Avaliação de Desempenho Sob a Ótica da Gestão Econômico-Financeira em Universidades Comunitárias: Um Estudo Bibliométrico
Avaliação de Desempenho Sob a Ótica da Gestão Econômico-Financeira em Universidades Comunitárias: Um Estudo Bibliométrico
Evaluation in Performance under the optical gives the management Economic-Financial in Universities Community : A Study Bibliometric
Ademar Dutra
Doutorado em engenharia de produção e sistemas – UFSC.
Professor Titular – PPGA UNISUL
Rua Adolfo Melo, 34 - Centro, 88015 090 - Florianópolis - SC
E-mail. ademar.unisul@gmail.com
Amerci Borges da Rosa
Mestrando em Administração – UNISUL
Professor - UNISUL
Campus Grande Florianópolis - Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, CEP 88137-270, Palhoça, SC
E-mail: amerciborgesdarosa@gmail.com
Leonardo Corrêa Chaves
Doutor em Administração - UFSC.
Professor - Centro Universitário de São José.
Rua Silvia Maria Fabro, 97 – Kobrasol – São José - SC
E-mail: leonardomg@gmail.com
Leonardo Ensslin
Doutorado em Engenharia Industrial e Sistemas na University of Southern Califórnia - EUA
Professor Titular - PPGA UNISUL
Rua Adolfo Melo, 34 - Centro, 88015 090 - Florianópolis - SC
e-mail. leonardoensslin@gmail.com
Maurício de Andrade Lima
Doutorado em Engenharia de Produção - UFSC
Professor Titular – PPGA UNISUL
Rua Adolfo Melo, 34 - Centro, 88015 090 - Florianópolis - SC
e-mail: mauricio.lima@unisul.br
Resumo
O objetivo do estudo, de natureza exploratória e descritiva, realizar um levantamento na literatura sobre o tema gestão financeira e econômica em universidades comunitárias à luz da avaliação de desempenho. O instrumento de intervenção escolhido foi o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C), o qual permitiu selecionar um portfólio de artigos científicos, e, para este, aplicar técnicas de análise bibliométrica. Como resultados da pesquisa, concluiu-se: não há concentração dos autores e periódicos sobre o tema pesquisado; o artigo com maior representatividade foi publicado no periódico com apenas uma citação; os periódicos com os maiores índices JCR e SCR contemplaram um baixo número de publicações do portfólio bibliográfico construído.
Palavras-chave: Gestão universitária; análise financeira; indicador financeiro; avaliação de desempenho.
Abstract
The objective of the study, exploratory and descriptive, is to carry out a survey in the literature on the topic of financial and economic management in community universities in the light of performance evaluation. The instrument of intervention was the Knowledge Development Process - Constructivist (ProKnow-C), which allowed to select a portfolio of scientific articles, and, for this, to apply techniques of bibliometric analysis. As results of the research, was concluded: there is no concentration of authors and journals on the subject searched; the most representative article was published in the journal with only one citation; the journals with the highest JCR and SCR indexes considered a low number of publications in the bibliographic portfolio.
Keywords: University management; Financial analysis; Financial Indicator; performance evaluation.
1 INTRODUÇÃO
As Instituições de Ensino Superior (IES) necessitam de uma ferramenta de gestão, com o mercado cada vez mais competitivo, apontar como está o gerenciamento financeiro destas entidades, é uma necessidade cada vez mais evidente. Este gerenciamento pode ocorrer de várias formas conforme Anna (2015). Dependendo da ferramenta de gestão usada, a gestão poderá ter uma visão de um determinado contexto, para Anna (2015) de acordo a ferramenta de gestão o resultado poderá ser influenciado.
A maior dificuldade de gestão financeira aparece quando a entidade, esta como poucos recursos disponível. Através dos recursos financeiros, a entidade é capaz de gerar outros recursos, necessários para o desenvolvimento da entidade. Por isso a gestão financeira torna-se importante, que a empresa gerencia os recursos, para que tenha continuidade, conforme BRINCKMANN; SALOMO; GEMUENDEN, 2011;
Estudos como o realizado por Buleca, Hajduová, Andrejkovic (2016) entendem que a capacidade financeira da empresa leva a melhoria na gestão do capital e a inovação são necessários para geração do capital de giro. Uma das formas de se fazer a gestão financeira, e conhecer como estão os indicadores financeiros da entidade, os gestores devem conhecer os seus indicadores, além disso devem também saber se está operando dentro de um padrão ou está fora dos padrões estabelecidos para o setor na qual está inserida. A final sabendo as necessidades financeiras, a entidade pode adotar uma estratégia, para capitação de recursos, pode inclusive optar pela captação mais atraente.
As universidades comunitárias, como quaisquer outras instituições, precisam se adequar ao mercado, fazendo com que gerem atrativos aos alunos, e ainda se mantenha competitiva no mercado no qual está inserida. Na pesquisa realizada por Celine (2010), sobre as universidades da Califórnia entre 1989 e 2003, explorou o auxílio financeiro federal e estadual e faculdades sem fins lucrativos. A pesquisa mostrou que captação de recursos mediante empréstimos é uma importante fonte de financiamento e mostrou ainda, que os programas de subsídios, nas instituições com fins lucrativos e as faculdades comunitárias, podem atrair diferentes tipos de alunos.
