Como fazer uma criança feliz
Silmara Helena dos Anjos
Campos de Julio
2014
Como fazer uma criança feliz
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculda ULBRA como exigência de conclusão de Curso de Graduação Lato Sensu. Como requisito parcial para a obtenção do título de: Pedagogia
Resumo:
Ao iniciar o mês de outubro, há um grande movimento para a comemoração do Dia da Criança, é tempo de nos perguntarmos: onde estão as nossas crianças? Mais do que deixar-se arrastar pela onda avassaladora da propaganda comercial que visa a cada ano superar metas e bater recordes de venda e muitas dessas crianças esperam por um presente que muitas vezes ele não chega até suas mãos, como vivemos diante de uma sociedade que clama por auxilio as necessidades que o mundo traz, no projeto, Como fazer uma criança feliz no seu dia que é 12 de outubro pois muita delas espera ter um dia das crianças com doces balas sorvetes e principalmente um presente, talvez não seja o seu presente dos sonhos mais é um brinquedo que possa preencher um pouco de seu mundo vazio é o que fez promover esse dia na Comunidade Cristo Rei.
Toda e qualquer ação relacionada ao auxilio ou desenvolvimento de uma criança possui sua importância, desde que realizada com princípios e objetivos, nosso projeto visa, trabalhar com as crianças carentes promovendo um dia de alegria traves do lúdico, onde ela sinta alegria de viver possibilitando um espaço significativo em sua vida. Serão abordados temas como motivação e disciplina, utilizando recursos como brincadeiras dirigidas, danças, e um personagem muito famoso onde as crianças gostam muito que é a Emilia, após as apresentações fizemos a pesagem com a coordenadora da pastoral e ofertamos as mães a multi-mistura ( farinha), orientado as mães como usá-la.
A metodologia consiste na organização da comunidade e na capacitação dos líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar entre 15 e 20 crianças vizinhas, em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, para que elas se tornem sujeitos de sua própria transformação pessoal e social. O instrumento fundamental dessa estratégia é a formação de uma rede solidária de apoio às famílias mais pobres, em especial às mães ou aos responsáveis pelas crianças. Essa rede é formada pelos líderes, outras pessoas da comunidade e pelas próprias famílias acompanhadas. É uma grande rede de multiplicação do saber e da solidariedade!
Palavra-chave; criança, esperança, solidariedade.
Introdução
Olhando a realidade do nosso pais não podemos dizer que tudo está conforme o plano de Deus, com a Pastoral da criança foi criada em 1983, por Zilda Arns Neumann Fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança trazendo o desfio como a Igreja Católica poderia ajudar crianças a não morrer.
Unidos pela fé a Pastoral da Criança se colocou a vida, esperança, fé, amor e a paz, pois a Pastoral da criança não faz discriminação de religião nem de cor, enfim ela está aberta a todos. Com essa teoria surgiu a pastoral da criança em Comodoro que vem com o mesmo objetivo de ajudar famílias e crianças carentes dando orientações e trazendo a solidariedade a todas as famílias onde a gestantes e crianças menores de seis anos. A nossa comunidade ha muitas crianças carentes precisando de ajuda, e essas pessoas que trabalha na pastoral são pessoas Voluntarias preparadas por meio de capacitação para que possam melhorar seus conhecimentos para depois compartilhar com as famílias.
Desenvolvimento
A Pastoral da Criança é um instituição filantrópica sem fins lucrativos, que para se manter depende do apoio da comunidade e sociedade em geral, com doações e pessoas voluntarias para se ter um bom trabalho. Atualmente é administrada por uma coordenador .
A Central da Pastoral da Criança esta localizada na Rua Minas Gerais n° 2665 na casa das irmãs, CNPJ Nº 00975471000115 a mais de 13 anos, com atendimento as crianças e gestantes. A instituição desenvolvem nas Igrejas das Comunidades, onde possui um barracão ali é feito a pesagem das crianças, depois é feita a distribuição da farinha de multi-mistura feita pelas lideres da pastoral das crianças, logo depois é utilizado a cozinha da igreja e é feito uma distribuição de lanches e sucos isso ocorre uma vez por mês em cada.
A estrutura da Pastoral da Criança é a mais simples e ágil possível. Aproximadamente 75% dos recursos são gerenciados diretamente pelas equipes regionais, nos setores, que os distribuem às equipes de ramo e comunidades, para possibilitar o trabalho voltado à população necessitada. As coordenações de setor prestam contas à Coordenação da Igreja local que, concentrando a burocracia e descentralizando as atividades e os recursos, informatizou toda sua atividade, permitindo às fontes financiadoras o acesso imediato às informações sobre o alcance dos objetivos e a aplicação e uso dos recursos
4- Contexto do Ambiente
Podemos vivenciar ao longo do projeto que, o ser humano, mais do que nunca é um ser social que depende todos os dias de intermédio ou mediação dos outros, para seu desenvolvimento. A Pastoral da Criança tem seus líderes da Pastoral da Criança atuam na sua própria comunidade. Por viver no mesmo local, o líder conhece bem a família e as condições em que ela vive e, junto com ela, busca maneiras de melhorar a realidade. O líder também orienta as famílias sobre os seus direitos e deveres e contribui para prevenir a violência doméstica, levando a mensagem da paz, do amor e da solidariedade. As famílias acompanhadas se sentem amparadas e fortalecidas para buscar soluções para os problemas.
5-Justificativa:
Com o projeto como fazer uma criança feliz nada queremos contribuir na preservação da vida auxiliando no que diz respeito, levar mais alegria para crianças carentes na semana das crianças, promovendo atividades lúdicas, a importância do brincar, a necessidade de oferecer às crianças brinquedos e brincadeiras que sejam, antes de tudo, estimuladores de seu desenvolvimento integral, um dos principais objetivos das será sempre o de sensibilizar a família para a importância das atividades lúdicas, capacitando-a inclusive para que assuma seu papel de educadora das crianças pequenas, ressaltando que, quanto mais a família participar e incentivar as brincadeiras infantis, melhor cumprirá esse papel.
Assim, esperamos que as nossas brincadeiras, gincanas e organizadas pela por nos e a Pastoral da Criança venham a servir como elemento catalisador das atividades, reunindo e aportando novos significados, através das atividades lúdicas, à mística, à filosofia de trabalho, à pedagogia libertadora que orientam nosso trabalho. Acreditamos que, à medida que tais experiências sejam divulgadas, passar o a ser difundidas enriquecendo as comunidades e as famílias e oferecendo às crianças novas oportunidades de desenvolvimento e alegrias.
Conclusão
Promover um trabalho voltado para crianças carentes através do lúdico, onde a criança sinta alegria de viver, com isso possibilitar o desenvolvimento do seu lado psíquico, emocional, cognitivo e social, para que possa ter uma imagem positiva situando de forma cada vez mais independente com confiança em suas capacidades, e nas brincadeiras expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, ampliar cada vez mais as relações sociais aprendendo aos poucos a articular seus interesses e ponto de vista com os demais respeitando diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
Este trabalho está direcionado as crianças carentes, onde promovera um dia de alegria as crianças das comunidades e oferecer as mães com filhos de baixa pesagem a multi-mistura para reforçar sua alimentação.
O trabalho será realizado com crianças da Pastoral da criança na comunidade Cristo Rei, onde será desenvolvidas gincanas, atividades lúdicas, depois será distribuídos lanches, doces e sorvetes.
Referencial Bibliográfico
Pastoral da Criança, Guia do líder da Pastoral da Criança, - 9 ed. Revista e ampliada. – Curitiba, 2007
https://www.pastoraldacrianca.org.br/