novos Caminhos objetiva ampliar o acesso à Educação Profissional e Tecnológica de qualidade, favorecendo o uso de novas tecnologias e a promoção de ações voltadas ao alinhamento da oferta com as demandas do setor produtivo. Um dos eixos da ação, que é o de articulação e fortalecimento, prevê a formação de professores e demais profissionais da Educação Profissional e Tecnológica. Assim, o presente curso, insere-se em um projeto que busca atender à diversidade das demandas formativas para professores da Educação Profissional, desde sua formação inicial, passando pela qualificação profissional, a certificação de saberes, a formação continuada e a produção de soluções e inovações educacionais em programas de pós-graduação.

Para participar da  aula inaugural, acesse: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/secretaria-setec-mec

Assessoria de Comunicação do MEC com a fonte da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×