O gerenciamento financeiro é uma preocupação tanto para as entidades quanto para as pessoas naturais. No caso de uma universidade, que depende do cliente da instituição de ensino, esse não estando em boas condições financeiras, haverá um reflexo no capital de giro da universidade. A pesquisa realizada por Falahati et al (2011), vem justamente analisar a questão financeira, ou capacidade de gerenciamento financeiro do próprio aluno. O resultado dessa pesquisa indica que o aluno, embora tenha acesso fácil aos empréstimos e créditos para educação, necessita de experiência financeira para fazer a sua própria gestão, deixando, nesse sentido de ter um problema financeiro.
Medir e gerenciar um negócio é um processo relativamente complexo, e vem passando por mudanças significativas. Rajnoha et al (2016), neste cenário, constata que as universidades vêm procurando fazer a gestão da melhor forma possível. Entende-se que vários fatores influenciam na gestão de uma Instituição de Ensino Superior (IES); no entanto o uso de uma ferramenta de gestão é indispensável. Diante da dificuldade de investigar quais são os modelos de gestão que as entidades estão usando, é que surge a pergunta de pesquisa: Quais temas da gestão financeira voltados a avaliação de desempenho são utilizados nas universidades comunitárias mapeadas na literatura?
Para responder à pergunta, a presente pesquisa tem o seguinte objetivo: realizar um levantamento da literatura sobre o tema gestão financeira e econômica em universidades comunitárias à luz da avaliação de desempenho. Após o levantamento do (PB), fazer uma análise bibliométrica sobre este assunto, com reconhecimento científico devidamente alinhado com o tema da pesquisa, que ocorrerá por meio de palavras-chaves, usando-se um processo estruturado.
A presente pesquisa está estruturada em cinco seções: introdução, referencial teórico, metodologia da pesquisa, na seção de análise dos resultados serão apresentados os gráficos e a análise bibliométrica sobre o conteúdo pesquisado, e, por fim, as considerações finais sobre a pesquisa realizada.
2 -REFERENCIAL TEÓRICO
A melhoria dos processos internos das empresas é necessário para a geração de inovação e, consequentemente, a maior satisfação dos clientes, além da oferta de um produto de maior aderência, com baixo custo, conforme constatação da pesquisa de Hajadu (2014). Outra constatação dessa pesquisa foi que taxa excessiva de erros gera custos adicionais, que são refletidos no preço do produto. Para diminuir esse impacto, as empresas devem investir em controles e avaliar mediante indicadores do desempenho da entidade. Isso fará com que a empresa se certifique que os processos estão sendo bem desempenhados.
Nesse sentido, tratando dos controles, das ferramentas para acompanhamento dos processos de gestão da empresa, Rajnoha et al (2016) apontam em sua pesquisa sobre a importância de uma ferramenta de informação e conhecimento para a gestão estratégica dos negócios, a fim de apontar o desempenho. A pesquisa de Soltés, Gavurová, (2015), vem ao encontro desse entendimento.
Ainda tratando dos controles Rajnoha et al (2016), considera que os controles não devem ser somente financeiros, mas aponta que os controles dos ativos intangíveis, principalmente o conhecimento, são usados para fortalecer a empresa. E vai mais além alegando que as entidades devem ter o conhecimento não só da produção, mas sim de uma forma sistémica, fazendo com que a empresa tenha vantagem competitiva. Para realizar o gerenciamento, as entidades investem em softwares para controlar todos os processos, porém faz-se necessária a interpretação e a comparação destas informações, mediante os indicadores de desempenho.
De acordo com Rajnoha et al (2016), os modelos de gerenciamento confirmam o impacto positivo do Strategic Performance Management System (SPMS). Neste sentido, as empresas devem aplicar o SPMS em suas práticas de gestão. O Balanced Scorecard (BSC) é uma parte inseparável do SPMS cuja pesquisa apontou que deve ser apoiado por uma ferramenta de Enterprise Resource Planning (ERP) para os sistemas de informações Business Intelligence (BI).
Os estudos realizados por Schobel, Scholey (2012) tratam especificamente da aplicação do BSC, percebe-se que é uma ferramenta de gestão importante. O estudo de Soltés, Gavurová (2015), Rajnoha et al (2016), indicam que as entidades devem fazer uso das ferramentas de gestão, colaborando com o estudo de Schobel, Scholey (2012). Tratando do BSC para as entidades de ensino superior a distância, ficou constatado que as IES com estratégias financeiras bem definidas, e alinhadas com os resultados educacionais, estarão na direção do sucesso, mesmo que os modelos de financiamentos venham mudar. Os autores afirmam que o BSC pode ser uma ferramenta válida para o gerenciamento de uma universidade. Já a pesquisa de Gavurová (2015), fez uma relação do BSC com a ética na administração.
Para fazer a avaliação do desempenho organizacional, o gestor pode fazer uso das mais variadas ferramentas de gestão. Neste sentido, Anna (2015) buscou evidenciar as ferramentas mais usadas para acompanhar o desempenho organizacional. Existem várias técnicas de avaliação do desempenho que ajudam os gestores a melhorar o resultado organizacional. As diferentes técnicas de gestão fazem a entidade refletir sobre o ambiente competitivo, ajudando a gestão estratégica e apoiando no processo de decisão, identificando as necessidades dos clientes, na redução de custos e desempenho financeiro, refletindo dessa forma no resultado da entidade. A pesquisa de (Anna 2015) apoiou-se em duas hipóteses de pesquisa, relacionada com o uso variado de ferramenta de gestão. O resultado da pesquisa apontou que a ferramenta e as técnicas de gestão estratégica mais usada é a análise SWOT, e a pesquisa detectou que existe um uso extensivo de ferramentas e técnicas de gestão estratégica entre as empresas pesquisadas.
