Comissão debaterá educação escolar quilombola na EJA
O Ministério da Educação (MEC) sediará, nos dias 24 e 25 de abril, a 5ª reunião da Comissão Nacional de Educação Escolar Quilombola (CONEEQ). O encontro terá duas mesas, com debates focados no processo de mobilização para a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq), entre outras atividades. A manhã do primeiro dia de evento será transmitida ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.
Intitulada “Fortalecendo a Educação Escolar Quilombola”, a primeira mesa será conduzida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC). O objetivo é reconhecer os esforços empreendidos pelas comissionadas, parceiras interinstitucionais, convidadas externas e educadoras quilombolas na implantação da Pneerq em seu primeiro ano de execução.
No segundo momento, serão apresentadas as possibilidades de integração entre o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e a Pneerq. Na ocasião, a Diretoria de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e a Diretoria de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola, ambas da Secadi, apresentarão ações e estratégias para a ampliação do atendimento das demandas quilombolas relacionadas à educação de jovens e adultos (EJA) em escolas quilombolas.
O encontro reunirá cerca de 50 pessoas, dentre elas, 22 comissionadas da CONEEQ, sendo 10 educadoras quilombolas. Também participarão representantes de ministérios, instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e secretarias estaduais e municipais de educação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi - 23.04.2025