03/12/2017

Caminho suave.

Projeto de Ação

CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO

 

TÍTULO: Caminho Suave. Judô.

 

EMPRESA: Projeto Judô União Team

 

COORDENAÇÃO: Eduardo Okuhara

 

Sensei Deise Ribas, Sensei Mariana Lopes, Instrutor Eduardo Lopes, Sensei Márcio Pimentel, Colaboradora Karoliny Gonçalves de Souza e Colaboradora Mayara Gomes Silva.

ONG – Social Bom Jesus – Clube da Turma.

São Paulo

2017

1. APRESENTAÇÃO

            O Judô é uma arte marcial poderosa e eficaz; um caminho que propõe disciplina, respeito e mudanças de hábitos, auxiliando no bem-estar físico de cada praticante.

            Nosso projeto Judô: “Caminho Suave”, através destas qualidades citadas, resolveu colaborar com uma ONG de São Paulo, denominada Social Bom Jesus – Clube da Turma, localizada no bairro Jardim Ângela.

            Esta ONG nos aceitou de braços abertos, realizamos em três meses o nosso Projeto Caminho Suave – o bem-estar no Judô, com isto avaliamos e aprendemos novas formas de vínculos com diversas pessoas que aceitaram participar de nossos treinos e vivenciaram esta nova experiência.

            A função da Educação Física nesta modalidade Judô, é exatamente propiciar experiências e movimentos diversificados para que o praticante possa usufruir desta arte marcial.

            Ao realizar este projeto, também buscamos mostrar, como o Judô pode proporcionar simultaneamente os benefícios na saúde física e mental, tendo o intuito de expandir a participação das pessoas, com pouca relação com o Judô, motivando a buscar seus objetivos e mostrar novos caminhos, para as mudanças positivas em suas vidas cotidianas.

2. DIAGNÓSTICO

A prática deste esporte centenário, vem conferindo uma grande somatória de benefícios aos seus adeptos, uma modalidade olímpica que reuni todos os tipos de praticantes, homens, mulheres, crianças e até mesmo os idosos, oferecendo possibilidades de uma experiência competitiva, profissional para aqueles que assim desejarem, porém, não se limita apenas a essa realidade, pois oferece uma convivência saudável e harmoniosa, trazendo paz de espírito e bem-estar, através de sua filosofia e seus conceitos, que oferecem benefícios mútuos, com o mínimo de esforço e com a máxima eficiência. (VIRGILIO,S,1986).

 

O Judô tem como alicerce os três princípios filosóficos definidos por Jigoro kano que, como ditado por ele mesmo evidenciam a principal diferença entre o Judô kodokan e o antigo Jiu-jitsu, o Judô pode ser resumido como a elevação de uma simples técnica a um princípio de viver bem. (KANO,1999, p. 2)

Dentro dessa ideia, o Judô entra não somente como a prática, mas também como um meio de auxílio, para um desenvolvimento corporal e emocional de seu praticante, agregando benefícios, técnicas de defesa, ganho do equilíbrio emocional e a concretização através da prática.

Mestre Kano, naquela época, já tinha uma visão de como o bem-estar mútuo era importante no convívio entre o “próximo e eu”, desenvolveu então quatro filosofias dentro do Judô das quais são: Ju – suavidade; Dô – caminho; Seiryoku-zen-yo - máxima eficiência com mínimo esforço; Jita-kyoei – Bem-estar físico e benefícios mútuos. O princípio da máxima eficiência é aplicado à elevação ou à perfeição do espírito e do corpo na ciência do ataque e da defesa, exige primeiramente ordem e harmonia de todos os membros de uma coletividade e isto pode ser atingido com o auxílio e as concessões entre si para atingir a prosperidade e os benefícios mútuos. SHINOHARA, (1982,p.01).

O Judô tem como umas das suas primícias o ceder para vencer e o cair para levantar, na qual saindo da parte metafórica pode traduzir a situação real do dia a dia do praticante, onde o mesmo pode aprender que os obstáculos podem ser superados, dos quais verificamos que são eles: ansiedade, depressão, hiperatividade (encontrado mais em crianças) transtornos do pânico, bipolaridade, insônia, perca da memória, e problemas que surgem no seu dia a dia. (GODIM, 2007).

Portanto, através deste levantamento, colocamos em prática nosso projeto,  convidamos adolescentes e adultos que praticavam diferentes exercícios físicos, para iniciar a prática do Judô, na ONG Social Bom Jesus - Clube da Turma, onde o objetivo principal é oferecer o bem-estar metal e físico, estimulando os benefícios que o mesmo proporciona.

Apos uma breve divulgação nas proximidades e no espaço do Clube da Turma, falando sobre os objetivos e benefícios que o Judô proporciona, por meio de sua prática. Assim convidamos 100 pessoas, 50 homens e 50 mulheres, mas apenas 60 pessoas fizeram a matrícula, sendo 40 homens e 20 mulheres, que apresentaram curiosidades e vontade em praticar as técnicas do Judô.