A pesquisa de Michalski (2014) aponta que o objetivo financeiro básico de uma entidade é a maximização do seu valor. Para isso a administração dos recursos em caixa e dos ativos circulantes da empresa, devem ser direcionados para o atendimento deste objetivo. A estratégia adotada para este contexto é executada com o foco no erro e na incerteza, para isso faz-se necessário a gestão da empresa sendo acompanhada mediante o desenvolvimento de indicadores para direcionar a empresa quanto aos seus objetivos.
Sobre o aumento dos ativos financeiros líquidos, mediante o crescimento dos níveis de caixa, tanto aumenta as exigências líquidas de capital de giro, como os custos para manter e administrar a liquidez financeira. Esta constatação realizada na pesquisa de Michalski (2014), nos remete ao cuidado que o gestor deve ter para administrar os recursos de forma eficiente, a fim de atender os objetivos da empresa, assim como manter um nível de capital de giro necessário para o seu funcionamento.
Ainda tratando do gerenciamento da liquidez de caixa cabem algumas considerações, conforme apontadas por Michalski (2014), em que cada negócio terá uma sensibilidade ao risco do método de financiamento dos ativos circulantes, e isso pode variar para cada tipo de empresa. Além disso, cada negócio deverá ter uma estratégia para o gerenciamento dos ativos financeiros; a melhor escolha para a capitação dos recursos é a que tem o menor custo. Quanto menor o custo, maior a eficácia da empresa, medida pelo crescimento do seu valor. A empresa deve optar entre as várias soluções para o gerenciamento do ativo circulante e qual nível de risco é aceitável, para a capitação de recursos para a entidade. Se a sensibilidade ao risco for maior, a empresa deve adotar uma solução mais segura, sabendo que esta escolha impacta em um custo e consequências financeiras para a entidade.
A pesquisa de Nkundabanyanga, Kasozi, Nalukenge (2014), que tratou da alfabetização financeira das pequenas empresas, faz um relato importante sobre o acesso ao crédito, o que de certa forma tem uma relação como o estudo realizado Michalski (2014) que também trata dos ativos financeiros. No estudo de Nkundabanyanga, Kasozi, Nalukenge (2014), os menos alfabetizados financeiramente tendem a ter dificuldades para o gerenciamento de uma dívida, e a menor probabilidade para planejar o futuro. Este fato corrobora com a pesquisa de Michalski, (2014), que trata do custo para aquisição de capital de giro. Neste sentido, pode-se dizer que uma empresa que não possui uma ferramenta de gestão financeira é considerada uma analfabeta financeira, e a entidade pode recorrer a capitação de recursos, com alto custo financeiro.
Além da gestão financeira das entidades, um fato que impacta nas finanças das instituições de ensino é o aspecto financeiro dos clientes (estudantes). A pesquisa de Falahati et al (2011) mostrou que os estudantes precisam ser educados financeiramente e que é necessário entender o comportamento financeiro do estudante, pois isso irá impactar na sua vida social. A pesquisa relata que muitos não planejam os seus gastos, levando os estudantes a gastos altíssimos, gerando um estresse financeiro ao estudante. O trabalho revela que os estudantes precisam ser alfabetizados financeiramente, e vários fatores influenciam neste problema.
A pesquisa de Falahati et al (2011) evidenciou a educação financeira dos estudantes, e (Borden et al, 2008) vem ao encontro desta mesma fundamentação. Para isso pesquisou o comportamento financeiro dos alunos após passarem por seminários de educação financeira. As conclusões foram que os alunos, após participar dos seminários sobre habilidade financeira básica, relataram mudanças significativas para a gestão pessoal, diminuindo os números de comportamentos financeiros arriscados. Sendo assim, fica constatado que as universidades podem, ao invés de contrair empréstimos com alto custo, podem investir em educação financeira para seus clientes, sendo uma forma mais adequada para capitação de recursos.
Outra forma de gestão seria a ajuda financeira aos estudantes, a fim de fomentar o mercado das instituições de ensino. Dentro desta visão, o trabalho de Celine (2010) apresentou a pesquisa realizada na Califórnia entre 1989 e 2003, em que detectou que os 5 programas de auxílios financeiros federais e estaduais encorajam a entrada entre as faculdades com fins lucrativos. As matrículas nas faculdades privadas são mais fortes que nas públicas; estes benefícios ao invés de desviar os alunos das faculdades públicas para as particulares, beneficiam o acesso à educação em ambos os setores. Mesmo a pesquisa mostrando que o aluno pode preferir uma ou outra instituição, um achado importante é que há incentivos. O aluno irá procurar as entidades com fins lucrativos, quando há incentivo por parte de programas do governo, sendo comprovada a procura por estas universidades.
As instituições de acordo com a oferta de financiamento, que é considerada uma forma de capitação de recurso financeiro, podem ter públicos diferentes. As instituições privadas vêm crescendo e usando os financiamentos oferecidos pelo próprio governo como forma de capitação de recursos. O estudo de (Deming; Goldin; Katz, 2013) realizado nas faculdades com fins lucrativos foi comparado com as instituições sem fins lucrativos. As instituições comunitárias podem oferecer uma educação igual ou melhor, a um custo menor. A demanda por educação superior é maior do que os financiamentos, neste sentido, as Universidades dependem muito dos recursos de incentivo aos alunos.
