BULLYING COMO FATOR DE EVASÃO UNIVERSITÁRIA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DA REGIÃO CENTRO-OESTE
A evasão é um fenômeno complexo presente no Sistema Educacional, comum às Instituições Universitárias públicas e privadas, é imperativo a necessidade de conhecer suas causas para possibilitar a criação de estratégias de prevenção. Para tanto, o bullying entendido como maltratos entre iguais gera aspectos negativo no ciclo de atividades de um indivíduo ou grupo é uma possível causa da evasão e, como tal, deve ser investigado. A pesquisa adota por objetivo identificar na percepção dos alunos de uma universidade (IES) federal da região Centro-Oeste a taxa de ocorrência do bullying nesse âmbito e se ele é um dos fatores responsáveis pela evasão universitária. Mas especificamente a) Delinear os conceitos e classificações do bullying; b) Verificar qual a percepção dos alunos em relação às ações de bullying no âmbito dessa IES; c) Analisar através da comparação entre as teorias sobre bullying e os dados coletados, a taxa de ocorrência do bullying e se existe uma co-relação com a evasão na IES. Para o efeito tomou-se em consideração uma amostra por conveniência de n= 107 alunos matriculados nos últimos anos nos 3 cursos ofertados na IES investigada. Sendo desenvolvida uma pesquisa de natureza exploratória, caracterizada por uma análise descritiva dos dados. Da análise da totalidade dos dados apurados, constata-se que o bullying é percebido por 83,18% dos respondentes. E 7,01% dos respondentes concordam totalmente que esse fenômeno foi o fator/motivo da evasão de alguns alunos da IES. Assim, pode-se afirmar a existência de bullying no âmbito universitário. E que esse fenômeno é um fator/motivo que leva os alunos a se evadirem dos seus respectivos cursos no local da pesquisa.