O Clube da Turma se encontra no extremo Sul de São Paulo, no Jardim Ângela, onde grande parte da comunidade não tem conhecimento sobre os benefícios da prática, tendo como objetivo ajudar essa comunidade carente oferecendo atividades como: Handebol, Vôlei, Futsal, na parte cultural tem: Danças, Capoeira e Musica e agora nosso Projeto “Judô Caminho Suave”.

3. BENEFÍCIOS PARA O CORPO

            A reflexão sobre os benefícios que a prática do Judô em si, proporciona aos praticantes, estas citações abaixo, que auxilia na amplitude do nosso projeto.

            Para alcançar todos os benefícios, é recomendável a prática pelo menos três vezes por semana, períodos manhã e tarde, com aulas de uma hora e meia, que chegam a queimar cerca de 800 calorias.

            Segundo Feitosa (2011), desde sua invenção, o Judô apresentou em sua essência além da busca de aperfeiçoamento técnico da arte, finalidades de educação do corpo e da mente atrelada a princípios morais, éticos e filosóficos expressados pelo próprio Kano.

Acreditamos que por este motivo, o Judô proporciona um entendimento melhor de si, de escolhas, atitudes, sensibilidade e precaução, no que se refere ao outro também, como instrumento de formar e lapidar a moral e a ética. O Judô visa o contínuo aprimoramento da disciplina, do respeito, da educação, proporcionando o desenvolvimento do condicionamento físico e aprimorando as técnicas de ataque e  defesa.

Segundo Russo e Santos (2001), a procura pela prática do Judô, não acontece apenas pelo seu caráter competitivo, mas sobretudo, por proporcionar a seus praticantes benefícios recreativos, físicos, mentais, entre outros. O Judô não valoriza apenas o aspecto físico, mas se constitui como uma filosofia de vida, que valoriza a inteligência e o culto da verdade, considerando o desenvolvimento espiritual de seus praticantes como fator tão ou mais importante que o objetivo de vencer as lutas, quer sejam sociais, esportivas ou profissionais.

            O Judô como a maioria das práticas e atividades físicas é benéfico para o corpo, proporciona resultados positivos, como: resistência física, reflexos mais rápidos, contribui para diminuir a pressão arterial, favorece a redução do peso corporal, preserva e aumenta a massa muscular, melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, aumenta a força e flexibilidade muscular. A prática regular de exercício pode produzir importantes benefícios a curto, médio e longo prazo, independente se realizada por indivíduos com alguma DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) ou não (MERCURI; ARRECHEA, 2001).

4. OBJETIVO GERAL      

            Este Projeto visou como prática esportiva educacional, possibilitando aos praticantes conhecer, desenvolver e aprimorar conhecimentos teóricos e práticos do Judô, por meio de exercícios para o desenvolvimento dos aspectos físicos e motores do esporte, além de aspectos psicológicos, sociais e afetivos dos praticantes que lhes possam servir como forma educativa dentro e fora do tatame.

            Assim, a prática desta modalidade esportiva traz ganhos para sua vida, colaborando com os valores associados a um melhor modo de viver. Além disso, através o desenvolvimento já obtidos nos treinos, auxiliam em bons resultados quantitativos e qualitativos na formação do ser humano.

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

            Contribuímos coletivamente para os aspectos positivos de relacionamento interpessoal, desmistificando a prática das artes marciais, como referência negativa e violenta;

            Desenvolver capacidades físicas como: equilíbrio, lateralidade, força, agilidade, flexibilidade;

            Melhorar a condição e a funcionalidade cardíaca e respiratória;

            Melhorar a mobilidade articular e a força muscular;

            Auxiliar na manutenção do peso, dos níveis de gordura corporal e de massa magra;

            Melhorar a sensação de prazer e bem-estar através da prática assídua dos exercícios físicos específicos do Judô.

            Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos praticantes deste projeto e bairro, que se encontram em situação de vulnerabilidade social;

            Promover a integração social dos praticantes, enfatizando tambem os laços familiares, assim, os mesmos, participaram indiretamente conosco.

5. METAS

            Acreditamos que todos necessitamos de Princípios e Metas. Ambos se complementam sem concorrência e contribuem para o mútuo fortalecimento, com isto, com nossas atividades já realizadas, alcançamos nossas metas, que fora, propor um bem-estar físico e mental através do Judô.

 

            Os treinos aconteceram nos dias da semana no período da manha e tarde de acordo com o publico alvo. As turmas tiveram de 20 a 30 alunos, nos dias da semana de terça e quinta, dando oportunidade para aulas de 2 vezes na semana sendo que no treino de terça-feira foi enfatizado o treinamento físico, e nos treinos de quinta-feira houve treinamento técnico. Montando os treinos e respeitando a individualidade biológica de cada praticante, oferecendo um treino compatível para todos.   

6. METODOLOGIA

            Observamos que os praticantes no decorrer dos treinos foram progredindo gradativamente.

            Para a realização deste Trabalho fora realizado uma pesquisa de coleta sobre as informações de uma nova proposta de atividade Judô. Utilizamos tambem, referências deste diagnostico sobre a filosofia do Judô, com ênfase na base do seu criador e a prática desta modalidade.

