14/06/2016

Capítulo 10: “...nada é tão reconfortante e prazeroso quanto um bom professor numa sala de aula.”

Abigail_cap_10-768x512

CONSAE40: Com os cursos presenciais itinerantes, a CONSAE chegou a que lugar marcante com a sua capacitação?

Abigail: Estar em qualquer cidade do Brasil é sempre uma experiência marcante. Cada uma tem suas especificidades, seus encantos. Estar em Macapá e sobre o rio Amazonas foi muito emocionante. Estar na Universidade Federal de São Carlos foi estimulante. Reconhecer Belém do Pará em 2004 foi também muito emocionante. A Universidade do Pará é fantástica pela sensação de integração com a natureza que ela propõe. Em Araputanga, uma cidade de 16 mil habitantes a 345 km de Cuiabá, conhecer uma instituição privada criada por um padre é indescritível.

Geralmente ver os lugares, conhecer pessoalmente a instituição e conversar com as pessoas é maravilhoso. Viver a experiência da diversidade desses contextos é muito gratificante. Estar numa organização multi campi, como o Instituto Federal Farroupilha, em Santa Maria, e conhecer a estruturação de suas unidades em localidades diferentes no Estado do Rio Grande do Sul. Em Diamantina – um presépio, ver o crescimento da Universidade Federal. A biblioteca da Universidade Veiga de Almeida e seu trabalho de acesso ao seu conteúdo, a biblioteca do Centro Universitário Senac de São Paulo e seu acervo único. A UNIFOR, em Fortaleza, é uma experiência de inclusão da arte nos jardins da Universidade. A Bahiana da Saúde, das mangas e das peças teatrais! A UNIT, em Aracaju, e o seu piano de calda na entrada do prédio. A UDESC e o SENAI, em Florianópolis, a UNEMAT, em Cáceres: vale a experiência.

Ministrar os cursos a convite de agremiações como SEMESG, ACAFE, AMPESC, SINEPE/PR, SINEPER/PR, SINDEPES/DF, ABAMES, SINEPE/ES é gratificante.

Os cursos nos levaram às capitais e ao interior – pequenas e grandes cidades. Estar em São Luís, Teresina, Mossoró, Maceió, Recife, Palmas, Boa Vista e Campo Grande, conhecer instituições públicas e privadas – um show. A consultoria levou a CONSAE a Manaus, Rio Branco, Campina Grande - e Poconé.  Há convite para curso em Porto Velho e eu quero ainda trabalhar em João Pessoa e Natal. Mas curso na costa brasileira, em transatlântico...só a CONSAE!  

CONSAE40: Imagine: se fosse possível, quais seriam os grandes professores que a CONSAE gostaria de colocar dentro da sua própria sala de aula?

Abigail: José Muriel Cardoso sempre. Com certeza a Roberta, o Wille, o Tiago, o Claiton e o Edgar. E entre os que já se foram, Guido Ivan de Carvalho e Aluísio Pimenta; Manoel Agostinho e Édson Velano. Convidaria os professores Carlos Roberto Jamil Cury e Francisco Aparecido Cordão. Pedro Sancho e Dioval Spencer Holanda Barros, especialistas em Direito Educacional, parceiros de muitos anos. O Carlos Monteiro. O Aloísio (UFPA), o Nilton (UFMS), o Flores (UFSM) e a Rosely (UFSCar) – colegas/alunos. Sei lá, tem tanta gente. Essa lista talvez seja a necessidade pessoal, e o desejo de unir o conteúdo do programa dos cursos de capacitação da CONSAE a esse time inacreditável de professores e pessoas envolvidas com o ensino superior.

CONSAE40: Nesses 40 anos de capacitação, o que você aprendeu com a própria CONSAE?

Abigail: Uma das coisas importantes que aprendi foi não fazer críticas aos administradores. No meio educacional, as ações de gerência são limitadas e minha análise ficou cuidadosa para avaliar a tomada de decisão desses gestores de instituições de ensino. É preciso conhecer a realidade. 

Esses 40 anos também afirmaram que há muitas profissões dignas no mundo, como jardineiro, florista, gari, advogado, agrônomo, enfermeiro. Mas nada é tão reconfortante e prazeroso quanto um bom professor numa sala de aula.

O ensino tem uma “multiplicação geométrica”. E me lembro do primeiro artigo da LDB, que diz que a educação é todo o conhecimento que o cidadão adquire na escola, em casa, no trabalho, na família e na sociedade civil organizada. Todos aprendem e ensinam.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×