Administrar com poucos recursos é uma tarefa difícil para o gestor, e pode levar a procurar por recursos financeiros com maior custo, ainda mais quando a empresa não tem uma ferramenta de gestão apropriada, que possa apontar as devidas necessidades e riscos que terá para a capitação desses recursos. Para o trabalho Brinckmann, Salomo, Gemuenden (2011), que foi fundamentado na teoria da visão baseada em recursos, a instituição pode desenvolver competências para gerar os próprios caixas, a partir das estratégias da gestão financeira. Os recursos financeiros são recursos chaves para aquisição de novos recursos, a teoria baseada em recursos distingue: humanos, organizacional e financeiros. Os financeiros servem com um catalizador no processo de captação de recursos. A pesquisa apontou que embora a literatura enfatize a importância de obter financiamento externo, os modelos da pesquisa apontam que o financiamento por meio de operações é um impulsionador do crescimento de um novo empreendimento. Outra constatação foi que o financiamento externo aumenta o crescimento do emprego, mas o efeito sobre as vendas não é significativo.
Uma das formas tradicionais de análise usada pelas instituições são os indicadores financeiros, extraídos a partir do balanço patrimonial e das demonstrações de resultado. Nos Estado Unidos, foi desenvolvido um projeto chamado: eXtensible Business Reporting Language (XBRL), a pesquisa de Gomaa, Markelevich, Shaw (2011), que consiste em apresentar esta ferramenta de análise das demonstrações por meio de indicadores. Neste projeto de dados interativos por meio de planilha, estas informações ficam disponíveis aos alunos, podendo gerar as mais variadas formas de análise das informações financeiras.
Diante do que foi visto neste fragmento da literatura, sobre gestão de uma entidade ou de uma empresa, o que precisa ser visto pelos gestores é que a empresa necessariamente precisa ter uma ferramenta que aponte o resultado para a gestão da entidade, que aponte os acertos, mas também as falhas. A gestão financeira de uma entidade é primordial para o seu funcionamento, a gestão financeira deve ser vista como uma fonte de recurso, capaz de gerar outras fontes de recursos para a entidade. Caso ela não seja bem administrada, pode comprometer todo o funcionamento de organização. A gestão realizada mediante a análise de indicadores é defendida por vários autores, tais como: (RAJNOHA ET AL 2016), SCHOBEL, SCHOLEY 2012), (BRINCKMANN; SALOMO; GEMUENDEN, 2011), (MICHALSKI 2014), (MICHALSKI 2016), (BULECA; HAJDUOVÁ; ANDREJKOVIC 2016).
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Segundo Cooper (2011) a pesquisa exploratória é útil quando o pesquisador não tem de forma clara o que vai pesquisar. Sendo assim por meio da pesquisa exploratória, desenvolvem-se os conceitos de forma clara, estabelecem-se as propriedades das pesquisas, o que possibilita melhorar a qualidade do projeto de pesquisa. Além disso, o pesquisador pode, por meio da pesquisa exploratória, aumentar o entendimento sobre o problema, reunir informações sobre o tópico da pesquisa, refinar o tópico da pesquisa. Sendo assim, a pesquisa exploratória pode se iniciar com busca na literatura.
Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e quantifica: qualitativa porque busca descrever, traduzir, decodificar visando significado. Ainda a pesquisa qualitativa visa a coleta e análise dos dados, visando o conhecimento profundo da situação conforme entendimento de Cooper (2011). Já pesquisa qualitativa busca quantificar os resultados em uma forma que se presta para análise estatística, (HAIR JR, J.F; BABIN, B; MONEY, A.H; SAMOUEL.2005)
O método de intervenção usado na pesquisa foi o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C), desenvolvido pelo LabMCDA. O ProKnow-C apresenta uma visão construtivista na qual o pesquisador participa ativamente da escolha do tema, e da delimitação do portfólio bibliográfico (PB), de acordo com o interesse na pesquisa, conforme. (ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S.; PINTO, H. 2013).
Para esta pesquisa, serão utilizadas 2 etapas de pesquisa: a seleção do portfólio bibliográfico, e a análise bibliométrica. Estas duas etapas consistem em os pesquisadores selecionem nas pesquisas serão utilizadas e farão a composição do (PB), e os mesmos farão parte da pesquisa que irá fazer uma análise bibliométrica da literatura. (ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S.; PINTO, H. 2013)
Figura 1 – Processo de seleção do portifólio
Fonte: Tasca et al, (2010)
A pesquisa de abordagem qualitativa usou o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C), como instrumento para elaboração da pesquisa. Para a operacionalização da pesquisa, foram definidos os eixos de pesquisa e cada eixo foi composto pelas palavras chaves. Logo após, foram criadas as etapas de pesquisa, conforme demonstra no quadro 01:
Quadro 01 – etapas da pesquisa
ETAPAS DA PESQUISA |
||
1 – Definição dos eixos de pesquisa. |
1 – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. 2 – ANÁLISE FINANCEIRA. 3 – UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS. |
|
2 – Definição das palavras chaves da pesquisa |
EIXO 1 - Evaluation, measurement, Indicatrs, Performance, Evaluation, Appraisal, Assessment. EIXO 2 - Financial analysis, Financial management. EIXO 3 - Higher Education, University, Undergraduate, college.) |
|
3 – Expressão Boleana |
("evaluation" OR "measurement" OR "Indicators" OR "Performance" OR "Evaluation" OR "Appraisal" OR "Assessment") and ("Financial analysis" OR "Financial management") and ("Higher Education" OR "University" OR "Undergraduate" OR "College") |
|
4 – Pesquisa nas Bases de Dados |
Scopus, “Isi” Web of Sociense, Ebesco, Pro-quest e ScienceDirect |
|
5 – Período da pesquisa |
2008 a 2017. |
|
Fonte: Dados da pesquisa (2018).
