27/08/2025

Camilo Santana participa de reunião ministerial no Planalto

Avanços desta gestão do governo federal foram apresentados com destaque para os resultados e impactos de políticas educacionais conduzidas pelo MEC, como os programas Pé-de-Meia e Escola em Tempo Integral.

O ministro Camilo Santana participou, nesta terça-feira, 26 de agosto, da segunda reunião interministerial de 2025 do governo federal. Os avanços da gestão foram apresentados com destaque para os resultados e impactos de políticas educacionais conduzidas pelo Ministério da Educação (MEC), como os programas Pé-de-Meia e Escola em Tempo Integral.

Durante a abertura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso de sua equipe com o povo brasileiro e destacou os desafios do momento histórico que o mundo atravessa, citando a guerra da Ucrânia e o cenário econômico internacional. “Nós queremos este país democrático, soberano e republicano, que é o que aprendemos a construir”, completou.

“Brasil soberano é Brasil que tem compromisso com os brasileiros e brasileiras, como o presidente Lula destacou. Já avançamos muito e os desafios que ainda temos, vamos continuar superando com muito trabalho”, apontou Santana.

A apresentação também pontuou o aumento relevante das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, 72,6% dos mais de 1,9 milhão de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública confirmaram a participação no exame.

Serão entregues, com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), 3.684 novas creches, sendo que destas 2.001 são de obras que estavam paradas e foram retomadas e outras 1.683 são obras novas. Até o final de 2026, serão entregues a municípios de todo país 2.500 novos ônibus escolares pelo Novo PAC, dos quais 1.359 já estão disponíveis.

Os recursos do Novo PAC estão construindo também 148 novas sedes de campi, sendo 138 de Institutos Federais e 10 de universidades federais – 100% das obras estão em andamento e 30% serão entregues até 2026. Além disso, estão em obras ou em licitação 158 novas estruturas acadêmicas para melhoria de unidades das redes federais de educação profissional e tecnológica e de educação superior já existentes, espalhadas pelo país.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Casa Civil - 26.08.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×