14/10/2003

Brasil tem mil tipos de brinquedos com risco às crianças

No Brasil, os brinquedos são produto de certificação obrigatória desde 1992. Dos 200 milhões vendidos por ano no País, de cinco mil tipos diferentes, estima-se que cerca de mil tipos oferecem riscos às crianças. Pelo menos 60% desses 200 milhões de brinquedos são para a faixa de até três anos, na qual a lei brasileira é uma das mais rigorosas do mundo. Com brinquedos não certificados há risco de alergia, intoxicação, choque elétrico, perfurações, cortes.

A Fundação Abrinq alerta que os brinquedos importados também devem obedecer ao Código de Defesa do Consumidor, sendo o importador o principal responsável por defeitos ou danos.

Em 2000, o Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial fez 4,8 milhões fiscalizações de brinquedos, tendo, entre janeiro e julho daquele ano, apreendido 20 mil unidades sem marca do Sistema Brasileiro de Certificação. E agora, em agosto de 2003, proibiu um ioiô feito com silicone importado da Ásia porque ele provocou enforcamentos na Europa, felizmente sem mortes.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×