Uma vez definidos os critérios da pesquisa, iniciou-se o processo de consultas nas páginas das bases de dados, que resultou em 1.306 artigos sendo distribuídos nas bases Scopus 784 artigos, ISI Web Of Sociense 91 artigos, Ebesco 03, Pro quest 406, Socience Direct 22. Após o processo de identificação dos artigos os mesmos foram baixados e importados no sistema Endnoot. Após a importação fez-se o processo de eliminar os artigos duplicados, e foram excluídos 38 artigos duplicados.
Dos 1.268 artigos que restaram foi realizada a leitura dos títulos, e os artigos pelo qual os títulos não estão alinhados com o tema da pesquisa foram excluídos, sendo considerados alinhados com o tema da pesquisa resultando em 102 artigos. Nesses 102 artigos, foi aplicado o teste de representatividade e 89 artigos foram desconsiderados, de acordo com o número de citação. Após a escolha dos artigos pelo título, iniciou-se o processo de leitura do artigo na íntegra, resultando em 12 artigos considerados no portífólio primário.
Com base nos artigos do portífólio primário, foram pesquisadas as referências, selecionado-se somente os artigos com 108 citações ou mais. Nessa etapa, foi realizado o procedimento de leitura dos títulos, feito o teste de representatividade do artigos e a leitura na íntegra dos artigos. Este processo resultou e mais 8 artigos, que farão parte do portfólio primário, resultando em 20 artigos que farão parte do portifólio bibliográfico final.
Quadro 2 - Artigos do portifólio bibliográfico
Nº |
AUTORES |
PERIÓDICO |
ANO |
1 |
Borden, L. M. ; Lee, S. ; Serido, J. ; Collins, D. |
Changing college students’ financial knowledge, attitudes, and behavior through seminar participation |
2008 |
2 |
Hudon, M. |
Norms and values of the various microfinance institutions |
2008 |
3 |
Cellini, S. R. |
Financial aid and for‐profit colleges: Does aid encourage entry? |
2010 |
4 |
Hashi,I ; Toçi V.Z. |
Financing constraints, credit, rationing, and financing obstacles: Evidence from firm level data in South Eastern Europe |
2010 |
5 |
Freeman, R. B. |
It's financialization! |
2010 |
6 |
Brinckmann, J. ; Salomo, S. ; Gemuenden, H. G. |
Financial Management Competence of Founding Teams and Growth of New Technology-Based Firms |
2011 |
7 |
Gomaa, M. I. ; Markelevich, A. ; Shaw, L. |
Introducing XBRL through a financial statement analysis project |
2011 |
8 |
Falahati, L. ; Paim, L. ; Ismail, M. ; Haron, S. A. ; Masud, J |
Assessment of university students' financial management skills and educational needs |
2011 |
9 |
Schobel, K. ; Scholey, C. |
Balanced Scorecards in education: Focusing on financial strategies |
2012 |
10 |
Deming, D. ; Goldin, C. ; Katz, L. |
For-profit colleges |
2013 |
11 |
Shalini Kalra, S. |
Demographic and socio-economic determinants of financial satisfaction |
2013 |
12 |
Hajdu, Z. ; Andrejkovic, M. ; Mura, L. |
Utilizing experiments designed results during error identification and improvement of business processes |
2014 |
13 |
Stephen Korutaro, N. ; Kasozi, D. ; Nalukenge, I. ; Tauringana, V. |
Lending terms, financial literacy and formal credit accessibility |
2014 |
14 |
Michalski, G. |
Value maximizing corporate current assets and cash management in relation to risk sensitivity: Polish firms case |
2015 |
15 |
Afonina, A. |
Strategic management tools and techniques and organizational performance: Findings from the Czech Republic |
2015 |
16 |
Soltés, V. ; Gavurová, B. |
Modification of performance measurement system in the intentions of globalization trends |
2015 |
17 |
Al Bento, A. ; Bento, R. ; White, L.F. |
Strategic performance management systems: Impact on business results |
2015 |
18 |
Mura, L. ; J. Buleca, ; Hajduova, Z. ; Andrejkovic, M. |
Quantitative financial analysis of small and medium food enterprises in a developing country |
2015 |
19 |
Rajnoha, R. ; Stefko, R. ; Merková, M. ; Dobrovic, J. |
Business intelligence as a key information and knowledge tool for strategic business performance management |
2016 |
20 |
Michalski, G. |
Risk pressure and inventories levels. Influence of risk sensitivity on working capital levels |
2016 |
Fonte: Dados da pesquisa (2018).
O portfólio final representa, a base de artigos que servirão para compor a pesquisa em questão, entendesse que estes artigos, representam um fragmento da literatura e que melhor representa sobre o tema pesquisado. Será com base nestas pesquisas que será fundamentada, os resultados alcançados, e irão servir de base para o levantamento.
4 RESULTADOS
Os resultados apresentados nesta seção referir-se-ão ao Portfólio Bibliográfico (PB) evidenciado no quadro 2 quanto aos artigos que o compõe, bem como nas respectivas referências bibliográficas.
4.1 Análise dos artigos do Portfólio Bibliográfico
Nesta subseção, os artigos do PB serão analisados quanto ao número de citação no Google acadêmico. A Figura 1 apresenta os artigos do PB final ordenados pelo número de citação.
Figura 1 – Artigos do portfólio bibliográfico
Fonte: Dados da pesquisa (2018).
O artigo mais citado aparece com 237 citações e foi o artigo de Borden et al (2008), com maior representatividade para a pesquisa, e este artigo foi selecionado a partir da seleção realizada nas referências dos artigos. Identificou-se que a pesquisa vem abordando o tema sobre a educação financeira, para os estudantes, serve como uma fonte de capitação de recursos. O segundo artigo com mais citações, com 138 citações, trata da crise financeira em suas conclusões afirma que o mercado financeiro pode destruir uma economia.
