10/06/2020

Como render mais estudando em casa: dicas essenciais

Homem-estudando-em-casa

Organizar o seu tempo e sua rotina são essenciais para um melhor aproveitamento dos estudos

Quer saber o que é preciso para ter melhor rendimento mesmo estudando em casa na quarentena? Como você já deve imaginar, seja para estudar para a grade da escola, faculdade, concurso ou aprender inglês sozinho, por exemplo, não há uma fórmula mágica ou milagrosa para passar em provas ou conquistar certificações.

O único jeito é se dedicar mesmo ao estudo. Porém, existem 5 aliados indispensáveis que irão ajudar você a render melhor nos estudos no conforto do seu lar. E possivelmente tornar o aprendizado até mais prazeroso. São eles:

  1. Planejamento

  2. Gestão eficiente do tempo

  3. Foco

  4.  Produtividade

  5. Diversificação 

Aliás, eles também servem para quem está estudando à distância, por conta da quarentena, impossibilitado de sair de casa. Seja para o colégio, curso de idiomas  pré-vestibular ou até mesmo faculdade. 

Pode parecer complicado em um primeiro momento, mas se você misturar esses elementos estrategicamente em sua rotina de estudo, certamente verá resultados e irá se manter motivado no aprendizado

Encarar os estudos em casa de forma positiva é fundamental para um bom rendimento

Estudar não pode ser visto como algo obrigatório e sim como um prazer. Isso reflete diretamente na motivação e consequentemente no rendimento. Quando você encara como uma obrigação, é muito provável que não consiga obter resultados positivos ao longo prazo.

Logo, estudar de maneira mais organizada traz muito mais benefícios, fazendo com que você aprenda mais em menor tempo e com menos esforços. Um caminho muito mais agradável para alcançar suas metas.

Se tratando, principalmente, de rendimento nos estudos em casa é indispensável ter foco e ser eficiente, com planejamento, para aumentar sua produtividade. Veja as dicas abaixo para que tudo funcione como desejado:

Tenha um ambiente adequado para estudar

Ter um ambiente adequado é vital para que você foque nas tarefas que precisa desempenhar. Então transforme um canto do seu quarto (ou outro cômodo da casa) em uma verdadeira sala de estudos.

Para melhorar seu rendimento e ajudar você a conquistar os resultados que deseja (aprovação no vestibular, passar de ano na escola ou até mesmo tirar sua certificação de inglês), a dica é criar um espaço exclusivo para aprendizagem porque dessa forma facilita manter o foco.

Para isso, o ambiente de estudos precisa estar o mais semelhante possível com uma sala de estudos de uma biblioteca:

  •  Ser bem iluminado, confortável e silencioso: ou seja, o lugar precisa permitir que você não seja incomodado com barulhos de TV, conversas de família, etc. E também não perca a concentração por causa de calor ou cansaço da vista por ler em um local com pouca claridade.  

  • Ter espaço para acomodar tudo o que você precisa para estudar:  para não perder o ritmo dos estudos, a dica é deixar todo seu material reunido nesse cômodo da casa. Computador, monitor, mouse, teclado, fone de ouvido, cadernos, livros, canetas e o que mais for preciso. Assim você pode acompanhar aulas virtuais e até mesmo estudar à moda antiga, sem precisar ter que interromper seu raciocínio, por exemplo, para ir pegar uma caneta em outro cômodo.

  • Ter uma cadeira confortável: modelo ergométrico é fundamental porque permite você manter a postura sem perder o conforto. E evita assim que você sinta dores na coluna, por exemplo, o que além de prejudicar sua saúde ainda pode comprometer seu rendimento no estudo e até mesmo atrasar seu cronograma.

  • Não ter nenhuma distração: sua sala de estudos particular não pode ter TV ligada, músicas que você gosta de cantar tocando no celular  e nem conversas paralelas com amigos no WhatsApp ou redes sociais. O ideal é que quando você entre ali seja similar a ir para um curso ou colégio. O foco é estudar por um tempo determinado que no caso foi planejado por você. 

