17/09/2021

Como Investir sendo Universitário? É Mais Fácil do que você imagina!

Como-investir-sendo-universit%c3%a1rio

Como investir na bolsa de valores sendo universitário? No artigo de hoje eu vou te dar algumas dicas para que você seja capaz de economizar dinheiro e ganhar mais, mesmo estando na faculdade.

 

Quando a gente fala em Universitário, a primeira coisa que vem na cabeça é uma pessoa que geralmente não tem muito dinheiro disponível para investir porque tem que arcar com diversos cursos que podem surgir durante a graduação.

 

Custos que podem ser a mensalidade do curso, transporte, alimentação e muitas vezes podem ser até mesmo com a moradia do estudante. 

 

Só que poucas pessoas sabem que mesmo sendo universitário você pode investir seu dinheiro. Você pode simplesmente economizar e investir o que sobra ou também pode conseguir ganhar mais, dentro da própria faculdade. Vamos falar mais sobre o assunto.

 

Dicas para Cortar Gastos na Faculdade

Vamos começar falando sobre algumas coisinhas que podem mudar na sua vida acadêmica que te farão economizar uma baita grana no fim do mês.

 

Primeiro vamos aprender a cortar gastos e depois a ganhar mais dinheiro.

1 - Reduza a frequência em Festas

A primeira coisa que eu vou falar é que você pode cortar seus gastos com diversas coisas dentro da Universidade. A primeira delas é com festas. 

 

No começo da faculdade é muito comum você querer se enturmar com as outras pessoas e frequentar muitas festas, só que quando você vai a uma festa, por mais que a maioria delas seja de graça para você, de uma forma ou de outra você vai acabar gastando algum dinheiro.

 

Por isso, meu conselho aqui é que você reduza a frequência com que você vai à festas, além de comprometer seus estudos, isso pode te falir.

 

Você não precisa parar de se divertir, apenas reduza o ritmo das festas e guarde o dinheiro que você gastaria nelas para investir depois. Sua carreira e seu bolso agradecem, rs.

 

2 - Evite Comprar Comida na Universidade

Outra coisa que muita gente acaba deixando passar despercebido é comprar comida na faculdade.

 

Geralmente as faculdades possuem pelo menos um restaurante dentro do campus e por mais que ele não tenha um cardápio tão caro, acaba sendo mais caro do que você produzir sua comida e levar ela para escola.

 

Ao invés de você comprar um lanche pronto na faculdade, vai no mercado, compra os ingredientes e faz um lanche. Eu já fiz muito isso na época que eu estava me formando.

 

Eu saía do trabalho, ia direto para a academia, tomava banho ali mesmo e depois ia para a aula. Sempre levava meus sanduíches naturais que eu fazia em casa. Além de economizar, ainda mantinha meu corpo saudável. Bons tempos… 

 

3 - Lanches e Snacks no meio das aulas

Outra coisa que também vale a pena evitar é sair do meio da aula para comprar salgadinhos e petiscos, que muitas vezes você nem tinha planejado comer.

 

Essa pequena atitude, se você colocar na ponta do lápis, faz uma baita diferença no fim do mês. 

Nesse caso, uma boa dica para você evitar esses gastos indesejados é comprar de antemão alguns biscoitos tipo clube social, barrinha de cereal ou alguma outra coisa que você goste quando você for ao mercado. Com certeza vai sair mais barato do que ir na cantina da faculdade no meio da aula. 

 

Aqui na minha cidade, eu costumava ir nas lojas americanas e aproveitar as promoções do tipo 6 barras de kitkat por 10 reais. 

 

Se onde você mora/estuda tem essa facilidade, vale a pena aproveitar. É lanche pra semana toda.

 

Dicas para Ganhar Dinheiro na Faculdade

Agora que eu já falei como você pode reduzir custos, eu vou falar como você pode ganhar dinheiro na faculdade. 

 

Realmente você pode ganhar enquanto se forma, existem várias maneiras de fazer isso e eu vou falar as que eu conheço.

 

1 - Trabalhar Como Monitor de Alunos

O monitor é um aluno, que ajuda os colegas da sua turma que têm maior dificuldade em alguma disciplina. 

 

Geralmente a universidade paga para os alunos trabalharem como monitor, verifique na sua universidade se existe esse incentivo para os alunos. Se houver, é uma ótima oportunidade de ganhar mais.

 

2 - Atuando com Vendas Independentes no Campus

 

Outra coisa que você pode fazer é levar pequenas coisas para vender na universidade. Primeiro você tem que verificar se isso é permitido na sua faculdade e se for, você pode começar a fazer.

 

Eu vi muitos colegas de classe ganharem dinheiro vendendo brownies, cupcake, trufas e tudo mais. Esses docinhos são simples de fazer e você pode ganhar muito dinheiro com eles.

 

Essas são algumas maneiras relativamente fáceis de fazer que vão te ajudar a ganhar dinheiro e juntar mais durante o mês e no caso da monitoria, você ainda tem a oportunidade de aprender mais, porque quando você ensina alguém, você acaba absorvendo mais conhecimento para si próprio.

 

Como o Universitário deve investir?

A primeira coisa em que você deve investir é em conhecimento. E não existe conhecimento melhor do que livros. Eles são extremamente baratos e você ainda pode encontrar muitos audio books de graça no Youtube. 

 

Os livros possuem um conhecimento absurdo, porque normalmente os autores de livros são pessoas que já vivenciaram aquilo que elas escrevem bem de perto e por longos períodos.

 

Alguns livros excelente que você pode ler sobre investimentos são:

  • O investidor inteligente

  • Pai rico pai pobre

  • Investimentos Inteligentes

  • Ações comuns, lucros extraordinários

 

Leia bastante, acompanhe canais sobre finanças no youtube e também acompanhe sites e blogs sobre o assunto. Isso vai te ajudar bastante no início.

 

Depois de ler e estudar bastante, o próximo passo é colocar a mão na massa. Se você tem interesse em aprender a investir na Bolsa de Valores, eu recomendo que você comece pelos Fundos Imobiliários.

 

Eles são mais fáceis de entender e vão te gerar uma renda mensal, da mesma forma que acontece com aluguel de imóveis.

 

Conclusão

Hoje eu te apresentei 3 dicas para economizar dinheiro e duas para ganhar mais, mesmo sendo universitário.

 

Quanto mais cedo você começar a investir, mais cedo você alcançará seus objetivos na bolsa de valores. Agora o próximo passo é ver o que mais se encaixa na sua realidade e colocar em prática o quanto antes.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×