24/05/2022

CAPES apoia Ilha de Energia e Água da Coppe

Com a colaboração de bolsistas, modelo é capaz de gerar água pura, biodiesel e eletricidade.

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia  (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  inaugurou na manhã deste dia 23 de maio, um modelo de sistema capaz de gerar, simultaneamente, eletricidade, água destilada e biodiesel entre outros insumos. O protótipo, chamado pela Coppe de Ilha de Poli-co-geração Sustentável, combina em um único aparelho o uso de energia solar com a recuperação de calor rejeitado através de microtrocadores de calor e um dessalinizador de água. 

A novidade contou com o apoio da CAPES, que financiou quatro bolsas de pós-graduação para estudantes envolvidos na pesquisa: duas de mestrado e duas de doutorado. Os benefícios ocorreram no âmbito do Procad-Defesa. O novo sistema é o único modelo complexo de geração de energia e água no País.

A coordenadora do projeto, Carolina Naveira-Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, explica que a proposta vai além de descentralizar a geração de energia elétrica para atender a demanda de eletricidade em regiões remotas. “O sistema conjuga parte da energia elétrica gerada e do calor absorvido em coletores solares e recuperado de outros processos, para gerar, por extensão, insumos essenciais à qualidade de vida, como água, biocombustível, frio e aquecimento”, esclarece.

A Ilha de Poli-cogeração Sustentável ocupa uma área de 200m². Nela estão instalados um painel fotovoltaico de alta concentração, com capacidade de gerar cinco quilowatts de energia elétrica e oito quilowatts de energia térmica recuperáveis, além de três conjuntos de coletores solares para aquecimento de água. A ilha é flexível, pode ser modificada para uso em outros locais e adaptada para cogeração de outros insumos, dependendo do objetivo e uso.

O protótipo está classificado no nível TRL 6 (Technology Readiness Level), escala de prontidão tecnológica que vai de 1 a 9, criada pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), dos Estados Unidos, e serve para indicar o amadurecimento tecnológico de um produto.

O projeto é financiado pela Petrogal Brasil via ANP e Embrapii-Coppe, e conta com apoio da CAPES, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Marinha do Brasil.

Procad-Defesa
Procad-Defesa estimula projetos conjuntos de pesquisa, usando recursos humanos e infraestruturas disponíveis em diferentes instituições de ensino e de ciência e tecnologia, para a produção de pesquisa científica e formação na área de defesa nacional. Parceria com o Ministério da Defesa, o Programa estimula a cooperação entre instituições civis e militares.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com iinformações da CAPES - 23.05.2022

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×