Administrar melhor seu tempo com um plano de estudos é fundamental

Para estudar de maneira organizada e focada em casa, é preciso fazer o seu tempo render. Por isso é muito melhor você já saber o que irá estudar de antemão. Isso vai otimizar tempo e contribuir no rendimento das suas tarefas.

Até porque estudar diariamente intercalando curtos espaços de tempo, como 30 minutos com foco total, por exemplo, com momentos de pausa, pode trazer mais resultados do que forçar o aprendizado por horas a fio, sem intervalo, durante um dia inteiro.

E pode facilitar muito esse planejamento de estudos, experimentar a técnica Pomodoro, por exemplo, que facilita fracionar seu tempo de maneira eficaz transformando grandes objetivos e uma série de tarefas mais simples de realizar. 

Dessa forma você administra seu tempo de maneira mais efetiva e não se desestimula achando que tem tanta coisa para aprender que não vai dar conta sozinho. 

Planejar atividades semanalmente

Uma vez por semana, de preferência às sextas, dedique um tempo a criar um planejamento para os próximos 7 dias. Ao fim desse prazo, reveja o que foi cumprido, o que não foi e porque o cronograma não foi  totalmente colocado em prática.  

Insira no próximo planejamento as pendências que ficaram para a próxima semana. E procure sempre a entender como melhorar o próximo (tornando-o mais executável possível). Confira o exemplo: 

Cronograma ( segunda de manhã)

  •  08h às 08 20: leitura de um resumo que você fez no dia anterior

  • 8h20 às 08h30 : fazer uma bateria de exercícios 

  • Intervalo 1: 08h30 à 08h40 

  • 08h40 às  09h00: corrigir entendendo o porquê errou determinadas questões

  • 09h00 às 10h00: assistir uma aula  online sobre uma determinada matéria

  • Intervalo 2: 10h00 às 10h10

  •  10h10 às 10h30: testar seus conhecimentos sobre ela

  •  10h30 às 11h: ler o livro  didático sobre outra matéria 

  •  11h às 11h10 resumir o que leu

E por aí vai.... Controlando assim o seu tempo, seu estudo se tornará muito mais produtivo já que tem um cronograma e uma lista de tarefas diárias ao mesmo tempo.

Diversificar a forma de estudar para manter o ritmo em casa constante

Se uma pessoa faz exercícios físicos todos os dias terá um corpo mais definido do que uma que só vai poucas vezes na semana, não é mesmo? No estudo é a mesma coisa. Procure criar uma rotina diária para seus estudos. Assim a informação será melhor assimilada e com muito menos esforço. 

E nada de achar que estudar é simplesmente “ler o livro”. É preciso fixar aquilo que você aprendeu. Colocar em prática garante que você compreenda e memorize melhor o conteúdo da matéria. Por exemplo, se você está estudando um novo idioma, tente as seguintes técnicas:

  • Falar o que aprendeu para o espelho;

  • Ensinar outra pessoa;

  • Escrever resumos com as próprias palavras;

  • Criar fichas com resumos da matéria.

Testar seus conhecimentos 

Você irá obter pouco resultado, em relação ao tempo dedicado ao estudo, se você não exercitar tudo aquilo que aprendeu. Afinal, você precisa saber se está avançando naquela matéria, não é? 

Por exemplo, se você está aprendendo inglês em casa, precisa saber como está a sua gramática e seu entendimento do idioma. E uma boa dica para isso, por exemplo,  realizar um  teste de nivelamento porque assim você exercita tudo que aprendeu.

Dessa forma você pode ver onde está mais deficiente, entender o porquê do erro para corrigir futuramente. Saber onde acertou, entender o que fez de correto para continuar acertando.

Tornar seus estudos mais eficaz é possível. Além de trazer bons resultados para sua vida,  gerenciar melhor o tempo e aprender de maneira planejada e mais dinâmica pode fazer você passar a ter mais prazer de dedicar tempo ao aprendizado. 

 

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×