16/09/2021

Carreira em Laboratório: saiba quais cursos são necessários

Carreira-laboratorio-cursos-necessarios

Atualmente a carreira em laboratório abrange pesquisas, estudos, inspeção de testes, progresso e criação de vacinas e soros, desenvolvimento de curas, análise da estrutura e da vida de células e microorganismos, realizar vistorias para descobrir fenômenos e doenças, desenvolver remédios e tratamentos que prolonguem a longevidade humana.

Envolve áreas de estudos que exigem conhecimentos específicos e qualificados. Os profissionais desse ramo buscam novas formas de melhorar a qualidade de vida dos seres humanos e proporcionar o bem-estar, longe de doenças e males que possam enfrentar ao longo da vida.

Para efetivação de seus trabalhos são necessárias escalas de estudos e experimentos específicos, pois além de trazer a nova descoberta é preciso acima de tudo comprová-la.

Diante disso, são necessários vários passos para concluir uma pesquisa, por isso, são organizados em métodos científicos.

Os métodos científicos consistem em meios de buscar uma explicação para fenômenos, doenças ou características observadas.

São feitos a partir de processos de organização. Isso significa que passam por etapas antes da conclusão. Dentre eles, os principais são: Observação dos fatos, questionamentos e dúvidas, hipóteses (possível explicação), experimentos controlados e por fim a dedução do que houve.

Carreira em laboratório

As principais carreiras em laboratórios envolvem profissionais da saúde, os das áreas de biologia, química e até de física.

Os principais cursos superiores para exercer essa tarefa são os de biomedicina, farmácia, biologia e química.

Biomedicina

Para quem deseja seguir esse ramo, umas das possibilidades é a carreira em laboratório, pois sua área de estudo envolve pesquisas com células e seres microscópicos, o que fazem no corpo do ser humano e maneiras de prevenção e combate.

Profissão e curso

Envolve os campos da biologia com junção a saúde humana e medicina. Tem por principal objetivo estudar as enfermidades, os vírus, os protozoários, as bactérias, as células, e os diversos seres microscópicos que podem atuar nos seres vivos.

A finalidade é entender e classificar suas ações dentro dos organismos, como vivem e se reproduzem, para que assim, busque formas para agir e tratamentos específicos e eficazes em caso de necessidade para combatê-lo.

Os profissionais dessa área também são capazes de pesquisar e desenvolver vacinas, remédios e soros para tratar doenças e até encontrar as curas.

Durante o curso, o aluno terá acesso a matérias relacionadas a medicina, biologia, com aulas práticas em laboratórios e oficinas.

A faculdade é um bacharelado e costuma ter aproximadamente oito semestres para a formação completa.

A principal diferença entre um médico e um biomédico, é que respectivamente, um atende diretamente o paciente e trata suas as doenças, enquanto o outro realiza meios de prevenir e combater as enfermidades que assolam a sociedade.

Entre as principais áreas que os biomédicos atuam em suas carreiras estão os ramos da patologia, da pesquisa, da imagenologia ou até do laboratório clínico.

Farmácia

O profissional farmacêutico é capaz de realizar pesquisas, trabalhar na elaboração de remédios, instruir para o uso correto e consciente dos mesmos e transmitir seus conhecimentos para aconselhar pacientes nos tratamentos.

Entre as áreas de atuação dessa carreira, uma das principais é a de laboratório e estudos para o desenvolvimento de pesquisas.

Profissão e curso

Para tornar-se um farmacêutico é preciso primeiro cursar um bacharelado em farmácia, para que então após a duração de aproximadamente cinco anos de curso ser um profissional especializado.

Entre as opções de carreiras, o farmacêutico pode optar por trabalhar em hospitais, em indústrias de setores alimentícios e cosméticos, em laboratórios como já citado e até na vigilância da saúde pública.

Biologia

A biologia é uma ciência destinada a estudar os seres vivos e seus componentes, resumidamente é responsável por compreender o desenvolvimento da vida.

Com isso, é uma profissão que permite atuação em laboratórios e pesquisas.

Profissão e curso

O profissional de biologia pode atuar em diversos campos, como por exemplo: na educação fundamental e de ensino médio, em serviços públicos, em indústrias, em campos ambientais e em realização e desenvolvimento de pesquisas.

Para tornar-se um biólogo é necessário completar quatros anos de cursos em bacharelado ou licenciatura, dependendo da área que pretende trabalhar.

Entre as matérias que contribuem para a aprendizagem completa inclui-se as ciências biológicas entre vegetais e aquáticas. 

O profissional de biologia ainda tem a possibilidade de se especializar em tecnologia para atuar em diferentes ramos do mercado de trabalho.

Química

O químico estuda as propriedades e características da matéria, relacionando-as com ganhos, perdas e produção de energia.

O profissional dessa área pode optar por trabalhar em laboratórios, pois é um ramo que envolve pesquisas, trabalhos e estudos para o desenvolvimento de novas descobertas.

Profissão e curso

A atuação de um químico varia de acordo com sua especialidade, mas pode atuar tanto em indústrias, escolas, instituições públicas, entre outras áreas.

Para seguir carreira em laboratório é necessário concluir a faculdade em bacharelado ou em licenciatura por pelo menos quatro anos.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×