20/04/2005

Centro de Detenção Provisória ganha dias salas de leitura

O programa São Paulo: Um Estado de Leitores inaugura hoje, mais duas

salas de leitura. Os novos espaços serão abertos, às 10 horas, no Centro de Detenção Provisória de Parelheiros, com a presença do secretário de Estado da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, e de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto.

Como o presídio tem dois prédios independentes, cada sala se destina ao atendimento de um, com acervo de mil livros. Elas serão instaladas em ambientes reformados, ao lado das salas de aula ali existentes, para facilitar o acesso dos presos. Os novos espaços serão abertos à visitação para os presos que estudam, os demais receberão, na cela, uma listagem para escolher os livros de seu interesse.

Zerar o número de municípios do Estado sem bibliotecas públicas é uma das mais importantes metas do projeto. Até 2003, dos 645 municípios, havia 84 sem bibliotecas. Com esta inauguração, faltam apenas sete para atingir o objetivo. O programa também abriu 50 salas de leitura pela periferia da capital e Grande São Paulo, sendo 20 em hospitais públicos, 22 em conjuntos habitacionais da CDHU, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira, uma no Centro Desportivo Baby Barione e outra no Espaço Cultural Comunitário Heliópolis, localizado na carceragem do 95º Distrito Policial.

Amanhã (20), a Secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin receberá representantes de várias editoras e da rede de videolocadoras 2001 que doarão livros e fitas VHS para o projeto.

O evento acontece às 15 horas, no Salão Nobre da Secretaria, à rua Mauá, 51, 1º. andar. Luz.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×