BREVÍSSIMO COMENTÁRIO ACERCA DAS TEORIAS SAUSSUREANAS
BREVÍSSIMO COMENTÁRIO ACERCA DAS TEORIAS SAUSSUREANAS
BRIEFEST COMMENT ABOUT THE SAUSSUREANAS THEORIES
Marinho Celestino de Souza Filho[1]
Marco Venicio da Silva Pereira[2]
Marcelo Lazaretti Rodrigues do Prado[3]
Cidaleia Cristina Dalpra Lima[4]
RESUMO: Nesse breve ensaio, pretendemos mostrar como as contribuições de Saussure são imprescindíveis para estudar cientificamente a Linguagem Humana.
PALAVRAS-CHAVE: Contribuições. Saussure. Ciência. Linguagem Humana.
ABSTRACT: In this brief essay, we intend to show how the contributions of Saussure are essential to scientifically study human language.
KEY WORDS: Contributions. Saussure. Science. Human Language.
- INTRODUÇÃO
Nesse brevíssimo ensaio, tentaremos tratar de um dos mais importantes linguistas que o mundo já conheceu: Ferdinand Saussure, considerado o pai da Linguística, ciência que com método próprio pretende descrever o funcionamento de todas as línguas, cujo número aproximado, hoje, seria em torno de doze mil.
Logo, esse objetivo traçado pela Linguística parece impossível de ser realizado e um tanto quanto utópico. Mas, por ora, voltemos a Saussure, que com apenas 21 anos, publica em 1878 em Leipzig, uma obra muito importante para a História da Linguagem Humana: Mémoire sur le système primitif des voyelles indo-européennes. De Acordo com Ramanzini (1990), Saussure procurou, nesse trabalho, descrever o funcionamento das Vogais Indo-Européias, como se comportavam, semelhanças e diferenças, realizando um estudo histórico-comparativo. Dois anos depois, apresenta sua tese de doutorado com o título de De I’emploi du genitif absolu en sanskrit.
Assim, após vermos brevemente parte da trajetória acadêmica de Saussure, trataremos de sua Teoria acerca da Linguagem Humana.