4.2 Periódicos do portfólio
Na Figura 2, tratam-se os periódicos do PB quanto à concentração de artigos do PB para que se possa analisar quais são os periódicos mais alinhados ao tema de pesquisa ‘gestão econômico-financeira em universidades comunitárias’.
Figura 2 – Periódicos do Portfólio Bibliográfico
Fonte: Dados da pesquisa (2018)
Conforme se pode verificar na figura 2, os vinte artigos que compõem o PB estão distribuídos em 17 periódicos. Os dois periódicos com mais artigos publicados são o International Journal of Social Economics e Economic Computation and Economic Cybernetics, que concentram 5 trabalhos.
O periódico International Journal of Social Economics, tem como objetivo e escopo as publicações voltadas para à atividade econômica, os indivíduos e a sociedade, a economia social e está voltado para a relação entre ação social e econômica, examina os comportamentos éticos e as normas sociais que influenciam no comportamento dos agentes econômicos.
O periódico Economic Computation and Economic Cybernetics, periódico dedicado a modelagem de matemática econômica, pesquisa operacional, microeconomia, análise estatística, teoria de jogos, inteligência artificial, desde o desenvolvimento teórico até a pesquisa sobre os problemas econômicos aplicados, publicado pela Academia de Estudos Econômicos de Bucareste, é o jornal líder no campo de modelagem econômica da Romênia.
4.3 Autores do Portfólio bibliográfico
A Figura 3, representa o número de autores, dos artigos apresentados no portfólio bibliográfico final.
Figura 3 – Autores do Portfólio Bibliográfico
Fonte: Dados da pesquisa (2018).
No portfólio final foram encontrados 46 autores, os autores Michalski, G e Andrejkovic, M, são os autores com a maior representatividade sobre o tema pesquisado. Estes autores aparecem em pesquisas realizadas em conjunto com outros pesquisadores e também como o único autor da pesquisa. Especificamente o autor Michalsk, G apareceu com duas pesquisas, como o único autor (Michalsk, G, título: Risk pressure and inventories levels. Influence of risk sensitivity on working capital levels) e a pesquisa: (Michalsk, G, título: Value maximizing corporate current assets and cash management in relation to risk sensitivity: Polish firms case).
Já o Autor Andrejkovic, apareceu no portfólio, em pesquisas realizadas com outros pesquisadores: ( Hajdu, Z. ; Andrejkovic, M. ; Mura, L., título: Utilizing experiments designed results during error identification and improvement of business processes) e com (Mura, L. ; J. Buleca, ; Hajduova, Z. ; Andrejkovic, M. , título: Quantitative financial analysis of small and medium food enterprises in a developing country)
Os autores (Afonina, A.; Al Bento, A. ; Bento, R. ; Borden, L. M. ; Brinckmann, J. ; Cellini, S. R. ; Collins, D. ; Deming, D. ; Dobrovic, J. ; Falahati, L. ; Freeman, R. B. ; Gavurová, B. ; Gemuenden, H. G. Goldin, C. ; Gomaa, M. I. ; Hajdu, Z. ; Hajduova, Z. ; Haron, S. A. ; Hashi,I ; Hudon, M. ; Ismail, M. ; J. Buleca, ; Kasozi, D. ; Katz, L. ; Lee, S. ; Markelevich, A. ; Masud, J ; Merková, M. ; Mura, L. ; Nalukenge, I. ; Paim, L. ; Rajnoha, R. ; Salomo, S. ; Schobel, K. ; Scholey, C. ; Serido, J. ; Shalini ; Kalra, S. ; Shaw, L. ; Soltés, V. ; Stefko, R. ; Stephen Korutaro, N. ; Tauringana, V. ; Toçi V.Z. ; White, L.F.), aparecem na pesquisa com apenas uma publicação.
4.4 Fator de impacto JCR dos periódicos
A seguir, apresenta-se a ocorrência dos periódicos do PB quanto à concentração de artigos, bem como, no fator de impacto Journal Citation Reports (JCR), o qual é utilizado pela base de dados Isi web of knowledge.
Figura 4 – Fator de impacto JCR dos periódicos
Fonte: Dados da pesquisa (2018)
O gráfico em questão apresenta que o periódico International Journal of Social Economics foi o periódico com mais publicações, embora tenha o JCR igual a Zero. Este periódico está focado em publicações da área social e econômica. Este periódico não tem relação, com a publicação mais representativa. O periódico com o maior JCR não tem relação com a publicação de maior representatividade.
No periódico International Journal of Social Economics foram publicados os artigos: (Hudon, M. , título: Norms and values of the various microfinance institutions), (Stephen Korutaro, N. ; Kasozi, D. ; Nalukenge, I. ; Tauringana, V. , título: Lending terms, financial literacy and formal credit accessibility) e (Shalini Kalra, S. título: Demographic and socio-economic determinants of financial satisfaction)
4.5 – Fator de impacto SJR dos periódicos
A seguir, apresentam-se os periódicos de acordo com o fator de impacto Scientific Journal Rankins (JCR) em relação ao número de publicações dos periódicos.
Figura 5 – SJR Periódicos
Fonte: Dados da pesquisa (2018)
Fazendo-se uma breve análise do respectivo gráfico, percebe-se que o periódico com o maior fator de impacto foi Theory and Practice, com índice SJR de 3,65, o qual contém um artigo publicado.
