17/06/2013

Avaliação como Instrumento de Construção no Processo de Ensino - Aprendizagem

Jackeline Ferreira Sarmento[1]

Salatiel da Rocha Gomes.[2]

RESUMO


O presente artigo apresenta um relato de como as instituições escolares e professores utilizam a avaliação em sua prática cotidiana. Seguido de um breve relato histórico da prática avaliativa, desde a chegada dos Jesuítas ao Brasil, passando pela Pedagogia Comeniana, até a nova nomenclatura dada por Ralph W. Tyler, finalizando com o resgate da avaliação da aprendizagem como instrumento de construção do processo de ensino-aprendizagem, utilizando como sustentação teórica os autores Cipriano Carlos Luckesi (2002) e Léa Depresbiteris (2007). Nosso percurso metodológico caminhou por um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, sustentado em Gil (2002). Destaca-se a avaliação com um ato amoroso, que merece ainda muitas reflexões no campo pedagógico, uma vez que pode se tornar um instrumento que possibilita produção de conhecimento, como também de reprodução. Longe de ser esgotado, o tema Avaliação vem sendo refletido continuamente. Consideramos mais um “tijolo”, na construção desse prédio do conhecimento. Esse estudo é fruto de uma inquietude que temos em nossos cotidianos escolares, em nossas práticas pedagógicas e percepção nos contextos escolares, que por sua vez, em alguns momentos, torna-se, inclusive, angustiante.


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