20/03/2014

CAMINHANDO PARA UM MUNDO SUSTENTAVEL

CAMINHANDO PARA UM MUNDO SUSTENTAVEL

Por: Welbert César da Veiga - Eng. de Produção BH/MG

Muito além do conceito inovador, a sustentabilidade ambiental surge no cenário sociológico relacionando o desenvolvimento humano com a preservação do meio ambiente, tendência que promete transformar o estilo de vida das pessoas.

A ação consumista dos seres humanos é uma necessidade natural e intrínseca para sua existência. Muito óbvio não é verdade? Porém, como toda ação possui uma reação, se torna impossível fechar os olhos para a incontestável realidade resultante desta equação: o uso errôneo dos recursos naturais e a geração de resíduos.

É uma matemática simples, onde se subtrai recursos da natureza para alimentar os processos de transformação, e o resultado equivalente é a geração de resíduos, uma “pedra no sapato” para seus genitores.

Mahatma Gandhi, com base em sua sabedoria, já dizia: "A Terra é capaz de satisfazer as necessidades de todos os homens, mas não a ganância de todos os homens". E o remédio para cura deste mal se chama CONSCIENTIZAÇÃO.

Nos últimos anos, medidas voltadas para promoção de um mundo sustentável vêm ganhando forças nos pensamentos e atitudes da sociedade que consideram qualidade e perspectiva de vida, primordiais para sobreviverem.

Com auxilio de elementos como tecnologia, governo e mídia, soluções sustentáveis estão sendo desenvolvidas e inseridas no dia-a-dia da população. Exemplos como os biocombustíveis, os biodigestores, créditos de carbono, coletores solares, Grenbulding ente outros, fortalecem e dão esperança, sinais de que dias melhores virão.

Em 2012, uma pesquisa intitulada Greendex e realizada pelo National Geographic Society, questionava os entrevistados a respeito da sustentabilidade e o resultado indicou que o Brasil é uma das nações mais preocupadas com o meio-ambiente no mundo.

Hoje existem no país várias instituições que prezam o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio-ambiente. Duas delas se destacam em âmbito internacional: o Instituto Akatu e o Greenpeace.

O Instituto Akatu (http://www.akatu.org.br) é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente.

Já o Greenpeace (http://www.greenpeace.org/brasil/pt/), é uma organização global cuja missão é proteger o meio ambiente, promover a paz e inspirar mudanças de atitudes que garantam um futuro mais verde e limpo para esta e para as futuras gerações.

Estes são exemplos para serem seguidos por cada brasileiro e os primeiros passos devem partir de dentro de casa. O uso consciente da água do banho, a prática da segregação de resíduos sólidos e a retração impulsiva no momento da compra, são algumas atitudes simples que geram resultados bem significativos.

O contato com a comunidade também é bem importante. O plantio de mudas, o uso de bicicletas e a criação de um centro de reciclagem são algumas ações que prezam o bem-estar coletivo.

A priori esta breve introdução aguça fortemente as próximas discussões sobre os diversos assuntos que permeiam o contexto da sustentabilidade. Parafraseando mais uma vez o pensamento do grande líder da humanidade Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, este deve ser o Genesis a ser vivenciado nesta nova era.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×