O gráfico em questão apresenta que o periódico International Journal of Social Economics foi o periódico com mais publicações, embora tenha o JCR igual a Zero. Este periódico está focado em publicações da área social e econômica. Ainda o periódico não tem relação, com a publicação, mas representativa. O periódico com o maior JCR não tem relação com a publicação de maior representatividade.
No periódico International Journal of Social Economics foram publicados os artigos: (Hudon, M. , título: Norms and values of the various microfinance institutions), (Stephen Korutaro, N. ; Kasozi, D. ; Nalukenge, I. ; Tauringana, V. , título: Lending terms, financial literacy and formal credit accessibility) e (Shalini Kalra, S. título: Demographic and socio-economic determinants of financial satisfaction)
4.6 - Artigos das Referências
Dos artigos relacionados nas referências bibliográficas do PB, foram selecionados somente os artigos, e retirados os artigos no período de 2008 a 2017. Diante desta seleção foram encontradas 93 referências, dessas foram selecionadas para o gráfico apenas 10 referências citações.
Figura 6 – Artigos da referência
Fonte: Dados da pesquisa (2018).
Dos artigos relacionados nas referências portfólio primário, apenas a pesquisa de Borden et al (2008), foi selecionado para compor portfólio final, após análise dos títulos, resumo e da leitura integral do artigo. Na composição do portfólio final, a pesquisa de Borden et al (2008) está entre os artigos mais citados, significa dizer que apenas um artigo selecionado nas referências, está entre os 10 artigos mais citados, nas análises dos artigos selecionados a partir das referências dos artigos.
A pesquisa de Borden et al (2008) é o artigo mais citado do portfólio final, este artigo ainda foi publicado no periódico: Journal of family and economic issues, que tem apenas este artigo publicado nesta pesquisa. Outro fator importante que o artigo mais representativo, que foi selecionado mediante o alinhamento do título, resumo e da leitura do artigo na integra, foi selecionado a partir das referencias dos artigos do portfólio primário.
4.7 - Periódicos das Referências
A figura 7 caracteriza o número de periódicos que estão envolvidos nas referências do PB. Identificaram-se e ordenaram-se 91 periódicos pelo número de citações dos respectivos artigos pelos artigos do PB.
Figura 7 – Periódicos das referências
Fonte: Dados da pesquisa (2018).
Ao analisar-se a Figura 7, percebeu-se que os artigos das referências do PB encontram-se dispersos em diversos periódicos. o periódico com maior representatividade, E a M: Ekonomie a Management, entre as publicações selecionadas a partir das referências do portfólio, nenhuma das publicações apresentadas por este periódico foi selecionada. No portfólio primário referente a este periódico foi selecionado uma publicação, que foi a pesquisa de: (Rajnoha, R. ; Stefko, R. ; Merková, M. ; Dobrovic, J. título: Business intelligence as a key information and knowledge tool for strategic business performance management).
Este jornal teve o índice de JCR igual a zero e SJR igual 0,37, não ficando estre os periódicos de destaque. Mesmo este periódico tendo como escopo: Economia, Administração de Empresas, Finanças, Gestão, Gestão de Informação e Marketing & Trade, está situado na República Checa. Atuado nas áreas de negócios de: Negócios, Gestão e Contabilidade Negócios e Gestão Internacional Estratégia e Gestão
4.8 – Autores citados das referências
Na figura 8, os autores que constam nas referências do PB foram expostos quanto ao número de vezes em que tiveram uma pesquisa citada por algum artigo do PB.
Figura 8 – Autores prolíficos das referências
Fonte: Dados da pesquisa (2018).
O autor B.Gavurová, que aparece como autor de destaque, nas análises das referências com sete publicações, sendo que estas pesquisas foram destaque nas referências, e apenas um artigo foi selecionado nesta etapa, pois tinha alinhamento como tema. Sendo assim o trabalho que compões portfólio final, pois foi selecionado, e esta pesquisa foi realizada em conjunto com os autores: (Soltés, V. ; Gavurová, B. sob o título: Modification of performance measurement system in the intentions of globalization trends).
Para compor o portfólio final ainda foram selecionados de: (Cellini, S. R. ; Borden, L. M. ; Lee, S. ; Serido, J. ; Collins, D.; Hashi,I ; Toçi V.Z. ; Michalski, G. ; Afonina, A. ; Hajdu, Z. ; Andrejkovic, M. ; Mura, L.; Al Bento, A. ; Bento, R. ; White, L.F.). Estes trabalhos tiveram seus conteúdos alinhados com o tema da pesquisa.
4.9 – Palavras Chaves
Na Figura 9, as palavras-chave utilizadas pelos artigos do PB foram extraídas e quantificadas pelo número de ocorrência.
Figura 9 – Palavras Chaves bibliográfico final
Fonte: Dados da pesquisa (2018).
As palavras chaves usadas pelos artigos do Portfólio Bibliográfico encontram-se de maneira dispersa. Apenas palavra Financial Analysis apareceu 3 vezes, e a palavra India 2 vezes, as demais palavras resultaram em 1 ocorrência que foram agrupadas em 75 palavras. Cabe salientar que a palavra-chave supracitada foi utilizada, quando da composição dos eixos de pesquisa, a qual compôs o eixo 2.
Das palavras chaves usadas na pesquisa inicial que fizeram a composição dos eixos de pesquisa que foram: EIXO 1 - Evaluation, measurement, Indicatrs, Performance, Evaluation, Appraisal, Assessment. EIXO 2 - Financial analysis, Financial management. EIXO 3 - Higher Education, University, Undergraduate, college.). Apneas palavra “Financial analysis” apareceu como destaque.