            Assim, as aulas foram executadas em dois períodos: manhã e tarde, para poder ter o publico de acordo com idades e desempenho, mas todos puderam trabalhar juntos, 9:00 as 11:00 – alunos de 13 à 16 anos e 14:00 as 16:00 – alunos de 17 acima.

            O controle do horário foi realizado pela ficha de inscrição que coube ao coordenador organizar as listas das turmas adolescentes no período da manhã e adultos no período da tarde, não sendo permitido a participação em horário não estivera previamente matriculado.

            As atividades foram desenvolvidas com base em exercícios específicos para o fortalecimento muscular e o aprendizado das técnicas iniciais básicas, quedas, golpes iniciais, posturas, diálogos e momentos de meditação com relaxamento, onde proporcionou simultaneamente o desenvolvimento e a melhoria da técnica do bem-estar físico e emocional, de acordo com a faixa etária de cada praticante.

7. RECURSOS HUMANOS

Deise Fernandes Ribas – Sensei Faixa Preta, Filiada junto a Federação Paulista de Judô.

Mariana Lopes – Sensei Faixa Preta, Filiada junto a Federação Paulista de Judô.

Eduardo Lopes - Instrutor Faixa Marrom, Filiado junto a Federação Paulista de Judô.

Márcio Pimentel – Sensei Faixa Preta de Karate e Filiado junto a Federação Paulista de Karatê.

Karoliny Gonçalves de Souza – Colaboradora

Mayara Gomes Silva – Colaboradora

COORDENAÇÃO DO PROJETO

            Professor Eduardo Okuhara

8. CRONOGRAMA

Divulgação – 24 de Julho de 2017 a 04 de Agosto de 2017

Matrícula – 24 de Julho de 2017 a 04 de Agosto de 2017

Início das atividades – 04 de Agosto de 2017

Finalização trimestral – 18 de novembro de 2017 com uma formatura do Judô – Troca de faixa.

Social Bom Jesus - Clube da Turma – M. Boi Mirim - Jardim Ângela.

9. RECURSOS MATERIAIS

  • 60 placas de tatames de E.V.A de 40 mm com o tamanho de 1x1 com encaixe
  • 30 Judoguis (vestimenta do praticante de Judô) com os seguintes tamanhos: M2, M3, P1, A1, A2 e  A3.
  • 20 cones plásticos
  • 1 cronometro
  • 2 cordas com o tamanho de 10 metros cada: uma grossa e uma fina
  • 10 pneus novos/usados
  • Material pedagógico como: lápis, caneta, folhas de sulfite, cartolina.
  • 1 aparelho de som
  • 1 TV
  • 1 DVD
  • 1 Notebook

9.1 RECURSOS INSTITUCIONAIS

           Sala ampla de 60 metros quadrados, com televisão e DVD ou retroprojetor, som portátil, tatame e kimonos completos.

9.2 RECURSOS FINANCEIROS

Despesas

 

Especificação                                                                                    valor

Material de consumo:

60 placas de tatames de E.V.A de 40 mm: 75,00 reais cada        4,500,00

15 Judoguis tamanho infantil: 100 reais cada                              1,500,00

15 Judoguis tamanho adulto: 200 reais cada                               3,500,00

20 cones plásticos: 5 reais cada                                                      100,00

1 cronometro: 30 reais cada                                                               30,00

2 cordas: 20 reais cada                                                                       40,00

 

Total                                                                                            R$ 9.670,00

10. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

            A avaliação mensal ficará a critério do professor.

          Tópicos de avaliação:

Aprendizado específico teórico

Aprendizado específico pratico

Avaliar através de observação e dialogo se o objetivo tem sido alcançado (bem-estar físico e emocional)

            Cada aluno terá uma ficha onde o professor ira relatar o seu desenvolvimento, Assim tera o controle de aprendizado ou não.

11. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FEITOSA, Caio Antonaglia et al. O Judô escolar enquanto pratica formativa. Revista Digital efdeportes, Buenos Aires, n. 153, Fev. 2011.

GODIM, Denis Foster: Aspectos metodológicos aplicados ao ensino do Judô para crianças. Or: Prof. Ms. Marco Aurélio L. Oliveira (ESEF-UPE) 2007.

KANO, JIGORO. Energia Mental e física. editora Pensamento, 1999.

KANO JIGORO. Judô Kodokan. Editora Cultrix. 2009.

MERCURI, N.; ARRECHEA, V. Atividade física e diabetes mellitus. Jornal Multidisciplinar do Diabetes e das Patologias Associadas. Buenos Aires, 2001.

RUSSO, W. ; SANTOS, L. J. M. O Judô como atividade pedagógica desportiva complementar. Revista Educación Física y Deportes, Buenos Aires, ano 7, n. 35, Abr. 2001.

SHINOHARA, Massao. Manual de Judô, São Paulo: Edição independente, 2000.

STEVES, JOH. Três mestres do Budô. Editora Cultura, 2007.

VIRGILIO, Stalei. A Arte do Judô. São Paulo: Papirus, 2001.

VIRGILIO,S. A arte do Judô. Campinas: papiros,1986.

 

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