Brasil e Argentina debatem a respeito de ensino na fronteira
MEC participa de reunião da Comissão Mista de Cooperação Técnica Brasil-Argentina a fim de definir ações para preparação de professores que atuem junto às populações das zonas de fronteira
O Ministério da Educação (MEC) participa, de 14 a 18 de maio, em Buenos Aires, Argentina, de uma reunião da Comissão Mista de Cooperação Técnica Brasil-Argentina. O objetivo é fortalecer, nos dois países, a gestão e o ensino, por meio de ações que favoreçam a preparação de professores para atuarem junto às populações das zonas de fronteira, tanto no Brasil quanto na Argentina. Nesses locais, o contexto é de interculturalidade e bilinguismo, o que exige uma educação diferenciada.
Na missão internacional, o MEC é representado pela técnica em Assuntos Educacionais da Assessoria Internacional, Maria Francisca Ferreira Trujillo. Segundo a área, o encontro é uma oportunidade para discussão a respeito de temas relacionados à formação docente e à produção de material didático, em contexto de bilinguismo. O Grupo de Trabalho almeja a construção de um modelo de cooperação bilateral que alcance as populações, na faixa de fronteira, nas regiões mais distantes, com troca de experiências positivas.
Entre os resultados esperados na reunião estão a capacitação de docentes, gestores e das equipes técnicas de ambos os países sobre temáticas específicas relacionadas às Escolas Interculturais Bilíngues (EIB) e à construção, de forma conjunta, de instrumentos de avaliação das ações das EIB.
Além disso, faz parte do projeto a produção de materiais que documentem as aprendizagens locais e os antecedentes regionais. Na fase de implementação, serão desenvolvidas oficinas com a participação de docentes, diretores, pesquisadores e linguistas. A metodologia aplicada para o trabalho de campo visa, particularmente, a realização de visitas às famílias cujos filhos estudaram em estabelecimentos bilíngues, incluídas no programa em sua etapa-piloto como forma de avaliação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional