22/10/2012

BREVÍSSIMO COMENTÁRIO ACERCA DAS TEORIAS SAUSSUREANAS

BREVÍSSIMO COMENTÁRIO ACERCA DAS TEORIAS SAUSSUREANAS

BRIEFEST COMMENT ABOUT THE SAUSSUREANAS THEORIES

Marinho Celestino de Souza Filho[1]

Marco Venicio da Silva Pereira[2]

Marcelo Lazaretti Rodrigues do Prado[3]

Cidaleia Cristina Dalpra Lima[4]

RESUMO: Nesse breve ensaio, pretendemos mostrar como as contribuições de Saussure são imprescindíveis para estudar cientificamente a Linguagem Humana.

 

PALAVRAS-CHAVE: Contribuições. Saussure. Ciência. Linguagem Humana.

ABSTRACT: In this brief essay, we intend to show how the contributions of Saussure are essential to scientifically study human language.

KEY WORDS: Contributions. Saussure. Science. Human Language.

  1. INTRODUÇÃO

 

Nesse brevíssimo ensaio, tentaremos tratar de um dos mais importantes linguistas que o mundo já conheceu: Ferdinand Saussure, considerado o pai da Linguística, ciência que com método próprio pretende descrever o funcionamento de todas as línguas, cujo número aproximado, hoje, seria em torno de doze mil.

Logo, esse objetivo traçado pela Linguística parece impossível de ser realizado e um tanto quanto utópico. Mas, por ora, voltemos a Saussure, que com apenas 21 anos, publica em 1878 em Leipzig, uma obra muito importante para a História da Linguagem Humana: Mémoire sur le système primitif des voyelles indo-européennes. De Acordo com Ramanzini (1990), Saussure procurou, nesse trabalho, descrever o funcionamento das Vogais Indo-Européias, como se comportavam, semelhanças e diferenças, realizando um estudo histórico-comparativo. Dois anos depois, apresenta sua tese de doutorado com o título de De I’emploi du genitif absolu en sanskrit.

Assim, após vermos brevemente parte da trajetória acadêmica de Saussure, trataremos de sua Teoria acerca da Linguagem Humana.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×