5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo desta pesquisa consistiu em realizar um levantamento da literatura sobre o tema gestão financeira e econômica em universidades comunitárias à luz da avaliação de desempenho. Após o levantamento de um Portfólio Bibliográfico (PB), com reconhecimento científico e devidamente alinhado ao tema da pesquisa, procedeu-se uma análise bibliométrica para evidencias os destaques dentro de algumas variáveis. Para tanto, utilizou-se o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) como instrumento de intervenção.
A pesquisa iniciou com um conjunto bruto de 1.306 artigos selecionados por meio de uma de um comando de busca (Quadro 01) realizado nas bases de dados Scopus, Web of Sociense, Ebesco, Pro-quest e ScienceDirect. Esse conjunto de artigos foi submetido uma uma série sequencial de critérios de análise, tais como : leiturados títulos ; análise dos resumos ; e avaliação do conteúdo na íntegra dos artigos. Após essas etapas, os artigos remanescentes submeteram-se ao teste de representatividade, o qual levou em consideração artigos das referências dos artigos aprovados, com o intuito diminuir a probabilidade de algum artigo expoente no tema ser desconsiderado .
Entre os artigos mais citados, na análise proferida na Figura 1,encontra-se artigo de Borden et al (2008) com 237 citações, publicado no periódico Journal of family and economic issues. Ressalta-se que o trabalho supracitado foi incorporado ao PB por meio do teste de representatividade.
Com relação aos autores analisados pela presente pesquisa na Figura 3 e na Figura 8, percebe-se que não há uma concentração de publicações em poucos autores, tanto nos autores do (PB) quanto nos autores das referências. Nos autores das referências ocorreu uma diluição maior do que no (PB). Ainda sobre os autores, percebeu-se que alguns aparecem no (PB) e nas referências, porém, não chega a ser um fato significante.
Observou-se que os 20 artigos do PB foram publicados em 17 periódicos, dentre os quais, destacaram-se o International Journal of Social Economics e o Economic Computation and Economic Cybernetics, com 3 e 2 artigos do PB, respectivamente . As referências do PB contiveram 73 publicações, dentre as quais, 63 apresentaram apenas uma publicação.
REFERÊNCIAS.
ANNA, Afonina. Strategic management tools and techniques and organizational performance: Findings from the Czech Republic. Journal of Competitiveness
BORDEN, Lynne M. et al. Changing college students’ financial knowledge, attitudes, and behavior through seminar participation. Journal of family and economic issues, v. 29, n. 1, p. 23-40, 2008.
BRINCKMANN, Jan; SALOMO, Soeren; GEMUENDEN, Hans Georg. Financial management competence of founding teams and growth of new technology–based firms.Entrepreneurship Theory and Practice, v. 35, n. 2, p. 217-243, 2011.
CELLINI, Stephanie Riegg. Financial aid and for‐profit colleges: Does aid encourage entry? Journal of Policy Analysis and Management, Vol. 29, No. 3, 526–552 (2010)
COOPER; D.R; SCHINDLER, P.S. Método de pesquisa em Administração. 7.ed.Porto Alegre: Bookmann, 2011.
DEMING, David; GOLDIN, Claudia; KATZ, Lawrence. For-profit colleges. The Future of Children, p. 137-163, 2013.
ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S.; PINTO, H. Processo de investigação e análise bibliométrica: avaliação da qualidade dos serviços bancários. RAC, v. 17, n. 3, p. 325-349, 2013.
FALAHATI, Leila et al. Assessment of university students financial management skills and educational needs. African Journal of Business Management, v. 5, n. 15, p. 6085-6091, 2011.
FREEMAN, Richard B. It's financialization!. International Labour Review, v. 149, n. 2, p. 163-183, 2010.
GOMAA, Mohamed I.; MARKELEVICH, Ariel; SHAW, Lewis. Introducing XBRL through a financial statement analysis project. Journal of Accounting Education, v. 29, n. 2-3, p. 153-173, 2011.
HAIR JR, J.F; BABIN, B; MONEY, A.H; SAMOUEL, P. Fundamentos de Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005
HAJDU, Zuzana; ANDREJKOVIČ, Marek; MURA, Ladislav. Utilizing experiments designed results during error identification and improvement of business processes. Acta
Polytechnica Hungarica, v. 11, n. 2, p. 149-166, 2014.
HUDON, Marek. Norms and values of the various microfinance institutions. International Journal of Social Economics, v. 35, n. 1/2, p. 35-48, 2008.
KORUTARO NKUNDABANYANGA, Stephen et al. Lending terms, financial literacy and formal credit accessibility. International Journal of Social Economics, v. 41, n. 5, p. 342-361, 2014.
MICHALSKI, Grzegorz. Value maximizing corporate current assets and cash management in relation to risk sensitivity: Polish firms case. Economic Computation and Economic Cybernetics Studies and Research, n 48, p. 259-276, Published: 2014.
MURA, Ladislav et al. Quantitative financial analysis of small and medium food enterprises in a developing country. Transformations in business & economics, v. 14, n. 1, 2015.
RAJNOHA, Rastislav et al. Business intelligence as a key information and knowledge tool for strategic business performance management. Economics and management, 2016.
SCHOBEL, Kurt; SCHOLEY, Cam. Balanced Scorecards in education: focusing on financial strategies. Measuring Business Excellence, v. 16, n. 3, p. 17-28, 2012.
SOLTES, Vincent; GAVUROVA, Beata. Modification of performance measurement system in the intentions of globalization trends. Polish Journal of Management Studies, v. 11, 2015.